segunda-feira, maio 6, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras começa hoje

EspecialFestival de Cinema de Vassouras 2023Segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras começa hoje

Festival no Vale do Café promete ser um marco no audiovisual

Após uma bem-sucedida estreia, em 2022, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, chega à segunda edição com a expectativa de fazer ainda mais história e causar progressivo impacto na indústria audiovisual, além ampliar a visibilidade do Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho.

Idealizado e dirigido pelos irmãos Bruno Sagliae Jane Saglia, com realização da SG CompanyFilmes, patrocínio da Light, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e da Univassouras, o evento pioneiro na região, se tornou um case de sucesso em sua primeira edição e se solidifica contando ainda com a participação da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR).

Embora a exibição da variedade de produções seja a estrela do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, Bruno e Jane Saglia, também curadores do evento, fizeram questão de promover ações paralelas, em todos os meios.

Desta vez, o Centro de Convenções estará totalmente transformado em um complexo audiovisual, com espaços destinados a gastronomia, artesanato, lounges e estandes de empresas da indústria audiovisual, além de uma incrível e imperdível exposição de carros antigos.

HOMENAGEM MERECIDA

Assim como na edição promissora de 2022, o Troféu Paulo José, vai reverenciar um grande nome do cinema nacional, na noite de abertura do Festival.

Por sua longa trajetória na dramaturgia brasileira, o ator Antônio Pitanga será o grande homenageado.

Com apresentação de Samuel de Assis e Clara Buarque, a noite de abertura do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, promete momentos inesquecíveis.

INOVAÇÃO, RECORDE E SURPRESAS

Durante o evento, artistas das mais diversas vertentes, entre atores, atrizes, cineastas, produtores e diretores, além do público em geral, poderão conferir, debater e apreciar uma programação de produções da Globo Filmes, com lançamento mundial de algumas obras, além de um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região.

Além do ingresso através do Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldecinemadevassouras), estão sendo distribuídos 30 mil passaportes em diversos locais de Vassouras, para que o público possa assistir a qualquer sessão da programação, exceto talk shows. Basta chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar o seu passaporte.

A sala Mariana Crioula, localizada na Câmara Municipal de Vassouras, se tornou a base de informações para quem quiser retirar o passaporte. Lá também é possível contar com a ajuda de um representante do Festival para a retirada do ingresso através do Sympla.

PIONEIRO NO METAVERSO

Vale destacar que após o êxito da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café superou o próprio recorde de filmes inscritos, com 495 produções nacionais, representantes de todas as regiões brasileiras.

Desde a noite de abertura até o desfecho, com a premiação, profissionais do Canal Like, estarão presentes, destacando uma cobertura especial, assim como jornalistas e fotógrafos dos principais veículos de imprensa de todo o país.

E mais! Diariamente os visitantes terão a oportunidade de conferir uma programação totalmente interativa e inclusiva, com Podcast, Talk Show, e muitas surpresas ao longo do evento.

Não por acaso, a rede hoteleira de Vassouras já está lotada e a expectativa do comercio local é a melhor possível.

Um grande êxito que os irmãos Saglia receberam como incentivo para que pudessem proporcionar uma experiencia ainda melhor ao público.

“Estamos muito felizes e ansiosos, às vésperas desse que promete ser mais um grande momento para o audiovisual. Não tenham dúvidas de que nos dedicamos ao máximo para que o Vale do Café se solidifique ainda mais no cenário cultural do pais”, destacam Bruno e Jane Saglia.

IMERSÃO NA SÉTIMA ARTE

Endossando a relevância do evento, a segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival (Labriff) – considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos – e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa. (Festin), um evento centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em, Lisboa.

Além de destacar uma programação que representa a essência da região, o evento terá mostras competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

O evento vai destacar ainda uma mostra ainda mais especial e potente, com filmes que fazem parte do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), através de uma programação exclusiva, contando com a presença de profissionais da indústria audiovisual.

Durante o Festival, haverá também um concurso de vitrines temáticas, sucesso na primeira edição. Lojistas da cidade vão decorar suas vitrines com motivos cinematográficos e u júri especialíssimo vai escolher os melhores.

A rede gastronômica não ficará de fora e mais uma vez vai preparar menus inspirados nos filmes e no cinema, fazendo com que que estiver na cidade durante o evento, possa desfrutar de uma gastronomia única e temática.

VALE DO CAFÉ FILM CONTENT
Um dos grandes lançamentos desta edição, o Painel Vale do Café Film Content será um espaço no qual o público poderá celebrar o trabalho de profissionais que movem a indústria audiovisual brasileira.

Dele participarão o diretor de novelas da TV Globo, Marcelo Zambelli; o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski; o autor e roteirista Sylvio Goncalves; a atriz, diretora de novela e de teatro Cininha de Paula; o diretor, produtor e roteirista Wagner Assis; o ator Renato Pietro, o diretor e preparador de elenco Thiago Greco; e o ator Roberto Birindelli.

PREMIAÇÃO

Mais uma vez o Festival promete impactar visualmente, contando ainda com a presença de artistas que passarão pelo tapete vermelho, na abertura do evento.

A emoção também promete ficar a cargo do Troféu Marco Capute, uma homenagem especial para um projeto de educação da cidade de Vassouras.

Já a noite de premiação, no encerramento, promete impactar e emocionar com apresentações musicais, homenagens, muita tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra.

Um júri especializado, com nomes relevantes e importantes no audiovisual nacional e internacional, vai se encarregar de escolher os vencedores do cobiçado Grão de Ouro, conferido aos destaques do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. Certamente um dos momentos mais esperados pelos profissionais da indústria audiovisual nesta edição.

A Tecnopuc Tecna, incentivando ainda mais o evento, que terá novas categorias, vai contemplar os destaques com R$ 40 mil em serviços. A segunda edição vai destacar ainda o “Prêmio de Acessibilidade”, oferecido pela Zênite Studio à produção que apresentar, em seu argumento, a maior abordagem de inclusão social.

Vale ressaltar que a Cardume Curtas (plataforma brasileira de streaming de curtas-metragens), chega para somar nesta edição do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. Todos os vencedores na categoria de Curta-metragem Ficção Brasileiro, Animação, Documentário, Regional, farão parte do catálogo exclusivo da plataforma.

O apoio institucional da Sicomércio de Valença, Vassouras e Rio das Flores; da Prefeitura Municipal de Vassouras, além da parceria cultural do Sesc, e de empresas como a Útil, Centauro Comunicaciones, Zênite Estúdios, Sebrae e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Vassouras (ACIAV), reforçam a solidez do evento, proporcionando a todos uma viagem ao universo da sétima arte.

“Nossa expectativa e desejo é de que todos tenham uma experiência única, que vivam a magia do cinema, que mergulhem nas oportunidades que o audiovisual proporciona”, finalizam Bruno e Jane Saglia.

PROGRAME-SE PARA VIVER A EXPERIÊNCIA

O Centro de Convenções General Sombra destacará entre os dias 16 a 23 de Junho uma programação imperdível e você não pode ficar de fora!

Confira e organize sua agenda

08h – Sessão de curtas-metragens

12h – Sessão filmes de Acervo do Museu da imagem e do Som, seguida de debates

14h – Sessão Longa Animação

14h30 – Vale do Café Film Content

16h – Sessão Longa Documentário

18h – Palco Talk Show

20h – Sessão Nobre, exibições de filmes de longa-metragens brasileiros

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles