quarta-feira, maio 8, 2024

Governo do estado amplia segurança presente em Niterói. Medida desagrada Prefeitura

RioGoverno do EstadoGoverno do estado amplia segurança presente em Niterói. Medida desagrada Prefeitura

A Operação Segurança Presente foi ampliada em Niterói, pelo governo do estado do Rio e chegou, nesta sexta-feira (03/09), à região de Pendotiba. Com a nova base, o programa, que terá um aumento de 160 agentes, estará em nove locais da cidade. Por quatro anos, a operação funcionou em parceria com a Prefeitura de Niterói e agora será totalmente custeada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A medida não agradou muito a prefeitura de Niterói, que gastava 45 milhões de reais por ano e fazia disso um trunfo na hora de falar de suas realizações.

Segundo o município, desde a instalação do Programa Niterói Presente em 2017, o primeiro com financiamento integral de uma Prefeitura, os índices de criminalidade de Niterói começaram a cair. Somente as equipes do programa foram responsáveis por mais de 2.700 ocorrências atendidas ao longo desse tempo. Com as abordagens, 680 foragidos da Justiça foram retirados das ruas e aproximadamente 500 pessoas detidas em flagrante em crimes como furtos e roubos. Foram pelo menos 120 carros recuperados. O resultado só foi possível graças a uma série de investimentos que somam R$ 137 milhões por ano em pessoal, equipamentos, viaturas, tecnologia, ação integrada das forças de segurança e prevenção.

Agora, ela diz que com a não renovação do Programa Niterói Presente, a Prefeitura planeja agora usar os recursos em novas ações complementares do Pacto Niterói contra a Violência.

A Prefeitura chegou a procurar o governo do estado para conversar sobre a renovação do parceria mas sequer conversaram.

Sobre o novo Segurança Presente, outra novidade será a inclusão do braço social do programa na operação de Niterói. Assim como nas demais do Segurança Presente, o efetivo é composto por policiais militares, agentes civis e assistentes sociais, que cuidam do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O governador Cláudio Castro esteve na cidade e agradeceu a parceria com a Prefeitura de Niterói e ressaltou o novo momento financeiro que o Estado do Rio vive.

  • Graças a muito esforço e comprometimento, estamos conseguindo organizar as contas do estado, antecipamos os salários dos servidores e nos permitimos assumir os gastos integrais com a Operação Segurança Presente em Niterói. Agradeço à prefeitura pela parceria desde a implantação do programa, mas a partir de agora assumiremos os gastos e ampliaremos ainda mais a Operação Segurança Presente para outras regiões da cidade. O Governo do Rio tem um compromisso com a população, e a segurança pública é uma das nossas prioridades – disse o governador.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, assumir a gestão da Operação em Niterói permitirá ao Governo ampliar o programa, qualificar os agentes e alinhar com todas as operações Segurança Presente:

  • A primeira mudança será a instalação de três novas bases, que irão melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais. Além disso, os agentes passarão a ser treinados e capacitados por nós, dentro do conceito de polícia de proximidade – explicou o secretário.

A base Pendotiba se soma às duas atuais bases localizadas no Centro e no bairro de Icaraí. Nos fins de semana, os agentes também estarão na Praia de Boa Viagem. O horário de atuação da Operação vai permanecer das 5 horas até as 2 horas da madrugada seguinte, diariamente, complementando o trabalho do 12ºBPM (Niterói).

Inclusão do serviço social

Um diferencial desta nova fase da Operação em Niterói é a implantação do serviço social, que atuará diariamente nas bases. Os assistentes sociais têm a função de resgatar a cidadania de quem se encontra em vulnerabilidade social. Os atendimentos incluem auxílio para retirada de documentos, encaminhamento para abrigo e centros de recuperação, ajuda para sair das ruas e retornar ao convívio familiar ou simplesmente escutar com empatia o que o outro tem a dizer. Ao todo, o serviço social do Programa Segurança Presente já realizou mais de 200 mil atendimentos desde o início do programa em 2014.

Números de Niterói

Desde a implantação, em dezembro de 2017, os agentes do Niterói Presente conduziram a delegacias 2.655 suspeitos e retiraram das ruas 684 foragidos da Justiça. Além disso, 267 pessoas foram presas em flagrante por furto e 165 por roubo. Outros números de destaque são os 126 veículos roubados recuperados e a apreensão de 56 armas de fogo que poderiam ser usadas para a prática de algum crime.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles