segunda-feira, maio 20, 2024

João Lucas Reis e Gustavo Almeida são destaques nesta segunda na chave principal no ATP Challenger

Caderno de EsportesTênisJoão Lucas Reis e Gustavo Almeida são destaques nesta segunda na chave principal no ATP Challenger

Thiago Wild avança no quali e reencontra indiano por vaga na chave principal. Mais três brasileiros vão brigar por vaga na chave principal

Começa nesta segunda-feira a chave principal do ATP Challenger 80 da série Dove Men+Care La Legíon, disputado na Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro.

O dia terá como destaque a estreia de dois argentinos favoritos e os brasileiros João Lucas Reis e Gustavo Almeida que duelam contra cabeças de chave. O pernambucano Reis, que recebeu o último convite da organização, encara o alemão Yannick Hanfmann, 163º colocado e oitavo favorito, joga não antes das 13h30 na quadra central: “Treinei com ele na semana passada, deu pra ver como ele joga. Será uma boa estreia, vamos focar nessa estreia, fazer o que venho trabalhando com meus técnicos para fazer um bom jogo e passar da primeira rodada”, apontou o brasileiro atual 441º colocado que vem treinando bem e adaptado às condições do Rio de Janeiro e da Rio Tennis: “Estou batendo bem na bola, gosto muito de jogar aqui no Rio, treino aqui, as condições são boas. Expectativa é boa para fazer um bom torneio, queria agradecer ao pessoal da organização pelo convite aqui”, disse o pernambucano que elogiou a estrutura da academia inaugurada há poucos meses: “Gostei bastante daqui, pessoal fez um belo trabalho, tudo muito bonito, bem localizado, as quadras são muito boas, ótimas condições para os jogadores”.

Não antes das 15h30, duelo argentino entre Juan Cerundolo, sétimo favorito e com título do ATP 250 de Córdoba, na Argentina, conquistado ano passado, contra Thiago Tirante, que já foi número 1 do mundo juvenil. Não antes das 18h, o juvenil Gustavo Almeida, de 16 anos, desafia o 72º colocado do ranking, o argentino Federico Coria, principal favorito ao troféu.

Eduardo Ribeiro, Thiago Wild e Marcelo Zormann avançam à final no quali

O Brasil emplacou três vitórias neste domingo na estreia do qualifying e os atletas vão buscar aumentar o número de tenistas nacionais na chave nesta segunda-feira a partir das 10h.

O catarinense Eduardo Ribeiro, campeão de dois torneios futures no ano e que vem de oitavas de final na chave principal de Campinas semana passada, derrotou o espanhol Jose Azorin, cabeça de chave 11, por 6/2 3/6 6/2 e encara o argentino Juan Pablo Paz: “Partida muito difícil, espanhol é um bom jogador. Me senti bem ao longo do jogo todo, estava confiante, muito bem mentalmente e fisicamente. Partida difícil, escapou no segundo set eu tive algumas chances pra fechar os games, acabava escapando, indo pro lado dele. No geral foi bem e agora é seguir adiante”, apontou: “Amanhã sem dúvida partida difícil, mas estou preparado e vamos com tudo, que eu consiga furar esse quali”, disse o atleta que elogiou a Rio Tennis: “Estrutura impecável. Academia muito bem feita, muito bonita , quadras novas, de alta qualidade , embaixo do Cristo Redentor, é pra poucos. Uma inspiração a mais”.

Em duelo brasileiro melhor para o paranaense Thiago Wild, 335º colocado, que passou por Enrique Bogo por 6/3 6/1: “Boa primeira rodada, me soltei logo no começo e consegui executar bem meu plano”, disse o atleta que projetou o duelo contra o indiano Sumit Nagal. Os dois fizeram batalha de dois dias há duas semanas em Buenos Aires com vitória do brasileiro: “Foi um jogo bem ‘tranquilo’ (risos), começou em um dia e terminou no outro , ele sacou 6/5 para fechar o jogo , salvei match-point no terceiro set. Será um jogo bem pegado, já treinamos algumas vezes também, mas tenho treinado bem, me sentindo bem fisicamente, conseguindo jogar melhor”.

Fotos: Marcelo Zormann, Eduardo Ribeiro e Thiago Wild / Crédito: Luiz Candido/Luz Press

Marcelo Zormann, campeão juvenil de Wimbledon nas duplas, derrotou o campeão juvenil do US Open do ano passado e atleta da Rafa Nadal Academy, o espanhol Daniel Rincon, por 6/4 6/3 e vai encarar outro brasileiro, Mateus Alves ou Gabriel Sidney, que tiveram jogo adiado por conta da chuva com 4/4 no terceiro set: “Foi um ótimo jogo, comecei um pouco devagar, não jogando tão bem, mas a partir do terceiro game me encontrei, e aos poucos fui voltando e dali pra frente joguei muito bem, sólido, fui agressivo nos momentos importantes, foi uma ótima partida. Surpresa muito boa , tinha visto vídeos da inauguração, mas presencialmente é outra coisa, estrutura muito legal mesmo. Além disso, a vista maravilhosa para o Cristo . Queria parabenizar todos os envolvidos, o Leandro Afini, o Eduardo Frick e o resto do pessoal envolvido, espero que consigam colher ótimos frutos”.

O torneio vai até o domingo, dia 16, e terá transmissão dos canais Sportv nas semifinais e final de simples.

O torneio conta com a participação de tenistas de 14 países – Alemanha, Polônia, Argentina, Brasil, França, Itália, Peru, Grã-Bretanha, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha, Índia, Cazaquistão e Portugal.

Resultados deste Domingo (09/10):

Quadra Central
[Alt] Jakub PAUL (SUI) 2×0 Jose PEREIRA (BRA) 6/2 6/3
Sumit NAGAL (IND) 2×0 Wilson LEITE (BRA) 6/4 6/1
Thiago SEYBOTH WILD (BRA) 2×0 [WC] Enrique BOGO (BRA) 6/3 6/1
Remy BERTOLA (SUI) 2×0 [WC] Matheus Amorim DE LIMA (BRA) 6/0 6/1

Quadra 1
10h – [Alt] Mirko MARTINEZ (SUI) 2×1 Matias ZUKAS (ARG) 6/2 3/6 7/5
Juan Pablo PAZ (ARG) 2×0 [Alt] Karol DRZEWIECKI (POL) 7/5 7/6 (7)
Mariano NAVONE (ARG) 2×1 [WC] Rafael TOSETTO (BRA) 6/2 2/6 6/2
Giovanni MPETSHI PERRICARD (FRA) 2×0 [Alt] Piotr MATUSZEWSKI (POL) 6/3 6/0

Quadra 2
10h – [Alt] Sean CUENIN (FRA) 2×0 [Alt] Nicolas ZANELLATO (BRA) 7/6 (5) 6/3
Eduardo RIBEIRO (BRA) 2×1 Jose Fco. VIDAL AZORIN (ESP) 6/2 3/6 6/2
[Alt] Marcelo ZORMANN (BRA) 2×0 Daniel RINCON (ESP) 6/4 6/3
Mateus ALVES (BRA) vs [WC] Gabriel ROVERI SIDNEY (BRA) – Jogo adiado pela chuva em 6/3 6/7 (2) 4/4

Programação desta Segunda-Feira (10/10):

Quadra Central

10h – Juan Pablo PAZ (ARG) vs Eduardo RIBEIRO (BRA)
Thiago SEYBOTH WILD (BRA) vs Sumit NAGAL (IND)
13h30 – Yannick HANFMANN (GER) [8] vs [WC] Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA)
15h30 – Thiago Agustin TIRANTE (ARG) vs Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [7]
18h – Federico CORIA (ARG) [1] vs [WC] Gustavo ALMEIDA (BRA)

Quadra 1
10h – [Alt] Jakub PAUL (SUI) vs [Alt] Sean CUENIN (FRA)
Giovanni MPETSHI PERRICARD (FRA) vs [Alt] Marcelo ZORMANN (BRA)
12h30 – Mateus ALVES (BRA) ou [WC] Gabriel ROVERI SIDNEY (BRA) vs Remy BERTOLA (SUI)

Quadra 2
10h – Mariano NAVONE (ARG) vs [Alt] Mirko MARTINEZ (SUI)
Mateus ALVES (BRA) vs [WC] Gabriel ROVERI SIDNEY (BRA) – Jogo adiado pela chuva em 6/3 6/7 (2) 4/4
13h30 – Alexandre MULLER (FRA) [6] vs Santiago RODRIGUEZ TAVERNA (ARG)

O ATP Challenger 80 do Rio de Janeiro, que faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión, dará ao campeão 80 pontos no ranking da ATP e distribui uma premiação total de US$ 53.120 – em torno de R$ 265 mil.

O Circuito Dove Men+Care La Legíon no Brasil é realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com patrocínio de Dove Men+Care, BRB, Unicesumar, Adega Online e Kallas Mídia OOH. Apoio da Associação Tênis RJ e rio Tennis Academy. O torneio conta com a chancela da ATP.

A Rio Tennis Academy possui nove quadras de tênis (seis de saibro e três duras) e a equipe de competição é coordenada pelo Head Coach da academia, Leandro Afini, treinador da Federação Internacional de Tênis.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles