sábado, maio 18, 2024

Os riscos de buscar profissionais não capacitados

Blogs e ColunasColuna Beleza e SaúdeOs riscos de buscar profissionais não capacitados

Com frequência, a mídia tem divulgado casos de procedimentos estéticos, realizados de maneira errada, com grandes prejuízos, consequências irreversíveis e até morte em pacientes. Como exemplo, entre tantos, cito o de uma paciente que foi submetida à cirurgia estética de “lipo de papada”, que é aquela técnica utilizada para remoção da gordurinha abaixo do pescoço, que incomoda algumas pessoas.


No decorrer do procedimento houve um acidente com ruptura de um vaso importante do pescoço, sendo necessário que fosse entubada e passasse por uma cirurgia de emergência, com médico cirurgião vascular, pois o dentista que executou o tal procedimento não pode entrar no centro cirúrgico.


O dentista é proibido pelo seu conselho de realizar cirurgias estéticas na face. Seja nariz, pálpebras ou mesmo lipoaspiração. Estas técnicas acabam sendo vendidas como procedimentos simples de serem realizados em consultórios, por não cirurgiões plásticos.


Assim como dentista, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos não são médicos. A falta de órgão que fiscalize e, principalmente, regulamente o que cabe a cada profissão, dificulta a solução deste problema, sendo cada vez mais recorrente a invasão de profissionais não capacitados dentro da cirurgia estética, assim como realizando tratamentos invasivos da face.


É importante e necessário que as pessoas procurem por profissionais verdadeiramente capacitados para cuidar e realizar qualquer procedimento, seja ele invasivo ou não.

Sobre a Dra. Valéria Destéfani

Desde o ano de 2000, quando se formou em medicina através da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Valéria nunca mais parou. Logo em seguida realizou especialização e residência em cirurgia geral, por dois anos, e após este período, se especializou e também fez residência em cirurgia plástica, com duração de 3 anos. Em 2007 realizou a prova para o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ficando em segundo lugar na prova nacional. Para Valéria, a cirurgia plástica é uma forma de obra de arte, “Encaro a Cirurgia Plástica e a cosmiatria como minha forma de fazer arte. De poder cuidar, tratar e mudar aquilo que é possível para melhor, ou porque não dizer, muito melhor”. Mais recentemente Valéria Destéfani se tornou especialista nos Estados Unidos, em lipo HD, a lipo de alta definição, que é uma evolução da lipoaspiração tradicional, e traz embelezamento para região abdominal. Essa especialização foi feita em Nova York, de onde trouxe cânulas específicas para o procedimento. A média explica que a lipo de alta definição proporciona o corpo dos sonhos para homens e mulheres.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles