sábado, maio 18, 2024

Consulta pública revela que mais da metade das pessoas moraria no Centro

RioGoverno Eduardo PaesConsulta pública revela que mais da metade das pessoas moraria no Centro

Novidades no projeto Reviver Centro, tentativa da Prefeitura revitalizar o centro da cidade. Uma consulta pública feita pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano do Rio com mais de 5 mil pessoas mostrou que mais da metade delas moraria no Centro da cidade e bairros do entorno, se tivesse oportunidade.

Atingido pela crise econômica e pela pandemia, a região atraiu 52,06% dos entrevistados, que responderam sim à pergunta sobre o interesse em morar na área central.

 

A enquete recebeu a adesão de 5.056 pessoas, a maioria na faixa etária dos 30 aos 49 anos (2.448 pessoas). Outros 1.140 participantes tinham entre 18 e 29 anos. Na faixa dos 50 aos 59 anos, 844 pessoas atenderam à pesquisa. Outras 607 pessoas tinham 60 anos ou mais. 1994 pessoas disseram que viveriam no próprio Centro. A Lapa ficou em segundo lugar, com 1340 pessoas. A Gamboa aparece em terceiro, com 659 participantes. A Saúde em quarto lugar, com 510 intenções. E o Santo Cristo fecha a lista com 378 votos.

Segurança é a maior preocupação

Quando questionados sobre o que seria necessário melhorar na área do Centro, os participantes da pesquisa disseram que a segurança era a maior preocupação. Um percentual de 19,17% dos participantes apontou o tema como prioridade para investimentos. O transporte público aparece em segundo, com 13,14% dos votos. Saúde e Educação surgem em terceiro, com 12,79% das intenções. Acessibilidade (12,63%), Esporte e Lazer (10,77%), Comércio (9,41%), Meio Ambiente (9,1%) , Cultura (8,82%) e outros serviços ( 4,19%) fecham a lista.

 

A segurança também aparece em outro recorte da pesquisa: 51,36% informaram que não se sentem seguros circulando a pé na área. A esmagadora maioria dos entrevistados (77,63%) informou que não utilizaria carro próprio se vivesse no Centro. Um percentual de 29,35% dos participantes disse que usaria bicicleta como meio de transporte preferido. Outros 55,62% informaram que usariam bicicleta se houvesse investimento em ciclovias.

 

O projeto também prevê a concessão de benefícios a empreendedores. O Reviver Centro diz que terá ainda um cuidado especial com o patrimônio histórico, incorporando no corpo do projeto o edital Pró Apac, que oferecia benefícios aos donos de imóveis históricos interessados em sua recuperação. O objetivo é estabelecer um plano urbano robusto e integrado que provoque adensamento populacional, incentive a renovação do espaço público e reverta o esvaziamento econômico e social da 2ª Região Administrativa, o Centro Comercial e Histórico da cidade, impactado nos últimos anos pela crise econômica e, em especial, pela pandemia do Covid 19.

O cenário é de crise, desigualdade e tem áreas no centro que são de extrema importância. A população espera metas e objetivos claros

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles