domingo, maio 5, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Centro Hospitalar Fiocruz, em Manguinhos, foi construído em 60 dias usando estrutura de aço

RioCidadeCentro Hospitalar Fiocruz, em Manguinhos, foi construído em 60 dias usando estrutura de aço

A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e perfis de aço galvanizado estrutural para estruturas de aço leve, foi fornecedora dos perfis de aço para construção do Centro Hospitalar Fiocruz, localizado no bairro de Manguinhos, no Rio. Em tempos de pandemia e questões ambientais, a utilização do sistema Steel Frame na construção civil, seja residencial ou comercial, se tornado uma alternativa rápida, mais econômica e mais sustentável.

Projetado pelo engenheiro Carlos German Flores, as obras do complexo Centro Hospitalar Fiocruz tiveram início em 28 de março de 2020, em caráter emergencial por conta da pandemia, e levaram apenas 60 dias para serem concluídas. Em 19 de maio do mesmo ano, o espaço já recebia os primeiros pacientes com covid-19, que foram acomodados entre os 195 leitos disponíveis para tratamento intensivo e semi-intensivo. “Foram utilizados 49 toneladas de aço na estrutura do hospital, entre perfis adaptados e acessórios. Contamos com uma equipe de 600 homens que trabalharam na construção, seguindo todos os protocolos de segurança, para garantir a entrega dentro do prazo ”, comenta o engenheiro.

O Steel Frame

Trata-se de um sistema construtivo que utiliza peças de aço galvanizado como seu elemento estrutural principal, substituindo o armado concreto. O fechamento dos espaços pode ser feito utilizando placas cimentícias, parede ou painéis de alumínio composto. Esse método é muito conhecido em todo o mundo e é bastante utilizado nos Estados Unidos.

Leve e muito resistente, o Steel Frame pode ser usado para a construção de edificações de até 4 andares e a durabilidade do material pode chegar a 300 anos. “Há um ganho de área construída utilizando Steel Frame, já que a espessura das paredes é menor em relação aos tijolos ou blocos em uma construção de alvenaria. Esse sistema também facilita uma passagem das instalações elétricas e hidráulicas da edificação, bem como sua manutenção. As construções utilizando Steel Frame são bastante sustentáveis, com baixa produção de resíduos e utilização de água é praticamente zero ”, explica Leonardo Formiga, engenheiro e gerente comercial da Barbieri do Brasil.

Apesar de sua facilidade construtiva, economia e durabilidade, o sistema de edificações com Steel Frame ainda é pouco conhecido no Brasil, mesmo adequado às normas de construção brasileiras. Segundo a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço”, realizada pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil – parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), houve um aumento de 25 , 6% na produção de estruturas de aço no mercado nacional em 2019 em relação ao ano anterior.

As empresas participantes da pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados -Light Steel Frame e Drywall” produziram juntas 62,6 mil toneladas, com faturamento de R $ 430 milhões e contaram com a atuação de 2.286 colaboradores em 2019.

Segundo levantamento divulgado no último dia 17 pelo Instituto Aço Brasil, uma produção brasileira de aço bruto, em maio deste ano, atingiu 3,1 milhões de toneladas, a maior desde outubro de 2018. No acumulado de janeiro a maio de 2021, a produção alcançou 14,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,3% frente ao mesmo período do ano anterior, a maior da série histórica.

Em maio, as vendas internas atingiram 2,1 milhão de toneladas, representando um crescimento de 73,9% frente ao apurado em maio de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, em maio, foi de 2,5 milhões de toneladas, número crescimento de 83% em relação ao verificado no mesmo período de 2020. O forte crescimento filhos indicadores teve a influência da base de comparação com maio de 2020, que foi o segundo mês mais crítico de crise de demanda provocada pela pandemia de COVID-19, impactando fortemente não só a indústria do aço, mas toda a indústria de transformação.

 

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles