sábado, maio 11, 2024

Sustentabilidade e reciclagem são resultados da Maratona do Rio

COLUNA RIO +GeralSustentabilidade e reciclagem são resultados da Maratona do Rio


Ao todo, mais de meia tonelada de copos plásticos de água foram recolhidos na corrida


Relembrando ações de sustentabilidade em comemoração ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro, no último dia 1 de Março, a Lar Plásticos, Braskem, Cosan e Boomera Ambipar divulgaram o vídeo oficial da iniciativa desenvolvida no ano passado para a recuperação dos resíduos plásticos dos copos descartados durante a Maratona do Rio de Janeiro 2022. No total, foram mais de 580 kg de resíduos recolhidos e transformados em lixeiras.


Os resíduos coletados no maior evento de corrida da América Latina, também uma das principais maratonas do país, realizado em junho de 2022, foram reutilizados como insumo para a produção de 450 lixeiras plásticas, doadas pela Cosan para 50 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Duque de Caxias (RJ).


Como uma ação pensada pela Cosan e Braskem, a Lar Plásticos e Boomera Ambipar conectaram-se ao projeto com o objetivo de realizar o tratamento do plástico pós-consumo dos copos utilizados pelos 20 mil competidores na Maratona do Rio de Janeiro 2022.


Assim, a plataforma de economia circular, Lar Plásticos, atuou diretamente na transformação da resina processada pela Boomera Ambipar. As lixeiras produzidas pela empresa e entregues às escolas públicas de Duque de Caxias encerraram o ciclo do plástico reintroduzindo-o no dia a dia da população.


“Por meio dessa parceria, somamos esforços para receber, triar e transformar os resíduos, agregando valor ao que seria descartado como lixo. Assim, além de dar um destino ambientalmente correto para os copos usados na maratona, pudemos finalizar a cadeia de economia circular revertendo toda a matéria-prima para a produção das lixeiras”, explica o diretor industrial da Lar Plásticos, Leonardo Marino.


Nas escolas, o retorno da entrega social da iniciativa promoveu mais educação e consciência ambiental, possibilitando que os alunos fossem ensinados, na prática, sobre a reciclagem, coleta seletiva e separação adequada do resíduo, não apenas na instituição, mas em todos os espaços.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles