quinta-feira, maio 9, 2024

O que aconteceu com o submarino que planejava explorar o Titanic?

Blogs e ColunasBlog do Luiz Otávio OliveiraO que aconteceu com o submarino que planejava explorar o Titanic?

Nesta matéria, vou explicar tudo o que pode ter acontecido apenas com fatos, sem sensacionalismo, sem memes e sem Hype, contei com a ajuda do meu amigo Eduardo Costa – Engenheiro mecânico, com vasta experiência em plataformas da Petrobrás.

O submarino levava cinco pessoas. Quatro bilionários e o CEO da empresa que fabricou o submarino. Cada expedição do submarino gera um milhão de dólares em lucro bruto. O submarino pesa 10 toneladas. De acordo com o fabricante aguenta pressão ate 4000m de profundidade e tem 96 horas de oxigênio.

O submarino era controlado por um joystick de videogame da Logitech. O submarino levava vários controles reservas.

Foi anunciado que aviões C130 Hercules e P8 Poseidon do exército dos EUA e Canadá estão procurando o submarino usando equipamento para detectar submarinos inimigos. Navios da Guarda Costeira estão realizando a busca na superfície.

O que pode ter acontecido:

  1. O Submarino perdeu energia ou capacidade de controle. De acordo com o fabricante, o submarino tem sistemas de flutuação de emergência que podem o levar até a superfície, mesmo sem energia.

Neste caso o submarino estaria flutuando na superfície. O que é improvável porque provavelmente já seria detectado por sensores de grau militar. E mesmo se ele está flutuando, o submarino só pode ser aberto por fora. Não existe escotilha, a porta é parafusada de fora para dentro.

O que significa que o oxigênio dos tripulantes está acabando mesmo se estão na superfície. Não ocorre troca de ar de dentro do submarino com a atmosfera. O veículo não tem capacidade de voltar para a costa sozinho.

  1. O equipamento de oxigênio ou de remoção de CO2 falhou. Neste caso a tripulação perdeu a consciência e sufocou. O fenômeno se chama hipóxia. Acontece com certa frequência em aviação. Como aconteceu no famoso caso Hélios 522. Neste caso o submarino esta sem input no meio do oceano.
  2. Implosão catastrófica – Fabricante garante que o submarino aguenta pressão até 4000m. Mas qual é a qualidade real dos materiais? Qual a qualidade dos engenheiros e da fabricação? Pode ser que houve um erro de projeto e o submarino foi esmagado antes dos 4000m.
  3. Falha no joystick – O limite do submarino é 4000m. Titanic fica a 3800m. Tem regiões mais profundas na proximidade. Se o submarino estava a 3800m, uma falha no controle pode ter ocorrido na hora da descida, nos últimos 3850m. A velocidade de descida é 1.1 m/s.

A tripulação teria apenas 150 segundos para trocar o controle antes de atingir a fatal marca de 4000m.

  1. Submarino está preso nos destroços do Titanic – O submarino pode estar enroscado nos destroços e não consegue se locomover. O método de comunicação com a nave mãe falhou (navio na superfície).

Neste caso não existe equipamento que possa realizar o resgate a tempo.

Como o acidente poderia ser evitado?

Bastava amarrar um cabo de 6000m ultra resistente ao submarino. Neste caso, o submarino poderia ser puxado de volta pelo navio mãe até a superfície. Também seria possível fornecer a posição do submarino com precisão ao resgate. Ou enviar drone aquático.

Foto: divulgação

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles