domingo, maio 12, 2024

A república das Fake News

EditorialA república das Fake News

A desinformação é algo que como jornalista, me incomoda muito, me deixa revoltado e indignado como as pessoas são manipuladas e se deixam manipular. O segundo turno dessas eleições são uma chuva de mentiras, boatos e absurdos. Logo na segunda de manhã, uma pessoa me envia um vídeo em que supostamente Lula seria apoiado por um satanista.

Levei aquilo na sacanagem, mas depois percebi que esse vídeo tinha viralizado e que era objeto de ataque por neo-pentecostais. Logo depois veio o troco: Bolsonaro era maçom. Não há problema algum em ir na maçonaria ou ser maçom, aliás, coisa que muitos empresários, atores, jornalistas e políticos são, não tem a ver com religião mas bateu de frente com a ideia de que estávamos diante do candidato de Deus e do candidato do Diabo.

Agora essa semana, por desespero, Bolsonaristas cismaram e divulgam por aí como se Lula fosse a favor de bandidos, criminosos e como se a esquerda estivesse propondo banheiros unissex infantis, associando os a pedofilia. Associam o governo do PT a defesa de ditaduras na América Latina. Vídeos divulgados pelos filhos de Bolsonaro e pelos atores decadentes Felipe Folgosi e Mário Frias, hoje ministro.

Mas esquecem que quem defendeu a ditadura militar no Brasil, foi o presidente Bolsonaro.

Esquecem que um dos braços direitos do ex-ministro Paulo Guedes, foi preso por pedofilia.

Esquecem se da democracia e chamam de teatro de tesouras o ato de unificar candidaturas de centro a favor de Lula.

Não há justificativa para disseminar mentiras. Sabendo que grande parte da população não consegue discernir uma informação falsa da verdadeira, as redes são inundadas por ataques maldosos e propositais. Odeiam a imprensa profissional porque sabem que nela, suas mentiras não serão disseminadas. É de doer ver a campanha eleitoral inundada disso.

É a ausência de propostas para o país, é a ausência de um projeto que faça o país crescer. Por isso, vamos trabalhar para desmistificar essas desinformações, todos os dias.

Como jornalista, registrado, meu papel será esse e o do Gazeta do Rio também.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles