sexta-feira, maio 17, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Aplicativo Finpli é criado para trocas de produto e serviços de forma gratuita

COLUNA RIO +Aplicativo Finpli é criado para trocas de produto e serviços de forma gratuita


Finpli foi lançado para testes em março por dois empresários em Curitiba e já conta com 1 mil usuários. Produtos que podem ser cadastrados na plataforma de troca vão desde roupas a imóveis, além serviços, como de beleza e consertos

Foi criado na cidade de Curitiba, o aplicativo Finpli. Ele serve para interação através de trocas de produtos e serviços, de maneira gratuita


É neste nicho que o aplicativo aposta. Com a sua operação iniciando em março de 2021, o Finpli em apenas três semanas de testes já conta com mais de mil pessoas, que já estão cadastrando produtos, desde roupas até imóveis, para criar o ecossistema de trocas, um segmento que os fundadores, Marcelo Kume e Luiz Fernando Gerber, enxergaram em 2020, ano em que a ideia e a tecnologia do aplicativo foram concebidas.


O aplicativo é gratuito para as pessoas e não pretende mudar isso. No momento está em fase de aumentar a base de clientes e iniciar sua expansão para o Sul e Sudeste do país até 2021.

“Durante a pandemia percebemos um aumento no número de pessoas ofertando e aceitando produtos e serviços à base de troca – então, pensamos, por que não criar um aplicativo para facilitar a vida de quem gosta de negociar nessa modalidade?”, aponta Luiz Fernando Gerber, um dos fundadores do Finpli.


O Finpli é um sistema muito simples de usar. As pessoas baixam o aplicativo na Apple Store ou na Google Play, se cadastram e já estão aptas a usar. Basta cadastrar os produtos que deseja trocar, com foto e descritivo, como em qualquer aplicativo de compra e venda, e indicar o preço de referência, que servirá como base para a negociação. Depois, é só esperar pelas ofertas de troca.


Através de um poderoso sistema de geolocalização, os usuários do Finpli podem localizar pessoas próximas que tenham os produtos que queiram trocar e fazer a proposta. Caso haja o aceite das duas partes ou, usando uma linguagem de internet, dê match, um chat privado é aberto para que os usuários combinem a troca e se encontrem para trocar os produtos. O objetivo é unir as pessoas que desejam fazer as trocas e, como não há valor financeiro, a empresa não tem nenhum ganho sobre elas.
O projeto ainda está em captação de base. Em três semanas, sem investimento, apenas no famoso “boca a boca”, mais de mil pessoas fizeram o download e se inscreveram. A maioria já está cadastrando produtos e serviços, que vão de roupas usadas a imóveis que as pessoas aceitam trocar por um de menor valor, por exemplo. Isso mostra que o Finpli será um aplicativo muito democrático, sem restrições em relação às trocas. O aplicativo dispõe de um filtro por categorias de interesse, tornando-o personalizável para diversas comunidades.

Atualmente, o Finpli conta com seis pessoas para desenvolver sua tecnologia. Em breve, abrirá vagas para times comerciais e de atendimento. A ideia é monetizar de outras formas que não em comissão por cada troca, até porque não estará envolvido dinheiro em nenhuma transação, por isso, para 2021 não há projeção de faturamento, uma vez que os planos de monetização, que na maioria passam por publicidade, têm relação direta com o tamanho da base. Portanto, será um ano para estudos, melhorias, novas ideias e, acima de tudo, aprimoramento da experiência do usuário, algo que Marcelo Kume, outro sócio criador do aplicativo, acredita ser essencial para o sucesso.


O mercado de Curitiba foi eleito para os testes, não apenas por ser a cidade onde o Finpli nasceu, mas por ser um excelente mercado para testes de produtos e serviços. A ideia é, no segundo semestre de 2021, avançar a área de atuação do aplicativo para o Sul e Sudeste e, com o sucesso, abrir para todo o país em 2022, inclusive ampliando as parcerias que já estão sendo mapeadas.


“A dinâmica do Finpli, com seu formato único no mercado, são os diferenciais que apostamos no aplicativo. Algumas plataformas, cujo foco são as vendas, até exploram a troca, mas de uma forma tímida e não segmentada. O Finpli veio para preencher essa lacuna, sendo exclusivamente para a troca de produtos e serviços locais”, aponta Marcelo.

Mais informações estão no site

http://finpli.com.br

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles