segunda-feira, maio 20, 2024

Agosto vê uma forte mistura de emoções na economia

BrasilAgosto vê uma forte mistura de emoções na economia

Agosto vê uma forte mistura de emoções ao redor da economia em um mês turbulento para a mídia e a web brasileira e mexicana

Agosto foi um misto de notícias econômicas para o Brasil e o México, as duas maiores economias da América Latina. O mês começou com uma onda de choque para o México, já que o Banco da América previa crescimento zero para seu vizinho do sul em 2023. Este anúncio foi seguido pela notícia de que outro aumento histórico das taxas de juros seria esperado pelo banco central mexicano, em um esforço para combater a crise de inflação global. O Brasil também começou o mês aumentando as taxas de juros com sinais de que tinha ainda mais por vir. Entretanto, à medida que o mês avançava, ambos os países receberam notícias positivas, com o Brasil fazendo progressos em um acordo comercial bilateral com os Estados Unidos, e vendo seu crescimento econômico superar as expectativas, e o México terminando o mês com sua moeda fortalecida em relação ao dólar.

Média das notícias de 7 dias

A média de 7 dias de artigos da mídia brasileira e mexicana relacionados ao tema da economia registrou 22.160 pontos de dados (ou seja, referências às emoções centrais em relação à economia) para o mês de agosto, sendo a mídia brasileira responsável por 9.424 pontos de dados. Na mídia brasileira para o mês de agosto, a emoção dominante foi a ‘felicidade’, representando 17,72% do total de pontos de dados registrados.

A média de notícias de 7 dias para o mês de agosto no Brasil é um quadro bastante moderado, com dois ligeiros aumentos de emoção no início e no meio do mês. De 1º a 5 de agosto há um pequeno aumento na emoção de “tristeza” (figura 1.). Isto, provavelmente, devido ao esperado aumento da taxa de juros no dia 4 e pode também ter sido ligado à admissão pelo ministro da economia, Paulo Guedes, de que o governo havia excedido seus gastos. Entretanto, este pequeno aumento na “tristeza” foi logo substituído por um aumento na “felicidade” por mais de uma semana entre 11 e 20 de agosto (figura 2.). Isto, sem dúvida, estava ligado à surpreendente notícia de que a economia brasileira havia crescido mais do que o esperado.

A média de notícias de 7 dias para o México registrou 12754 pontos de dados associados à questão da economia. A emoção dominante para o mês de agosto entre a mídia mexicana foi “tristeza” com 2.654 pontos de dados ou 20,81% do total de pontos de dados registrados.

O dia 2 de agosto registrou um enorme pico para a emoção da tristeza em torno do tema da economia na mídia mexicana (figura 3.). Isto foi associado à notícia de que o Banco da América previa crescimento zero para o México em 2023, juntamente com artigos, questionando se o México estava entrando em uma recessão. Entretanto, após este pico de tristeza houve um aumento da “felicidade” de 3 a 12 de agosto (figura 4.), o que é estranho porque esta semana foi repleta de reportagens da mídia reagindo ao pronunciamento severo do Banco da América. Talvez a mídia tenha tido algum alívio ao esperar que a pior notícia do mês já estivesse fora do caminho.

Web (público)

As conversas na web sobre a questão da economia registraram mais de 123 bilhões de pontos de dados. O Brasil foi responsável por 90 bilhões e o México por 32 bilhões de pontos de dados cada um. Entre os usuários brasileiros da web, a emoção dominante era o ‘nojo’, o que representava 12 bilhões de pontos de dados ou 13,99% do total das conversas na web brasileiras.

Em 4 de agosto, houve um pico significativo de ‘felicidade’, ‘expectativa’ e ‘aversão’ (figura 5.). É difícil dizer se uma mistura tão forte de emoções estava ligada à declaração do ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, sobre o governo ter quebrado seu teto de gastos, ao anúncio de um novo ministro da economia da vizinha Argentina, ou à notícia de que o real brasileiro havia fechado mais alto em relação ao dólar. O segundo pico emocional aconteceu em 18 de agosto e foi composto de emoções de “aversão”, “felicidade” e “ressentimento” (figura 6.). Outra forte mistura de emoções estava muito provavelmente ligada ao anúncio de que o governo brasileiro prometeu elevar o Auxílio Brasil (Apoio Brasileiro) para as famílias mais pobres do país para R$600 por mês em 2023.

Em agosto, houve conversas na web no México sobre a questão da economia, registrando 32 bilhões de pontos de dados. A emoção dominante entre as conversas online foi “surpresa” com 4,5 bilhões de pontos de dados ou 13,96% do total de pontos de dados registrados.

O mês começou com dois picos significativos, um em 2 de agosto de ‘tristeza’ e ‘medo’ (figura 7.) seguido por um pico maior em 4 de agosto de ‘surpresa’ e ‘expectativa’ (figura 8.). Estas imitaram em grande parte as emoções vistas na média das notícias de 7 dias, com muitos avisos sobre recessões técnicas e crescimento zero no novo ano, o que teria tornado as conversas on-line sobre o assunto mais tristes e temerosas.

“Este mês mostra que a mídia e as conversas diretas na Web (públicas) estão amplamente alinhadas quando se trata do tema da economia nas duas potências econômicas da América Latina”, comenta Roger Darashah, co-fundador da LatAm Intersect PR.

“As emoções podem registrar um pouco mais fortemente diretamente na Web (onde há menos ‘filtros editoriais’), mas ambos os países viram notícias econômicas otimistas no início do mês, apenas para serem seguidas por anúncios um pouco mais positivos quando o mês de agosto chegou ao fim”.

Ele continua: “O Brasil tem um grande teste de estresse no início de outubro, já que se aproxima das eleições presidenciais mais polarizadas desde a redemocratização, enquanto o

México vai querer manter uma tampa sobre a inflação que ainda ameaça aniquilar o crescimento econômico pelo resto do ano”. No entanto, ambos os países estão procurando surpreender os que dizem a verdade, provando que a América Latina pode ser uma grande força para o crescimento econômico em um mundo onde a Europa enfrenta um inverno difícil e os Estados Unidos estão à beira de uma recessão”.

A LatAm Intersect PR publicará mensalmente Relatórios Climáticos Emocionais sobre questões-chave de interesse para a região tais como: vacinas, economia, política, moedas criptográficas, meio ambiente, diversidade e igualdade.

“A tecnologia reflete a base de nossa agência, nossa metodologia de programação baseada no público, e por que os criamos”. O assunto favorito da sociedade é ele mesmo; os indivíduos são os novos protagonistas. Quanto mais cedo e melhor as marcas entenderem o que e como o público pensa, mais profundamente serão capazes de se envolver”, conclui ele.

Os Relatórios Climáticos Emocionais estão atualmente disponíveis na Argentina (espanhol), Brasil (português), Chile (espanhol) e México (espanhol); versões para Colômbia (espanhol) e Peru (espanhol) seguirão.

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