quinta-feira, maio 16, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Museu da Maré recebe ações inéditas com exibição gratuita de filme e peças

COLUNA RIO +Museu da Maré recebe ações inéditas com exibição gratuita de filme e peças

A partir do próximo domingo, 31 de Janeiro, duas ações culturais gratuitas e inéditas acontecem no canal do YouTube do Museu da Maré

Idealizados pela Corbelino Cultural, os eventos Cine Coletivona e Obras em Companhia estreiam na próxima semana.

“Os projetos se articulam em parcerias para expandir os profissionais alcançados por esta ajuda emergencial e também partilhar conhecimentos que podem ampliar tanto a estética de nossas obras artísticas, como o campo de trabalho com causador de encontros e conversa nas plataformas virtuais. A partir deste edital emergencial pensamos num movimento importante: abrir frestas de remuneração financeira em tempos pandêmicos”, pondera Natasha Corbelino, idealizadora dos três projetos pela Corbelino Cultural, onde os desenvolveu prevendo a circulação de obras e a circulação financeira entre o maior número de pessoas.

 

Dia 31 de Janeiro, a ação Coletivona lança às 17h o Cine Coletivona, seu novo braço artístico e social. Como abertura da primeira fase do novo projeto, que tem como tema Origens e Novos Caminhos, realiza a exibição do documentário “SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER”, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, seguido de debate com a diretora Andrea Cals. O filme fala da trajetória de mulheres de esquerda na política, após o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.

“Desejamos que seja um festival sobre fazer circular ideias, cultura, formação de repertório e linguagem sobre o território, tendo a cena digital como pulsão de vida gerando breves salves financeiros para mais pessoas agora”, complementa Natasha sobre a segunda fase do projeto, também online, prevista para março. Nela, haverá uma convocatória para que moradoras da Maré produzam seus próprios filmes de celular e /ou Zoom a partir do eixo curatorial. Como resultado, 40 microfilmes de até 3 minutos serão exibidos durante a programação online, e cada um deles receberá uma ajuda emergencial de R$ 400.

Por fim, como uma mostra geradora de conversas em torno de peças de Vinicius Arneiro, um dos mais reconhecidos diretores de sua geração, “Obras Em Companhia” apresenta de 02 a 06 de Fevereiro um repertório de peças que trazem a assinatura do artista: “A PALAVRA SOPRADA”, “COLÔNIA” e “ROSE”. “O Museu da Maré, sem dúvida, é um projeto-modelo de como alinhar mobilização social, memória, construção do presente e invenção de futuro nas comunidades faveladas da Maré. Quando penso que o Obras é aliado a projetos como o Museu da Maré, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Entre Lugares, penso que tenho mesmo muito a aprender e que há muito ainda por ser feito”, finaliza Arneiro.

Credito: Felipe Ribeiro

 

Crédito: Patrick Sister

 

ONDE:

YouTube do Museu da Maré – https://www.youtube.com/c/MuseudaMaré

QUANDO:

→ 31 DE JANEIRO

Horário: 17h                

 

CINE COLETIVONA 

 

Sementes: Mulheres Pretas no Poder

Direção: Éthel Oliveira e Júlia Mariano

Brasil, 2020, 105′

Classificação indicativa – 14 anos

 

 

→ 02, 03 e 04 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Sessões da peça transmitidas ao vivo online em parceria com bibliotecas da rede da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A PALAVRA SOPRADA

Escrita e encenada por Vinicius Arneiro, o espetáculo é uma leitura-performance para ser especialmente ouvida. Ao eleger como ponto de partida a linguagem, o artista propõe ponderações sobre algumas variáveis da convivialidade humana e aborda o gesto da fala e da escrita como tecnologias, instrumentos primordiais na construção/negociação entre modos e mundos — numa força contrária à barbárie. Classificação Etária: 14 anos

 

 

→ 05 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Exibição da peça online seguida de conversa com equipe de criação mediada pela artista Eleonora Fabião, em encontro com o grupo de teatro Entre Lugares (Maré) e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

 

COLÔNIA

Com dramaturgia de Gustavo Colombini e direção de Vinicius Arneiro, a peça conferência idealizada pelo ator Renato Livera foi indicada ao prêmio APCA de Dramaturgia e foi destaque nos festivais internacionais como o FITEI, Festival de Curitiba, MIT SP, MIRADA, recebendo críticas de importantes jornais mundiais, como o britânico The Guardian, o brasileiro Folha de São Paulo e o Jornal de Notícias, de Portugal.

Classificação Etária: 14 anos

 

 

→ 06 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Leitura da peça online seguida de conversa com equipe de criação mediada por Cláudia Rose, diretora do Museu da Maré, com fala convidada de Gizele Martins, jornalista e comunicadora comunitária mareense, em encontro com o grupo de teatro Entre Lugares (Maré) e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

 

ROSE

Uma merendeira de escola pública é a protagonista: Rose, que também cozinha na casa de família rica nos fins de semana. Com dramaturgia de Cecilia Ripoll e direção de Vinicius Arneiro, tem no elenco Ângela Câmara, Joice Marino, Márcio Machado, Natasha Corbelino e Thiago Catarino. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro em 2018 na categoria Melhor Autor e sua dramaturgia foi editada pela Cobogó.

Classificação Etária: 12 anos

Foto de capa: Tânia Rego/Agência Brasil

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles