quinta-feira, maio 9, 2024

Prefeitura entrega novos BRTs

RioCidadePrefeitura entrega novos BRTs

A Prefeitura do Rio recebeu, na manhã desta quarta-feira (1) e colocou nas ruas 110 novos ônibus para o sistema BRT. Os veículos vão circular no corredor Transcarioca, que é o segundo a operar 100% com a nova frota. Com a nova entrega, são 339 veículos articulados em funcionamento no sistema BRT, número que inclui os ônibus da antiga frota – um crescimento de 185% da frota após a intervenção da Prefeitura do Rio, através da empresa Mobi Rio.

“Começamos a diminuir o sofrimento que a população está passando. A Transolímpica já totalmente revitalizada, com estações reformadas, ônibus novos, e agora a Transcarioca. Vamos chegar na Transoeste e na Transbrasil, essa última vai começar a funcionar. O BRT havia mudado a vida das pessoas. É muito bom, nesses 458 anos do Rio, poder devolver essa dignidade para a população e permitir que as pessoas tenham qualidade na sua mobilidade. Agora, um pedido que eu sempre faço: os ônibus foram comprados com dinheiro dos impostos dos cariocas, então pedimos: cuidado com o BRT. Tenham consciência” – afirmou Eduardo Paes.


Com os novos ônibus, a Transcarioca terá um aumento de quase 50% de novos veículos à disposição da população. Atualmente, a Transcarioca conta com 74 ônibus em atividade. Inaugurada em 2014, tem 39 km entre o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando por bairros das zonas Oeste e Norte da cidade. O corredor tem dois terminais e 45 estações, todos reformados após a intervenção realizada pela Prefeitura do Rio em março de 2021.

Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes havia confirmado em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, o início dos testes. Paes disse ainda que até o final do ano o corredor deverá entrar em funcionamento pleno, quando já estarão concluídas as obras de construção do Terminal Intermodal Gentileza, permitindo a integração com o VLT. Na mesma entrevista, Paes estimou para o fim do ano a conclusão da reforma do corredor Transcarioca e pediu mais tempo para o Transoeste, classificado por ele como “um horror”.


— Entre maio e junho a gente começa a fazer uma abertura de algumas estações, ainda fora do horário de pico — disse, sobre os testes no Transbrasil.


Sobre a demora na conclusão das obras do Transbrasil, Paes reconheceu que de fato há um atraso de quatro anos, uma vez que a construção foi iniciada em 2015 e, na pior das hipóteses, deveria ficar pronta em 2019. Porém, destacou que nunca foi prometida como legado da Olimpíada do Rio, realizada em 2016 na cidade.


A Transolímpica, que liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, foi inaugurada em 2016 e chegou a transportar, nessa época, 43 mil passageiros diariamente. No fim de 2020, o corredor atendia cerca de 22 mil pessoas por dia e hoje, após a revitalização, esse número subiu para 35 mil.

“A primeira etapa foi a reinauguração da Transolímpica com ônibus novos e todas as estações reformadas. E agora fazemos uma grande entrega com a renovação de toda a frota da Transcarioca, também com a reforma de todas as estações. Os ônibus novos trazem mais conforto, menos tempo de espera e menos lotação do sistema” – declarou Maína Celidonio, secretaria de transportes da cidade.

Os ônibus antigos do corredor Transcarioca serão remanejados para o corredor Transoeste. Com isso, serão 120 articulados no trecho Alvorada x Santa Cruz, além de 101 ônibus convencionais das linhas eventuais, os “diretões” (Santa Cruz x Alvorada; Pingo D’Água x Alvorada; Mato Alto x Alvorada; e Magarça x Alvorada). Esse remanejamento vai melhorar os serviços no corredor, com a redução dos intervalos.

“Hoje é uma grande entrega, a Transcarioca é um corredor muito importante, transporta muitos trabalhadores por dia e que corre um trecho muito grande da nossa cidade. É o segundo corredor a receber uma frota integralmente nova depois da Transolímpica. No dia do aniversário da nossa cidade, a Transcarioca recebe ônibus novos para a população ser transportada com qualidade e conforto” – disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin


Frota e serviços


Dos 291 primeiros veículos adquiridos e que estão chegando de forma gradativa, 270 são do modelo Euro V. São 220 articulados e 71 ônibus modelo padron. Os outros 270 articulados Euro VI têm entrega prevista entre novembro de 2023 e março de 2024


Todos os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, elevador para cadeirante, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.


Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.


A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros novos articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. O primeiro corredor deve começar a operar gradativamente a partir do segundo semestre deste ano, e o segundo, no início de 2024.

Fotos: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles