domingo, maio 19, 2024

Confira o primeiro dia do Festival de Cinema de Vassouras

EspecialFestival de Cinema de Vassouras 2022Confira o primeiro dia do Festival de Cinema de Vassouras

Neste domingo começou o Festival de cinema da cidade de Vassouras, interior do estado do Rio de Janeiro, região que faz parte do Vale do Café.

É a primeira edição do festival que acontece até o próximo domingo, dia 29 de maio. São apresentados longas e curtas metragens e também terão debates sobre o mercado do cinema e audiovisual. A organização é dos irmãos Bruno e Jane Scaglia e conta com o apoio da Universidade de Vassouras, Prefeitura da cidade, governo do estado e outras empresas.

A Gazeta do Rio de Janeiro foi convidada pela organização do evento e está na cidade de Vassouras cobrindo o evento.

A cidade está toda preparada e ornamentada para a festa que ressalta e promove a cultura local e do estado do Rio e contou com a presença de artistas e políticos locais e do governo do estado.

A abertura do festival começou no centro de convenções General Sombra, na Universidade de Vassouras com o tapete vermelho, onde os artistas eram recepcionados.

Entrevistei os organizadores Bruno Saglia e Jane Saglia, Carlos Vereza, um dos homenageados da noite, o ator Humberto Martins que também terá homenagem e os apresentadores da festa, Thayla Ayala e Renato Góes, que interpretou Zé Leôncio nos primeiros capítulos de Pantanal.

No Centro, houve a apresentação e fala dos organizadores e políticos como o prefeito de Vassouras, a secretaria de cultura do governo do estado, do deputado Gustavo Tutuca e do reitor da universidade.

Após as falas, o ator Carlos Vereza foi homenageado, com o Troféu Paulo José e se disse emocionado e lisonjeado da honraria

Após, foi exibido o filme O Garoto, de temática LGBTQI+, protagonizado pelo ator …, Bruno Gissoni e com participações da própria Thayla, de Beth Goulart e Carol Castro.

Confesso que achei admirável a iniciativa de exibir um filme com essa temática numa cidade para muitos, conservadora.

Mas o filme exibido é bem contado e prende, pelo drama denso do personagem central, um escritor que se apaixona por um garoto de programa.

A imprensa foi muito bem tratada no primeiro dia. Cheguei ao ponto marcado pela assessoria de imprensa do festival às 10, horário marcado, no Hotel Prodigy, ao lado do aeroporto Santos Dumont.
É a primeira cobertura fora do Rio, da Gazeta.
Chegamos a Vassouras as 13 horas e ficamos no hotel Gramado da Serra e ficaremos até a segunda feira, dia 30, dia do encerramento do festival.


A cidade está em festa. Almocei no restaurante Taberna do Barão, com música ao vivo e bom atendimento. Aliás, é impressionante como a cidade de Vassouras é bem diferente do Rio na estrutura, educação, trânsito também, afinal não há sinalização.

O hotel é bem tranquilo, aconchegante e a cidade tem um ar interiorano incrível, com a praça, restaurantes, bares, lugares calmos, aprazíveis,

O festival é uma ótima oportunidade de promover a cidade e tá dando tudo certo no momento. É o que veremos nos próximos dias. Filmes serão apresentados, palestras e todo o clima incrível que a cidade mostra.

Confira aqui na Gazeta do Rio e nas nossas redes a cobertura completa do primeiro Festival de Cinema de Vassouras.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles