sexta-feira, maio 17, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Museu da Justiça de Niterói é reaberto ao público

RioNiteróiMuseu da Justiça de Niterói é reaberto ao público

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de uma live organizada e transmitida pela rede social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), nesta quarta-feira (23), para marcar a reabertura do Museu da Justiça de Niterói, localizado na Praça da República, no Centro. O espaço, inaugurado em 1919 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1983, estava fechado desde o início da pandemia e reabre com todos os protocolos de segurança.

O prefeito Axel Grael elogiou a reabertura do Museu com uma exposição em homenagem ao mês do meio ambiente.

“Niterói se destaca no tema ambiental e, desde 2014, a cidade passou a ter mais da metade do território com áreas protegidas, o que para uma cidade metropolitana é muito coisa. A cidade tem um bom trabalho na área e está desenvolvendo mais iniciativas de proteção ambiental”, disse o prefeito. “O lixo nem sempre é lixo. Ele pode ser matéria prima, arte e energia”.

Grael destaca que a cultura é uma das prioridades da gestão e quer incluir o Museu na rota cultural do Centro.

“Acho importante conversarmos sobre a integração do novo museu com a agenda cultural da cidade como o antigo Prédio dos Correios, o Caminho Niemeyer, o Theatro Municipal e o Reserva Cultural. Podemos fazer um belo circuito de cultura pelo Centro com a reabertura do novo espaço”.

O presidente do TJRJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, assegurou que está aberto a parcerias.

“Trabalhei na cidade durante um ano, fui juiz eleitoral em 1988, é uma cidade muito bem cuidada. O museu é um centro de vida, um centro de artes e precisa ser combustível da arte, por isso sempre traremos novas exposições. A ideia é levarmos o plano cultural de integração da cidade com o cidadão. O museu quer se incluir em todas as atividades culturais que a cidade proporcionar”, frisou.

No debate, o prefeito falou ainda dos incentivos na área da cultura durante a pandemia.

“Niterói tem muitos talentos na música, artes plásticas, teatro, literatura etc. Com a pandemia e a impossibilidade de trabalho nos espaços ou nas ruas, a Prefeitura abriu editais que permitissem que os artistas se apresentassem de forma remota e passamos a fazer arte na rede. Também criamos o Renda Básica Temporária que beneficiou os artesãos e permitiu que continuassem produzindo suas artes de casa”, informou Grael.

Fotos: Berg Silva

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles