segunda-feira, maio 20, 2024

Empreendedores se reinventam e buscam conhecimento para desenvolverem seus negócios

COLUNA RIO +GeralEmpreendedores se reinventam e buscam conhecimento para desenvolverem seus negócios



Uma das áreas que mais sofreu durante a pandemia foi a de eventos, que viu suas
atividades serem interrompidas praticamente de um dia para o outro, prejudicando milhares
de pessoas. Segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor teve queda de mais de 90% nos serviços e perda de faturamento desses profissionais. Uma economia que movimentava cerca de R$ 250 bilhões no país e empregava 6 milhões de trabalhadores diretos e
indiretos.


Ao fazer um raio X dos prestadores de serviços do ramo de casamentos do Rio de Janeiro,
a economista pós graduada em gestão de pessoas, Beatriz Costa identificou que a maioria
tem dificuldade em viver do próprio negócio.

Segundo ela, são profissionais com potencial
enorme, mas por interferências internas, acabam fazendo muitas coisas e não focam no
mais importante. “Normalmente terminam o dia exaustos, não tem tempo para si e para a
família, não se permitem parar e acreditam que se esforçam muito mas não têm o resultado
que desejam e merecem”, afirma.


Esse cenário tem uma explicação: “se a pessoa não vende, não tem clientes, não consegue
se organizar, a empresa não anda ou se o negócio está estagnado é porque a pessoa por
trás dele precisa destravar suas interferências. Não adianta fazer diversos cursos e
formações em vendas, gestão e negócios se não olhar para a pessoa que está atrás dele”,
diz.

Beatriz Costa


Com o objetivo de ajudar esses empreendedores, Beatriz Costa desenvolveu a Geração da
Prosperidade, onde oferece mentorias individuais e em grupo. A metodologia exclusiva
desenvolvida por ela, engloba ferramentas da psicanálise, constelação familiar,
produtividade, gestão e vendas e é dividida em três etapas. A primeira etapa trabalha a
pessoa por trás do negócio. Já a segunda, foca na organização do tempo e do negócio para
aumento da produtividade; e a terceira, na solução do problema, técnicas de vendas,
networking e parcerias.


Para a fotógrafa Taís Peyneau, a capacitação a ajudou a ter mais organização na gestão e
estratégias de vendas. “Não é um processo fácil sair da zona de conforto, mas ter alguém
te incentivando é muito melhor. O resultado veio em forma de aumento nas vendas nos
primeiros meses de treinamento”, diz.


Ao final do processo, os empreendedores aprendem a delegar, usar seu potencial máximo,
ter tempo para si e para a família, se permitindo parar para descansar e viver do próprio
negócio. “Consequentemente vivem sua melhor versão, se conhecem e se conectam consigo e com sua força interna. Aumentam a autoconfiança e tomam suas próprias decisões sem medo, alcançando a prosperidade financeira que tanto desejam”.


A empreendedora Samyra Matos afirma que passou a ter mais confiança na tomada de
decisões. “Me sinto mais leve, com mais foco e consegui expandir o meu negócio,
contratando funcionárias e delegando. A mentoria a ajudou muito identificando coisas que
não sabia que a afetavam. Pude tratar isso e passei a colocar em prática ativando meu
potencial profissional”.


Já a estilista Marcela Abdalla disse que viu a mudanças no seu negócio no início do
processo. “Cresci os pedidos de orçamento e ganhei confiança em mim. Sinto que estou
pronta pra qualquer desafio”. Para a empreendedora Graziela dos Santos, a metodologia mudou não só a sua visão, mas a atitude em relação a vida. “É uma experiência incrível de autoconhecimento e autorreconhecimento. Cada minuto vale a pena” conclui.

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