domingo, maio 19, 2024

Banda de Ipanema homenageia os médicos e pesquisadores e lota o bairro

CarnavalCarnaval 2023Banda de Ipanema homenageia os médicos e pesquisadores e lota o bairro

Nada de carro de som e nem cordão de isolamento. O samba da famosa Banda de Ipanema é pé no chão e muita empolgação. Mais de 50 mil foliões marcaram presença nas ruas do bairro na tarde deste sábado, 18/02, no primeiro desfile da banda no Carnaval 2023. Este ano, o cortejo em homenagem aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente contra a doença teve a presença de enfermeiros, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e dos médicos e pesquisadores Roberto Medronho e Margareth Dalcolmo, duas das mais importantes vozes no combate e na prevenção à Covid-19 durante a pandemia.

“Estou com taquicardia! É uma emoção enorme! Não tem nada parecido com o Rio de Janeiro. É uma sensação de vitória, porque conseguimos vacinar a grande maioria das pessoas que estão aqui”, comemorou Margareth Dalcolmo.

Bem humorada, Margareth Dalcolmo disse que a Banda de Ipanema seguiu à risca suas orientações para evitar a propagação da doença:

“ Este convite é um ato de gratidão e reconhecimento a respeito do problema. Eles seguiram minhas orientações, não saíram em 2021, nem em 2022. E só estão desfilando agora porque eu autirizei”, brincou.

A Banda de Ipanema anima as ruas do bairro de mesmo nome, na Zona Sul da cidade, desde 1965, tocando um repertório variado, embalado no ritmo dos metais e na batida da percussão. Primeiro bem imaterial tombado no Rio de Janeiro, tornou-se Patrimônio da Cidade em 2004. O colorido e a diversidade das fantasias que dão fama ao cortejo estavam todos presentes no desfile deste ano, além da já conhecida animação dos foliões, que aguardavam ansiosos na concentração por um dos eventos mais festejados do Carnaval.

Além da irreverência e do pé no chão, uma das marcas registradas da Banda de Ipanema são as homenagens que acontecem a cada desfile. Para Eduardo Mendes, um dos diretores da banda, este é o “Carnaval da libertação”.

“Estes profissionais nos libertaram da falta de informação a respeito da vacina e do negacionismo. Eles merecem toda a nossa gratidão e o nosso respeito” destacou Mendes.

Coordenador de pesquisas relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, o epidemiologista Roberto Medronho também ocupou lugar de honra entre os homenageados.

“É uma homenagem bem diferente de todas que já recebi. Sendo eu um carnavalesco desde criança, vou levar para o resto da vida”, disse, Medronho, emocionado.

O médico aproveitou para ressaltar a importância da abordagem das questões sanitárias e de saúde de forma lúdica e abrangente, e destacou que foi a divulgação de informações corretas e ações coletivas que permitiu que hoje tantos foliões pudessem brincar o Carnaval.

“ Precisamos acreditar na ciência, na vacinação, porque elas salvam vidas. O SUS é fundamental para que hoje estejamos aqui. Mostramos que tecnologia e as vacinas são fundamentais para que possamos nos divertir neste Carnaval e na Banda de Ipanema ”, concluiu.

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas. Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020. Destes, a metade com equipes da prefeitura e o restante de equipes privadas contratadas pela Dream Factory, empresa responsável, desde 2010, pela infraestrutura e pela produção do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Ao todo, serão dois postos médicos fixos no Centro; quatro na Zona Sul (incluindo novos pontos na Gávea e no Aterro); um na Barra; e um no Recreio.

Além dos postos médicos, o folião vai contar com das 220 ambulâncias e 34 mil posições sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). O número de operadores de trânsito mais do que dobrou, neste ano serão 3.250 agentes, em 2020 foram 1.500. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Até o fim do mês, a cidade terá mais de 400 desfiles realizados. E para ajudar a encontrar a folia de rua perfeita para você, a Riotur preparou um aplicativo com todas as informações sobre os blocos do calendário oficial da Prefeitura. Para saber trajetos e horários, é só baixar o “Partiu Bloquimmm”, disponível nas plataformas digitais.

 

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles