terça-feira, maio 7, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Circuito das Mulheres leva serviços públicos a Manguinhos

RioCidadeCircuito das Mulheres leva serviços públicos a Manguinhos

Mais de mil pessoas foram atendidas pela ação, iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda

O Circuito das Mulheres, iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) para comemorar o mês das mulheres, chegou nesta quarta-feira (15/03) a Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, com ações voltadas para a população local, tais como balcão de empregos, palestras, oferta de cursos, feira da Economia Solidária, orientações sobre saúde e isenção de taxa para emissão de documentos, clínica da família, entre outros. Mais de mil pessoas estiveram no local em busca dos serviços prestados por diversos órgãos do governo do Estado do Rio de Janeiro e de instituições parceiras.

A Carreta do Trabalhador atendeu mais de 300 pessoas interessadas em uma das 3.248 vagas de emprego disponibilizadas pela secretaria, e 83 delas deixaram o local já com a carta de encaminhamento para as empresas contratantes.

Também foram feitas carteiras de trabalho digital e atendidos moradores da comunidade em busca de esclarecimentos sobre seguro-desemprego.

Para a família de Luís Otávio Jordão, o Circuito das Mulheres foi um verdadeiro sucesso. Ele, a esposa Tainara dos Santos e seu sobrinho, Alexandre Jordão, saíram com cartas de encaminhamento e o sonho de uma nova oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Outro que saiu com a carta, recebida das mãos da secretária de Trabalho e Renda do estado, Kelly Mattos, foi Guilherme Freitas, de 18 anos, morador de Manguinhos, que está prestes a ingressar no mercado de trabalho.

  • A qualificação profissional é importante para aumentar as chances de quem está em busca de emprego. Vamos promover ações conjuntas com a Faetec , que tem excelentes cursos de capacitação profissional, para ajudar o trabalhador fluminense a melhorar suas chances de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Eliane Ribeiro, 18 anos, também moradora da região, estava entusiasmada com seu encaminhamento de trabalho obtido no atendimento do Sine: – Será meu primeiro emprego – conta a jovem.

EcoSol

Além do balcão de emprego, a secretaria promoveu uma feira de Economia Solidária, com a participação de pequenos empreendedores, que expuseram e venderam seus produtos para o público que prestigiou o evento. Deborah Medina, de Niterói, foi uma das que ofereceu suas bijuterias e saiu de lá satisfeita com o resultado das vendas.

  • Sempre participo de eventos assim, é uma chance de mostrar e comercializar minhas peças. Nós, pequenos empreendedores, ficamos satisfeitos com iniciativas da Secretaria de Trabalho e Renda que geram emprego e renda para o setor – lembra Deborah.

A secretária Kelly Mattos visitou todos os espaços ocupados pelo Circuito das Mulheres e conversou com parceiros e população local.

Para ela, eventos como esse vêm ao encontro dos objetivos da secretaria que, além de permitir o encontro de quem procura e quem oferece oportunidades de emprego, também disponibiliza outros serviços tão necessários para a população carente, como isenção na taxa de emissão de documentos, e até a arte de trançar os cabelos.

Também na mesma ocasião, a secretária pode visitar e iniciar tratativas para a efetivação de parcerias com outros órgãos estaduais, como a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), por exemplo.

Parceira da ação, a Fundação Leão XIII realizou 147 atendimentos para isenção de taxa para certidões de nascimento, casamento, e carteira de identidade. Já a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), fez 46 atendimentos em seu estande. A palestra Cozinha Brasil, ministrada pelo Senai, teve três turmas somente nesta quarta.

Em um espaço amplo, alunos da Faetec fizeram tranças em mais de 100 mulheres presentes ao evento, além de doação de roupas.

Vários cursos são oferecidos neste polo de Manguinhos – que conta com posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Biblioteca Parque com espaço de cinema, Farmácia Popular, e Clínica da Família, que fez mais de 100 atendimentos, inclusive os de curta duração. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de barbearia, manicure, maquiagem, práticas administrativas, artesanato, tranças, empreendedorismo, ginástica laboral, prática em massoterapia e cuidado com idosos. Todos os alunos recebem certificação da Faetec.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles