sábado, maio 18, 2024

Cerol Mata: Motociclistas fazem ato em Copacabana contra o cerol e a linha chilena das pipas

RioCidadeCerol Mata: Motociclistas fazem ato em Copacabana contra o cerol e a linha chilena das pipas

A campanha Cerol Mata foi lançada neste domingo (13) no Rio em outras 27 cidades de vários estados.

Os organizadores da campanha pedem a criminalização do uso do cerol e da linha chilena nas pipas em todo o país.

Houve um desfile de 300 motos pelas ruas da cidade e um ato simbólico, com pipas pretas em memória das vítimas de acidentes com cerol, na altura do Posto 5, na Praia de Copacabana. Integrantes da Guarda Municipal que escoltaram os motociclistas durante a “motociata”.

RJ proíbe linha chilena e cerol
No município do Rio, é proibido o uso e a comercialização das linhas chilena (composta de quartzo e óxido de alumínio), de cerol (mistura de pó de vidro com cola de madeira) ou de outros materiais cortantes em pipas, papagaios e outros modelos. A lei municipal instituiu o dia 14 de dezembro como dia da campanha Cerol Mata.

No Estado, duas leis também proíbem a comercialização dos produtos. A lei nº 8.478 (2019) prevê multa de R$ 342,11 pela compra, uso, porte ou posse dos materiais. A legislação anterior ( de 2017) punia apenas o comerciante e o fabricante do cerol.

“Essa campanha é muito importante para alertar a população sobre o perigo dessas linhas cortantes, que podem causar a morte. No patrulhamento de rotina, o guarda municipal apreende quando flagra esse tipo de produto sendo utilizado ilegalmente nas pipas”, disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

Fotos: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles