segunda-feira, maio 20, 2024

Ingrid Martins é campeã do Aberto da República e entrará no top 100 pela primeira vez

Caderno de EsportesTênisIngrid Martins é campeã do Aberto da República e entrará no top 100 pela primeira vez

Bielorrussa radicada no Rio de Janeiro vence batalha e decide o título contra amiga russa neste sábado às 10h com transmissão do Sportv 3

Fotos: Iryna Shymanovich vibra com vitória na semi / Ingrid Martins em ação na final e com troféu ao lado de Jorge e com staff da Rio Tennis Academy

Ingrid Martins, atleta da Rio Tennis Academy, encerrou sua temporada com chave de ouro nesta sexta-feira ao conquistar o troféu no Aberto da República, maior torneio do Brasil na temporada, um ITF W60 com premiação de US$ 60 mil, disputado na academia na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A carioca e a portuguesa Francisca Jorge derrotaram a dupla das americanas Christina Rosca e Anna Rogers por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 6/3. Ingrid encerra o ano com sua segunda conquista e segunda consecutiva após semana passada levantar o troféu de seu primeiro WTA, o torneio 125 de Montevidéu, no Uruguai, este ao lado de Luisa Stefani.

Com o troféu, a tenista entrará no top 100 pela primeira vez. Ela entrou na equipe no começo da temporada e estava fora das 300 melhores do ranking: “Primeiro quero agradecer minha parceira, sem ela não existiria esse momento . Sentimento especial estar aqui em casa, com a família, cumprir esse objetivo, estou feliz. Tenho muito trabalho pela frente. Sentimento inexplicável (ganhar título e o top 100). Quero ficar nesse dia pra sempre, mas tenho certeza que tem muita coisa boa por vir ainda”, comemorou.

“Super contente, acho que essa parceria veio de última hora não que não seja nada digno, mas não esperávamos , mas estivemos bem desde o início, mostramos um alto nível , fomos crescendo ao longo dos jogos. Hoje fizemos um bom jogo, fomos consistentes”, acrescentou Jorge.

Final de simples

A final de simples na Rio Tennis Academy será entre a bielorrussa Iryna Shymanovich e a russa Irina Khromacheva. As amigas do Leste Europeu suportaram um calor de 35º C nesta sexta-feira e irão disputar a decisão neste sábado a partir das 10h com transmissão do Sportv 3.

Shymanovich, 316ª colocada, frustrou a torcida brasileira ao derrotar a paulistana Laura Pigossi, 120ª colocada, por 7/6 (7/4) 4/6 6/2 após 2h55min. Laura conseguiu voltar no jogo após 6/7 0/4 abaixo, levou para o terceiro, mas a europeia radicada no Rio de Janeiro e que treina na academia conseguiu a vitória.

“Foi duro, Laura é uma grande lutadora, sabia disso desde o começo. Não consegui fechar o jogo no segundo set , foi duro ali, mas tentei trazer meu jogo de volta, fiquei na partida e consegui a vitória. No terceiro set só tentei dar o meu melhor , trazer minha concentração de volta”, disse Shymanovich que disputa sua maior final na carreira: “Estou muito empolgada com minha primeira final, esperava esse sentimento desde que cheguei aqui e estou muito feliz em disputar a decisão amanhã”.

Irina Khromacheva , 237ª, venceu o duelo totalmente russo contra Amina Anshba, 489ª colocada, por 6/2 2/6 6/4 após 2h31min também suportando o forte calor carioca: “Foi muito duro, ela também é uma grande lutadora, busca cada bola. Eu poderia ter jogado melhor no segundo set , estava com quebra no começo. As condições hoje estavam muito duras, 35º C, realmente sentíamos isso, mas consegui a vitória”.

Iryna e Irina são amigas de longa data, venceram torneios de duplas juntas recentemente na Europa e ficaram empolgadas com a decisão entre elas: “Essa é a melhor final que poderíamos ter”, disse Shymanovich. Khromacheva, que garantiu vaga no qualificatório do Australian Open com o resultado, celebrou: “Quando vimos a chave, nos vimos em diferentes partes e eu fiquei honestamente muito feliz. E pensei que, caso fizéssemos final, no último jogo do ano, e juntas, seria muito bom. Será divertido, será duro, mas será muito legal dividir a quadra com ela”.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles