segunda-feira, maio 6, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

União Europeia não aprova processo facilitado de adesão da Ucrânia

Blogs e ColunasBlog do Luiz Otávio OliveiraUnião Europeia não aprova processo facilitado de adesão da Ucrânia

Na manhã do segundo dia do encontro semestral do Conselho Europeu, os chefes de governo do bloco emitiram um comunicado dizendo que uma aceleração do processo de adesão favorecendo a Ucrânia não será possível. 

Reunidos em Versalhes, na França, os líderes se comprometeram a apoiar a Ucrânia na guerra e a garantir que o processo de adesão ordinário seja feito no menor tempo possível. Uma adesão de urgência, entretanto, “não existe”, como disse o primeiro-ministro holandês Mark Rutte.

O processo ordinário leva, na melhor das hipóteses, alguns anos. Explico melhor como ele funciona e quais os critérios necessários para entrar no bloco:

A Ucrânia já havia pedido um “processo acelerado” para entrar no bloco, algo que von der Leyen negou. Ela disse que “não há dúvidas de que os ucranianos pertencem à família europeia, mas não podemos abdicar de nossos critérios.”

Os chamados “critérios de Copenhague”, definidos na capital dinamarquesa em 1993, definem o que é necessário para aceitar a entrada de um novo membro na UE.

No âmbito político, são necessárias instituições estáveis que garantam a existência da democracia, do Estado de direito e a proteção dos Direitos Humanos e de minorias.

Já no âmbito econômico é necessário a presença de um sistema de mercado aberto ao exterior e com capacidade de concorrer dentro do mercado único do bloco.

O passo que foi dado foi que a presidência do Conselho da UE (ocupada neste semestre pela França) reconheceu oficialmente os pedidos de adesão e os passou para a Comissão, que começará a analisar se os critérios estão sendo cumpridos ou não.

No passado recente, para países do leste Europeu, o processo durou cerca de dez anos. Além de Ucrânia, Geórgia e Moldávia, mais sete países já fizeram o pedido oficial para aderir: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Turquia.

O fim do processo se dá quando a Comissão apresenta o relatório, o Conselho da UE aprova a adesão por unanimidade e a maioria do Parlamento Europeu vota a favor. O maior entrave é a unanimidade no Conselho, já que um só país pode travar tudo.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles