quinta-feira, maio 9, 2024

Favoritas vencem na estreia do Australian Open Junior Series no Rio de Janeiro

Caderno de EsportesTênisFavoritas vencem na estreia do Australian Open Junior Series no Rio de Janeiro

Evento com sede na Rio Tennis Academy segue nesta quinta-feira a partir das 8h30 com jogos do masculino. Competição vale vaga no Australian Open juvenil

Fotos: Sthefany de Lima (preto com shot azul), Carolina Laydner (azul) e Maria Luisa Oliveira (preto)

Foi dada a largada no Australian Open Junior Series Brazil, torneio que dará ao campeão e campeã um wild card (convite) para a chave principal do Grand Slam juvenil. Nesta quarta-feira foi a vez das meninas estrearem na competição. Já os meninos jogam as 16 partidas da primeira rodada nesta quinta-feira, a partir das 8h30, na Rio Tennis Academy.

Favoritas ao título do torneio, a carioca Sthefany Lima, a paulista Helena Bueno, a brasiliense Maria Luisa Oliveira, a paranaense Paola Dalmônico, a catarinense Carolina Laydner, a paulista Olivia Carneiro, a carioca Gabriela Felix e a pernambucana Cecilia Costa ratificaram a condição e avançaram às oitavas de final.

Principal favorita ao título, Sthefany Lima fez um jogo bastante disputado contra a paulista Maria Munhoz, mas garantiu a vitória ao anotar 6/4 7/5. “Meu pior momento foi quando baixei a intensidade e acabei gerando dificuldades em quadra. Então tive que esfriar a cabeça para entender melhor o jogo, não desisti de nenhuma bola. Tudo começou a fluir nesse momento”, explicou a tenista.

“Foi uma boa estreia, estava bem nervosa por ser o primeiro jogo, as quadras são muito boas e gostei da bolinha”, contou Carolina Laydner, cabeça de chave 5, que derrotou a conterrânea Luciana Ottoni, por 6/2 6/0. “Oportunidade incrível que meninas de outros países às vezes não têm. É uma coisa muito boa que estamos tendo aqui no Brasil e espero que dê tudo certo, com jogos muito bons e que vença quem tenha que vencer”, continuou ela.

Quem também comemorou a vitória foi Gabriela Felix, cabeça 7, que passou pela paulista Yasmin Costa, por duplo 6/3. “Estou feliz por começar bem na competição. Consegui me concentrar em quadra e quero aproveitar a oportunidade de jogar aqui. Agora é seguir focada jogo a jogo, que é o mais importante no momento”, disse.

Diretor do torneio brasileiro, o ex-tenista André Sá, que também é o diretor de relacionamento com os jogadores da Tennis Australia, ressalta a importância da realização do torneio no Brasil. “É especial, o objetivo era especialmente esse, dar uma oportunidade maior aos tenistas brasileiros e também trazer o reconhecimento da marca Australian Open para a América do Sul. A iniciativa deu certo juntamente com a Confederação, e estamos muito felizes em podermos proporcionar isso a garotada, conhecer a Austrália e ter a experiência de jogar um Grand Slam”, disse.

O Brasil já teve um campeão no Australian Open Junior, o alagoano Tiago Fernandes, que ergueu o troféu em 2010 e foi número 1 do mundo juvenil. “Podermos encurtar o caminho, a distância até a Austrália, fazendo com que essa garotada possa jogar principalmente a chave principal de um Grand Slam é muito legal”, acrescentou Sá.

O torneio, inédito no Ocidente, reúne tenistas nascidos até 2005, nos naipes masculino e feminino, em chaves de 32 atletas, disputadas em eliminatórias simples. Na sexta-feira (16) acontecem as oitavas e quartas de final e, no sábado (17), as semifinais e finais.

Resultados desta quarta-feira:

Isabelle Karam (PR) d. Anne Carvalho (MG) – wo

Júlia Bordignon (RS) d. Mariana Soares (DF) – 6/2 6/0

Helena Bueno (SP) d. Maria Pazzotti (PR) – 7/6 6/3

Beatriz Guerra (RN) d. Manuela Dejean (SP) – 7/4 4/6 10-2

Maria Luisa Oliveira (DF) d. Karoline Oliveira (BA) – 6/0 6/1

Cecilia Costa (PE) d. Gabriela Gonçalves (RJ) – 6/0 6/0

Carolina Laydner (SC) d. Luciana Ottoni (SC) – 6/2 6/0

Vitória Maximiliano (RJ) d. Manuela Ganciar (SP) – 3/6 6/1 10-5

Giovanna Ferreira (SP) d. Julia Pereira (SP) – wo

Bianca Bernardes (MG) d. Alice Ghiraldi (SP) – 6/2 6/1

Gabriela Felix (RJ) d. Yasmin Costa (SP) – 6/3 6/3

Livia Daud (SP) d. Isabeli Andreola (RS) – 6/4 6/4

Paola Dalmônico (PR) d. Beatriz Rangel (RJ) – 6/1 6/2

Sthefany Lima (RJ) d. Maria Munhoz (SP) – 6/4 7/5

Luana Paiva (BA) d. Sofia Rocha (RJ) – 6/1 6/2

Olivia Carneiro (SP) d. Virginia Borja (MG) – 6/3 6/3

Programação desta quinta-feira:

8h30

Leonardo Bastos (SC) vs. Thiago Guglieri (RS)

João Rangel (RS) vs. João Silva (MG)

Filipe Costa (GO) vs. Nicolas Oliveira (RJ)

Gustavo Tedesco (SC) vs. Gustavo Almeida (PR)

10h

Victor Pagotto (SP) vs. Henrique Brito (SP)

Pedro Rodrigues (MG) vs. Joao Lago (PR)

11h30

Matheus Lima (PR) vs. Rodrigo Filho (ES)

Lucas Couy (SP) vs. Murilo Martins (SP

Eduardo Valentin (SP) vs. Carlos Duarte (RJ)

13h

Kaua Santos (SP) vs. Pedro Pinto (SC)

Vitor Ferreira (SC) vs. Thomas Kano (SC

Luis Felipe Carvalho (SP) vs. Rafael Padilha (RS)

14h30

Enzo Kohlmann (SP) vs. Breno Braga (SP)

Victor Braga (SP) vs. Henrique Ushizima (SP)

16h

Paulo Etchecoin (RJ) vs. William Norton (MG)

Joao Vieira (DF) vs. Enzo Sakiyama (SP)

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles