segunda-feira, maio 20, 2024

Luiz Otávio Oliveira: O que está por trás da matéria sobre os “51 imóveis da Família Bolsonaro”?

Blogs e ColunasBlog do Luiz Otávio OliveiraLuiz Otávio Oliveira: O que está por trás da matéria sobre os "51 imóveis da Família Bolsonaro"?

A família Bolsonaro comprou 51 imóveis com dinheiro vivo?


Desde 2020, o UOL vem publicando uma série de reportagens dizendo que familiares do Bolsonaro compraram imóveis com dinheiro vivo, com base em escrituras que dizem “pagamento em moeda corrente”.

Confira a matéria aqui: Leia aqui a matéria sobre os 51 imóveis com dinheiro vivo pagos pelo clã Bolsonaro


Sem citar fontes, os jornalistas afirmam que esse termo significa pagamento “em espécie”, isto é, em dinheiro vivo. Mas, as principais associações de notários desmentem essa informação. Segundo eles, o termo significa que o pagamento feito em Real, que é a moeda nacional.


Além disso, essas reportagens erram a atribuir à família Bolsonaro imóveis que nunca foram deles. Um exemplo foi incluir na contabilidade imóveis de um ex-cunhado do presidente, como se fizessem parte do patrimônio da família dele.


O ex-cunhado é um homem bem de vida, que se separou da irmã do presidente em 2013. O sobrenome dele é Campos e ele é dono da magazine Campos Mais. Para engordar os números, incluíam os bens até da empresa desse ex-cunhado na lista de imóveis da família Bolsonaro.


A série do UOL só traz cópia de 5 escrituras em nome de políticos da família Bolsonaro em que há o termo que eles falsamente identificam como “dinheiro vivo”. Nelas, o valor somado da quantia paga em “moeda corrente” (que não significa pagamento em espécie) é de R$ 430 mil.


Os jornalistas também incluíram na listagem 12 salas comerciais falsamente atribuídas pelo MPRJ ao Flávio Bolsonaro. O desmentido é da própria Folha, que faz parte do grupo UOL, e foi publicado em 2019.


Além disso, a reportagem confunde o leitor ao falar em imóveis NEGOCIADOS desde 1990, sem especificar quantos desses imóveis atualmente fazem parte do patrimônio da família. Pela última declaração dos Bolsonaro à justiça eleitoral, os quatro políticos possuem, juntos, 11 imóveis.


São 5 do Jair Bolsonaro, 2 do Eduardo, 3 do Carlos e 1 do Flávio. Este último, adquirido em 2021. O senador vendeu o imóvel em que morava na Barra e a sua participação na franquia da Kopenhagen para dar entrada na casa e financiou o resto junto ao banco por 30 anos.

Leia aqui: A matéria sobre os 51 imóveis do clã Bolsonaro


Obrigado Sarita Coelho

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles