segunda-feira, maio 20, 2024

Juiz expede mandados de busca e apreensão contra Paes, MPF, TCM e Gaeco

RioGoverno Eduardo PaesJuiz expede mandados de busca e apreensão contra Paes, MPF, TCM e Gaeco

Em ação rara, o juiz Luiz Otavio Barion Heckmaier, da 10ª Vara da Fazenda Pública, expediu quatro ofícios com mandados de busca em apreensão contra o prefeito Eduardo Paes, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Município e Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção do Ministério Público do Estado), na ação popular 4717/65 movida pelo advogado Luis Eduardo Salles, que tinha à época o objetivo de impedir a posse dos atuais secretários Pedro Paulo (como secretário de Fazenda, Planejamento e Controladoria) e Daniel Soranz (secretário de Saúde) em cargos na Prefeitura do Rio. A informação foi publicada em primeira mão pelo site Tribuna da Imprensa online

Eduardo Paes dispensa apresentações. A ação contra Pedro Paulo diz respeito à Odebrecht, referentes ao período de realização das olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro. Já contra Soranz e Paes, versa sobre a aprovação (ou não) de contas da gestão de ambos no mandato anterior e se refere à empresa Biotech, dentre outras.

Crimes

Em emenda à petição inicial, Salles Nobre afirmou que agora a nomeação de Pedro Paulo e Soranz foi concretizada. Além disso, ele ressaltou que os dois são acusados de atos de improbidade administrativa e crimes. Dessa forma, sustentou, a presença deles no governo carioca viola o princípio da moralidade administrativa.

“A nomeação agora formalizada de ambos representa um entrave a mais nas investigações e processos em curso, com potencial risco de acesso e destruição de provas, além de toda ordem procrastinatória possível para evitar o desfecho das demandas existentes”, alegou Salles Nobre.

Dessa maneira, ele pediu a suspensão da nomeação de Pedro Paulo e Soranz para os cargos de secretários e a proibição de que integrem o governo de Eduardo Paes (DEM).

Hoje, com a medida do juiz Barion Heckmaier, o caso dá uma reviravolta e deixa em aberto o futuro dos secretários, de Paes e abre uma crise entre as instituições que foram objeto do mandado, tendo em vista que ambas são órgão fiscalizadores do Estado.

https://www3.tjrj.jus.br/consultaprocessual/#/consultapublica?numProcessoCNJ=0308391-62.2020.8.19.

Jornais pró Paes como Extra, O Dia e O Globo ignoraram o caso. Preferiram noticiar a festinha de marajá de Paes e o namorico entre dois secretários. O amor é lindo

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles