segunda-feira, maio 20, 2024

Projeto propõe questionário nas unidades de saúde para identificar sinais de autismo

RioPolítica do RioProjeto propõe questionário nas unidades de saúde para identificar sinais de autismo

Unidades de saúde públicas e privadas do Estado do Rio poderão utilizar e aplicar o questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) para prever o rastreamento de sinais precoces do autismo. É o que determina o Projeto de Lei 1.583/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL), votado na tarde desta terça-feira (02.05).

Segundo o texto, o questionário M-CHAT deverá ser aplicado nas crianças entre 16 e 30 meses, com a finalidade de obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O M-Chat é um questionário com 23 itens, e pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde, sendo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Projeto de lei recebe elogios durante votação

Durante votação, o projeto de lei recebeu elogios de deputados de diferentes vertentes ideológicas, que exaltaram a sensibilidade e relevância social da proposta.

Debateram o projeto os deputados Fred Pacheco (PMN), Luiz Paulo (PSD), Tia Ju (Republicanos), Flávio Serafini (PSOL), Carlos Minc (PSB), que destacaram o fato de a proposta estar em acordo com os principais métodos no mundo para prever o rastreamento de sinais precoces do autismo.

Como recebeu emendas, o PL que obriga as unidades de saúde públicas e privadas a utilizar e aplicar o questionário M-CHAT, será analisado novamente em comissões para ser votado em plenário. Diante da aprovação geral nessa primeira discussão, deverá ir para sanção do governador.

  • Muito bom podermos aprimorar o projeto através das sugestões dos nobres colegas. Quem vai sair ganhando com um projeto ainda melhor será a população do estado do Rio de Janeiro – destacou o presidente Rodrigo Bacellar.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles