sábado, maio 18, 2024

Conheça André Salvador, ex-professor e candidato a deputado estadual

RioEleições 2022Conheça André Salvador, ex-professor e candidato a deputado estadual

Tendo como mote a educação, André é apoiado por Heloísa Helena, que tenta uma cadeira em Brasília como deputada federal.

Por Marcos Vinicius Cabral

Ouvir, realizar e resolver. Essas foram as ações mais praticadas por André Salvador em conjunto com alunos das universidades públicas e particulares no período em que foi professor universitário.

Lançado a deputado estadual pelo Rede Sustentabilidade, André, que também é publicitário, ativista social, dramaturgo e ator com participações em diversas novelas nas redes Globo e Record, não quer encenar nessa campanha eleitoral e fazer de fato, sendo eleito, uma Educação para todos.

“Não dá mais para tratarmos a Educação como há 30 anos atrás. Estamos perdendo em competitividade e vimos o que a falta de intimidade com a tecnologia nos fez passar na pandemia. O ensino científico e tecnológico precisa ser uma necessidade e não um capricho. É ilusão achar que podemos lidar com esta nova geração como foi conosco e com os nosso pais. A Educação mudou e o professor não é mais o detentor da informação e sim um facilitador”, revelou André.

Com vasta experiência na administração pública do estado, André Salvador quer levar a expertise acumulada nos mais de 150 projetos de lei nas áreas de Arte, Cultura e Educação para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“Na Alerj vamos poder mostrar o que já fizemos pela cidade de Niterói. Vamos colocar a Educação no lugar dela, no primeiro lugar. Além de aumentar o número de profissionais de ensino, lutaremos pelo reconhecimento da categoria. No campo da infraestrutura, vamos condicionar nossas ações em programas verdes, trazendo os benefícios da reutilização da água da chuva para a maioria das atividades escolares, bem como a instalação de equipamentos de energia fotovoltaica, culminando na utilização de ventiladores e aparelhos de ar-condicinados com um custo quase zero. Reutilizaremos a economia destes recursos no pagamento de pessoal e em sua qualificação”, disse Salvador.

Nessas eleições, tenta pela primeira vez uma cadeira no poder legislativo do estado de Rio de Janeiro e para isso conta com o apoio da 3ª mulher que mais recebeu votos em uma campanha rumo à presidência do Brasil: Heloísa Helena (Rede Sustentabilidade), que concorre a uma vaga para deputada federal.

“Heloísa é, como disse Jô Soares, nossa Flor de Mandacaru. Posso afirmar que não há ninguém neste país mais compromissado com a causa pública do que ela. A vinda de Heloisa Helena para uma candidatura a deputada federal pelo Rio de Janeiro é motivo de muito orgulho e de muita alegria para todos nós. O Rio é também a casa de seu pai e, por conseguinte, a sua casa. A mais carioca das nordestinas vai nos ajudar a colocar ordem nesta bagunça que se tornou o Rio de Janeiro. A parceria com Helô é estratégica e traz, principalmente a Niterói, cidade onde ela teve o maior número de votos no Sudeste, um sopro de esperança para nosso povo. Espero poder, junto a ela, contribuir com a manutenção da ordem, da democracia e da defesa dos interesses do povo fluminense”, finalizou.

André é ator, dramaturgo, publicitário e ativista social brasileiro, George André da Silva Salvador, tem 50 anos, nasceu no Campinho, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.

De origem humilde, passou a infância e juventude na Praça Seca, em Jacarepaguá, morando mais tarde no Humaitá, na Zona Sul.

Sempre lutando pelas classes menos favorecidas, foi líder estudantil nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se fundador de grêmios estudantis com amplo envolvimento em diretórios acadêmicos na Escola Técnica Rezende Rammel no Lins de Vasconcellos e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

Neste período, lutou contra os proprietários de escolas particulares denominados Tubarões de Ensino, pela qualidade dos ensinos fundamental e técnico; pela remuneração justa dos professores; e pela universidade pública acessível e aberta sem provas ou vestibulares.

Ainda jovem, participou de movimentos populares da música nos sub-bairros de Jacarepaguá, movimentado a cena underground nos anos 1990, participando como músico em bandas com influência do rock inglês e americano.

Se apaixonou pelas artes cênicas, começou a cursar teatro, formou-se e começou a trabalhar tendo em seu currículo a produção de peças teatrais com Charles Moeller e Cláudio Botelho, além de produções audiovisuais na redes Globo e Record em mais de 20 anos de carreira.

Paralelamente, em 2002, inaugurou o Centro de Especialização e Preparação de Atores (Cepa), escreveu as peças São Jorge – O Cavaleiro do Mundo e Eles Pensam Que São Elas, além do média-metragem Patricinhas.

No mesmo ano, fundou a Comunikado Mídia, Propaganda e Marketing Empresarial somando mais tarde com as atividades do Instituto Brasileiro de Neurociência e Psicanálise Clínica (IBNEP).

Professor universitário, ativista social e administrador público, foi assessor de comunicação em Furnas Centrais Elétricas, na Alerj, produtor de eventos da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e em Niterói, onde reside há 17 anos, foi subsecretário em três oportunidades: executivo, de participação social e de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro.

Foi vice-presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Cicom-RJ) e ocupou a presidência da Associação Brasileira de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Abrated).

Produziu mais de 150 projetos de lei, nas áreas da educação, cultura, arte se Ciência e Tecnologia, destacando-se com um dos mais experientes técnicos de administração pública do Rio de Janeiro.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles