sábado, maio 18, 2024

Artista plástico homenageia Tia Celuta da Portela

CarnavalArtista plástico homenageia Tia Celuta da Portela

POR HÉLIO RAINHO

Na data em que a Portela perdeu uma de suas mais queridas personagens, o artista plástico Vicente Azevedo Lima criou uma bela caricatura em sua homenagem. Vicente, que também é portelense, resolveu prestigiar a figura de Tia Celuta em assunção aos céus, sendo recebida por um séquito de estrelas portelenses.

“Eu pensei em como alguém que tantas vezes prestigiou a Portela e seus baluartes estaria sendo, agora, devidamente coroada em um céu portelense”, afirmou Vicente, emocionado, ao falar sobre a arte.

Traçada em giz de cera, lápis de cor e caneta nanquim, a caricatura revela um céu azul que se abre para que Tia Celuta, em forma de anjo, seja recebida por baluartes portelenses como o fundador Paulo da Portela, a cantora e eterna musa Clara Nunes, o poeta Candeia, a porta-bandeira Tia Dodô e o cartunista Lan.

Celuta Carvalho da Silva tinha 89 anos e era figura cativa nos eventos da quadra da Portela. Sócia benemérita, era também integrante da torcida Guerreiros da Águia, e tinha por hábito carregar consigo uma faixa branca com letras azuis e a inscrição “ Sou Portela”, espécie de declaração perene de sua paixão pela Majestade do Samba. Receptiva e afável, Celuta adorava tirar fotos ao lado dos portelenses, exibindo sempre a marca registrada de seu largo e generoso sorriso.

Era uma torcedora-símbolo da escola, além de uma figura notória da própria história do sambódromo carioca: desde 1984, só não esteve na avenida neste 2020, já em decorrência de complicações por uma trombose que estaria relacionada à sua causa mortis.

Vicente Lima, autor da charge que a homenageia, já foi assistente de carnaval da Portela trabalhando com o carnavalesco Alexandre Louzada, e é também professor de artes e escritor.

Reveja a charge aqui:

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles