segunda-feira, maio 20, 2024

Rio pode suspender vacinação se não chegarem novas doses

CoronavírusRio pode suspender vacinação se não chegarem novas doses

A falta de planejamento do prefeito Eduardo Paes e do secretário Daniel Soranz está custando caro no momento mais difícil da cidade. Após publicarem um calendário de vacinação até o final do mês, a cidade do Rio pode ficar novamente sem doses da vacina

Para que o calendário não seja interrompido, o Ministério da Saúde precisa confirmar a entrega de doses da Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, nesta sexta-feira – a expectativa é receber 90 mil doses nesse lote.

Atualmente, o Rio só tem vacinas de Oxford para imunizar com a primeira dose. As vacinas da Coronavac estão reservadas para a segunda dose. Na última quarta, a secretaria municipal de Saúde chegou a avaliar interromper o calendário por falta de vacinas. Mas uma remessa da Fiocruz saiu direto para o governo do estado, sem ser encaminhada pelo Ministério da Saúde, o que facilitou a distribuição das remessas ainda na quarta e permitiu a continuidade da programação na quinta. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o Rio está “sempre no limite” das doses.

Secretário admite que errou

Isso é uma preocupação imensa porque estamos sempre no limite. Foi uma estratégia da prefeitura fazer um calendário acelerado. Estamos avançados na vacinação de idosos. Mas a gente tem estoques até segunda-feira. Estamos consumindo em média 30 mil doses por dia com a primeira dose. Nessa sexta a gente recebe mais doses da Fiocruz. Nossa expectativa é receber 90 mil doses. Felizmente, já passa direto para o governo do estado. Se o ministério da saúde conseguir manter essa logística, a gente consegue suprir o calendário com as entregas da Fiocruz”, comentou Soranz.

Foto: Edu Kapps/Prefeitura

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles