sexta-feira, maio 17, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Paes quer liberação de público em estádios e boates em setembro e liberar geral em novembro

CoronavírusPaes quer liberação de público em estádios e boates em setembro e liberar geral em novembro

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (29), um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade. Serão 3 etapas, de 2 de setembro até 15 de novembro.

O anúncio também incluiu a programação para o réveillon e o carnaval e uma celebração de quatro dias com diversos eventos pela cidade, entre 2 e 6 de setembro

O início das comemorações será no dia 2 de setembro, quando haverá nova etapa de flexibilização das regras. O ano de celebrações vai culminar com um feriado municipal no dia 2 de setembro de 2022: o Dia do Reencontro.

– A pandemia não acabou, o que estamos anunciando depende muito da atitude de cada um de nós. É fundamental que as pessoas continuem se vacinando, assim como o respeito às regras, o uso da máscara e o distanciamento. Só assim vamos comemorar a vida e o reencontro. Queremos fazer um ano de celebração da vida, da esperança e de renascimento. Temos um norte com a perspectiva da vacinação e o nosso planejamento vai permitir que as pessoas se programem para o fim da pandemia. Precisamos disso – explicou o prefeito Eduardo Paes durante coletiva no Palácio da Cidade, em Botafogo.

As ações propostas para a redução das restrições têm pré-requisitos para serem efetivadas, diz a prefeitura. As condições serão: o cenário epidemiológico continuar favorável; as vacinas precisam chegar conforme planejado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde; a vacinação dos cariocas deve continuar sendo

*Retomada terá três fases*

2 de setembro – Haverá a liberação de eventos em ambientes abertos; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

17 de outubro – As boates, casas de show, festas em locais fechados e os estádios estarão liberados para abrir com 100% da capacidade desde que o público apresente esquema vacinal completo. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

15 de novembro – O uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.

A primeira etapa, que prevê a reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.

Hoje, no Rio, há 3.727.738 pessoas vacinadas (73% da população adulta) com primeira dose, e 1.536.740 imunizados com as duas doses.

A meta da prefeitura é ter, até o início de setembro, 4.751.823 vacinados com a primeira dose – 91% da população adulta. Até novembro, o objetivo é atingir 93% de imunizados com a primeira dose e 90%, com as duas doses.

Especialistas criticam medida

Para o infectologista Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a estratégia apresentada pelo município é “no mínimo, uma temeridade”

“Nós temos agora a variante delta no nosso país, e se espalhando inclusive no Rio de Janeiro. Nós temos uma boa cobertura vacinal no município, mas não temos certeza de que a efetividade da vacina seja a mesma do que as das cepas do vírus”, opinou Medronho.

O infectologista alertou que é possível que a capital fluminense passe a enfrentar problemas decorrentes do aumento da transmissibilidade da doença. Na avaliação dele, inclusive, os quatro dias de festas propostos pelo prefeito Eduardo Paes podem trazer grandes aglomerações, afirmou ao RJ2

A pneumologista Margareth Dalcomo, da Fiocruz vê com preocupação as medidas:

“Alerto que isso tudo tem um risco, um risco que é razoavelmente calculado e um risco que é fora de controle, sem duvida nenhuma.”

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles