domingo, maio 19, 2024

Cláudio Castro critica e chama de “politicagem” compra de vacinas

RioGoverno do EstadoCláudio Castro critica e chama de "politicagem" compra de vacinas

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), criticou na noite dessa segunda-feira, 14, a compra de vacinas contra a covid por Estados e municípios antes da aprovação da Anvisa. Em evento fechado à imprensa organizado pelo setor varejista, o mandatário discursou ao lado do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e disse que “não é fazendo politicagem com a saúde das pessoas” que o Estado vai superar a pandemia.

“Tem vacina que já estão comprando que nem no seu próprio país (de produção) foi autorizada ainda. Por isso que digo: o Rio de Janeiro não ficará fora do País. Nós somos uma federação. Eu acredito no general Pazuello (ministro da Saúde), acredito que juntos sairemos dessa crise. Não é fazendo politicagem com a saúde das pessoas que vamos sair”, apontou.

Niterói e Maricá já anunciaram a compra de doses da vacina do Instituto Butantan.

Castro também foi enfático, para aplausos dos empresários, ao negar lockdown no Rio. A prioridade, segundo ele, é reabrir leitos. Ao falar sobre a vacinação, exaltou os técnicos da Anvisa e deu a entender que eles não estão suscetíveis a interferências políticas. Pelo contrário, Castro afirmou que o estado não irá recuar no seu plano de de flexibilização

“Nosso plano nacional de imunização é referência no mundo inteiro, e nossos técnicos da Anvisa passaram pelos governos do PSDB, do PT, do MDB. E só não servem hoje porque são do governo Bolsonaro?”, questionou.

O evento Retomada do Varejo ocorreu no Copacabana Palace, o famoso hotel na orla da zona sul carioca. Promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), teve como foco a apresentação do Rio Global, projeto voltado para criar um calendário de eventos no Estado.

Semana passada ele afirmou que tem um plano de vacinação pronto mas só irá anunciar quando a Anvisa liberar

“Esse não é um debate político, é 100% técnico. O que tenho dito é que estou em diálogo diariamente com o Ministério da Saúde e com a Anvisa. Estamos esperando que as primeiras vacinas sejam cadastradas por eles e estamos em diálogo com várias empresas dessas. Nós não anunciamos ainda porque, na minha visão, eu só posso anunciar de quem for comprar depois que a Anvisa liberar. Sempre foi feito assim em qualquer governo de qualquer coloração partidária. Nós já estamos com nosso plano estadual de imunização pronto, inclusive, com faseamento. Assim que a primeira vacina estiver cadastrada e pronta, a gente vai nela para saber e vão ser dois critérios simples: capacidade de entrega e a Secretaria Estadual de Saúde entender qual que tecnicamente é a melhor”, disse Castro.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles