domingo, maio 19, 2024

Coluna 6tou apresenta Viviane Prado, rainha da União Vilar Carioca

Blogs e Colunas6tou com Max KindlerColuna 6tou apresenta Viviane Prado, rainha da União Vilar Carioca

Coluna 6tou apresenta hoje Viviane Prado , vencedora do prêmio Gazeta do Rio pela liga Livres, rainha de bateria da União do Vilar Carioca.


Pedagoga, professora na Educação Infantil e sambista apaixonada por Carnaval, a história com o samba começou desde pequena, pois como moradora do bairro, aprendeu a amar a GRES Mocidade Independente de Padre Miguel.


Além de considerar o carnaval um lindo espetáculo, também ver como uma potente ferramenta educativa e enriquecedora das práticas pedagógicas antirracistas por representar resistência e luta do nosso povo.


O reinado na União do Vilar Carioca veio como um presente através do convite dos presidentes da escola e o aceitou por se tratar da realização de um sonho. Com muita dedicação, respeito e honra defende o pavilhão com alegria e garra e ficou muito feliz com o reconhecimento através deste prêmio.


Recentemente mãe novamente e retornar para a Avenida como Rainha de bateria ajudou a desmistificar a ideia de que a maternidade limita a mulher a desempenhar determinados papéis estereotipados por corpos perfeitos.


“Agradeço a oportunidade de contar a minha história e me coloco a disposição para abrilhantar ainda mais este canal de comunicação”


O Facebook é Viviane Prado e o Instagram: @vivi_pps

Quem é Viviane Prado?


Sou uma mulher feliz e realizada por ser mãe solo, Pedagoga, sambista, praiana que ama viajar e por ter coragem para encarar este mundão com brilho nos olhos, sorriso no rosto e gratidão por ser tão abençoada.


Fale sobre o seu trabalho de pedagoga e professora na Educação infantil?


Estar diariamente com as crianças é um privilégio! A Educação Infantil é a etapa mais importante da formação escolar e atuar como mediadora no desenvolvimento das crianças nesta faixa etária, acrescenta um significado valioso na minha formação como pedagoga e especialista em psicologia infantil. Busco construir práticas pedagógicas que contemplem as múltiplas infâncias e utilizo o samba e o Carnaval como recursos para enriquecer as atividades em sala com ênfase na educação antirracistas que também é minha área de pesquisa acadêmica.
Sou feliz e realizada atuando profissionalmente como Professora na rede pública do Rio de Janeiro.


Fale do Convite em ser Rainha de bateria do Vilar Carioca?


O convite oficial aconteceu através das redes sociais através do presidente da escola Leo Tinoco e a primeira dama Regina Plaudio, porém o pontapé inicial veio do Universo que conspirou para que eles enxergassem em mim a essência do posto de Rainha de Bateria e aceitei com muita alegria e responsabilidade por se tratar da realização de um grande sonho. Apesar de ter tido pouco tempo para me preparar, me dediquei com muita responsabilidade e comprometimento por entender a importância de defender um pavilhão na Avenida. Pavilhão que aprendi a amar e respeitar. A GRES União do Vilar Carioca já faz parte da minha vida.


Como surgiu seu amor ao samba e ao Carnaval?


Minha história com o samba começo desse pequena, pois como moradora do bairro, aprendi a amar a GRES Mocidade Independente de Padre Miguel ao ouvir de casa a bateria tocando nos ensaios na antiga quadra da escola. O Carnaval me contagia com sua força, potência e resistência a dor. É uma festa que tem o poder de curar com sua magia, brilho e encantamento. Costumo dizer que todas as pessoas deveriam viver a experiência de passar pelas passarelas dos desfiles das Escolas de Samba.

Seus Agradecimentos?


Gratidão a Deus e aos meus Orixás.
Gratidão ao GRES União do Vilar Carioca por me receberem com respeito, aos meus presidentes Leo e Regina por confiarem em mim, aos meus filhos, em especial ao querido Alê Reis que sempre me viu como Rainha de Bateria, a Vânia Rodrigues que esteve incansavelmente comigo nesta caminhada, a também rainha de bateria Taissa Marins pela generosidade , aos meus amigos e pessoas especiais que estiveram ao meu lado neste primeiro ano de reinado. Obrigada a Gazeta do Rio pelo prêmio e reconhecimento.
Desejo muita saúde e caminhos abertos para todos nós.
Um grande beijo
Viviane Prado

NOTAS

Diga não ao preconceito

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ acaba de lançar, via Youtube, a campanha “Diga NÃO ao preconceito”! O objetivo é alertar à sociedade que todos têm e precisam defender o direito de viver, conforme suas escolhas.

O objetivo, segundo o professor Bayard Boiteux, é alertar à sociedade que todos têm e, acima de tudo, devem defender o direito de seguir a vida, conforme a própria escolha. “Somos uma sociedade plural diversa, não podemos tolerar que ninguém negue a nossa história, a nossa negritude. Temos o direito de amar de todas as formas, de professar várias religiões, de ser feliz”, declara Boiteux.

Grupo de Empresários G10 promove painel sobre Empreendedorismo e Inovação e presta homenagens

O evento reunirá personalidades de diferentes segmentos empresariais e celebridades

Na sexta-feira, 03 de junho, será realizado o 50º. Encontro de Empresários G10, evento que há 15 anos reúne empresários, representantes institucionais e personalidades, para relacionamento e integração entre importantes agentes da economia do Estado do Rio de Janeiro. O evento matinal acontecerá no Salão Nobre da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, no Leblon. Georgia Buffara, Fundadora e Presidente do Instituto Bees of Love. Será Homenageada no evento.

Chico Alves e Toninho Geraes lançam novos afro-sambas

“ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS” chega nas plataformas em 27 de maio

Dupla gravou o disco junto com o Trio JANAJU, do maestro Jaime Alem

Pré-save: https://mills-records.lnk.to/AluayeAR

“A vida é a arte do encontro”, já dizia Vinicius de Moraes. E foi com esse axé do Poetinha e sob as bençãos dos Orixás que nasceu o álbum “ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS” (Mills Records), fruto da união dos compositores Chico Alves e Toninho Geraes com o Trio JANAJU, formado pelo maestro Jaime Alem e pelas cantoras Nair Cândia e Jurema de Cândia.

Inspirado no disco de Vinicius de Moraes e Baden Powell, lançado em 1966 e considerado um divisor de águas na história da Música Popular Brasileira, “ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS” chegará em todas as plataformas digitais no dia 27 de maio.

Compositor de sucessos nas rodas de samba Brasil afora, gravado por Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, o mineiro Toninho Geraes tem seis discos autorais lançados e, desde “Preceito” (2009), ensaiava mergulhar nas águas profundas dos Orixás.

E os novos afro-sambas, como “Benguelê”, “Mãe Rezadeira”, “Paixão é Maré”, “Rainha Ginga”, “Coisas da Minha Terra” e “Dor de Amor”, ganharam corpo e alma quando o mineiro cruzou versos e acordes com o capixaba Chico Alves, com dois álbuns lançados, parceiro de Moacyr Luz, Toninho Nascimento e Wilson das Neves.

“Pedi essas melodias aos Orixás, me conectando com as melodias lá de cima”, revela Geraes. “Ele me mandava as melodias assobiadas e eu caprichava nas letras”, completa Chico Alves. Essa viagem deslumbrante à linguagem dos afro-sambas, porém, carecia de uma sonoridade capaz de transportar o ouvinte ao universo habitado pelas nossas entidades musicais.
Queríamos revisitar esse universo de Baden e Vinicius, mas não tínhamos ainda a pessoa certa para fazer isso junto conosco. Buscamos por aí até conhecer pessoalmente Jaime, Nair e Jurema, que trouxeram a estética que sonhávamos para o disco”, rebobina Alves.

Responsável pelos arranjos dos novos afro-sambas, Alem lembra que pegou o violão logo que recebeu o convite. “Disse a eles que não só estava dentro, mas que faríamos um disco histórico porque todas as músicas são maravilhosas”, prevê Jaime Alem, conhecido por ter sido maestro da banda de Maria Bethânia por quase três décadas.

A banda que acompanha Chico Alves e Toninho Geraes é formada por Jaime Alem (violões), Dirceu Leite (flauta e sax), Rômulo Gomes (contrabaixo), Felipe Tauil e Robson Batata (percussões) e Vitor Vieira (bateria).

ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS é um convite de Chico Alves, Toninho Geraes e Trio JANAJU ao terreno do sagrado, do mistério e da devoção. Ogum Yê!

Renovado

Amauri Santos renova com a escola de samba Camisa 10 para o carnaval 2023. O profissional está feliz pra começar os trabalhos . E espera em breve lançar o novo enredo da agremiação.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles