Conheça as oito tendências de RH para 2022

0

A Guia Salarial 2022 de Pay Balance by Show Me The Money destacou as oito tendências do setor de RH para 2022: modelo híbrido, gestão de cultura inclusiva e uso da tecnologia para aquisição de talentos são algumas delas. Murilo Arruda, CEO do MyDNA, comentou sobre cada uma delas.

1- Ambientes de trabalho atrativos para os talentos


Esse desafio se tornou um problema para muitas empresas que fracassam na hora de atrair e reter seus colaboradores, principalmente porque não sabem como criar um ambiente de trabalho atrativo para eles. É importante que conheçam seus colaboradores, que saibam o que sentem e do que precisam para poder tomar melhores decisões. As novas gerações querem se sentir empoderadas, querem ter vidas mais emocionantes, ágeis e flexíveis, procuram movimentar-se e crescer rapidamente nas empresas, preocupam-se por questões sociais, são inclusivas e mais sustentáveis, querem inovar, buscam propósito e oportunidades.

2- Modelos de trabalho híbridos


A era do modelo de trabalho com escritórios e horários rígidos parece ter chegado ao fim. E esse cenário é construído a partir das demandas das novas gerações que buscam modelos de trabalho mais ágeis e flexíveis, que sejam inclusivos e sustentáveis, preocupam-se com questões sociais, querem inovar, buscam propósito e oportunidades. Cerca de 13% das empresas, com destaque para multinacionais, estão oferecendo benefícios de assistência em home office entre $10 e $50. Os horários rígidos para entradas e saídas de todos os colaboradores ao mesmo tempo, com 100% de presença e de espaços hierarquizados ficou, definitivamente, no passado. A flexibilidade e o trabalho remoto chegaram para ficar, com diferentes graus de intensidade. “Em 2022, veremos como se consolidam estes modelos híbridos que combinam teletrabalho e presença física nas instalações da empresa. Empoderar os colaboradores para gerenciar com flexibilidade suas horas de trabalho e sua localização será a vantagem competitiva mais procurada”, prevê Murilo.

3- Bem-estar emocional dos funcionários


As iniciativas para fortalecer a saúde mental dos funcionários ganharam grande relevância. E esse é mais um efeito direto da pandemia. Segundo a Global Consumer Survey da Statista, em países como Brasil, Estados Unidos e Suécia, 40% das pessoas apresentaram sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Assim, um dos desafios das empresas é cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Alguns exemplos de ações que podem auxiliar esse processo: implementação de plataformas 24 horas que oferecem serviços de assistência aos colaboradores; cursos de gestão de estresse e programas de incentivo à prática de atividades físicas.

4- Gestão da cultura inclusiva


A cultura organizacional se materializa uma vez que se consegue visualizar e medir necessidades, interações e o nível de compromisso das pessoas, promovendo assim os valores desejados. As empresas estão tendendo a adotar uma cultura inclusiva de compromisso, empoderando colaboradores e dando feedbacks construtivos, valorizando os indivíduos, buscando dar protagonismo a todos do time.

5- Tecnologia para a aquisição de talento


O uso da inteligência artificial se intensificará para a detecção de talentos, desenho de algoritmos para a identificação de candidatos, implementação de chatbots para os primeiros passos no processo de seleção e realidade virtual para oferecer melhor uma experiência aos candidatos. Além disso, um maior uso de big data preditivo será utilizado para descobrir que candidatos se adaptarão melhor à cultura organizacional das empresas, como faz a plataforma The Bonding.

6- Utilizacão de tecnologia para se tornar mais ágil


As pessoas localizadas em diferentes partes do mundo estão forçando as companhias a acelerar a implementação de novas tecnologias para manter as equipes conectadas e comprometidas. O maior desafio para 2022 é a adoção de tecnologia adequada, capaz de resolver as necessidades das organizações, dos colaboradores e do meio ambiente. Exemplos: aproveitar os dados (People analytics) para visualizar e entender as pessoas e as companhias; identificar os colaboradores de maior desempenho e os influencers culturais; humanizar as avaliações de desempenho com feedback contínuo 360° e conectar o trabalho com os valores humanos.

7- Onboarding digital


O objetivo é garantir que os novos colaboradores estejam rapidamente em dia com o conteúdo próprio de seu cargo e, especialmente, realizem uma imersão na cultura da organização, conseguindo um maior engajamento dos participantes, realizando atividades lúdicas, recreativas e competitivas. A utilização de práticas digitais para a integração de novos colaboradores se intensificará, com iniciativas como eventos virtuais, vídeo-games, otimização dos processos através de gamificação, redes sociais e de comunicações internas, plataformas virtuais e apps de onboarding, como é o caso de BadgeHeroes, que relançamos este ano para toda a América Latina.

8- Metodologia para mudança


Em 2022, observaremos uma tendência na implementação de diferentes metodologias integrais para a gestão da mudança, com um plano para avaliar qual é o impacto nos diferentes processos da organização e realizar sucessivas interações para alcançar objetivos. Nesse caso, o papel dos líderes como agentes de mudanças terá maior relevância, criando um contexto organizacional propício para a inovação, gerando uma cultura de confiança, segurança e flexibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.