Estudantes do Rio ficam nos primeiros lugares em concursos militares nacionais

0

Alunas da Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio conquistaram o pódio da Escola Naval e Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

As alunas do Colégio e Curso PENSI, no Rio de Janeiro, vêm conquistando importantes colocações nos concursos militares em 2020.

Vencedora do terceiro lugar nacional, na categoria feminina, a estudante Emily Henriques Costa destaca que as dificuldades enfrentadas valorizaram ainda mais o resultado. A presença de meninas nas seleções é recente, de acordo com Lucas Scheffer, coordenador das turmas de concursos militares do PENSI. A Escola Naval, por exemplo, iniciou a seleção na categoria feminina, em 2014.

“Ser aprovada na Escola Naval foi uma grande conquista para mim. Além disso, a presença de mulheres em concursos militares é essencial para a luta por igualdade de oportunidades e para o progresso do país. Uma representatividade que encoraja mais meninas a seguirem seus sonhos e acreditarem que é possível realizá-los”, conta Emily, 20 anos, que cursou o preparatório, em 2019, no Colégio e Curso PENSI.

A estudante Lorrana Pereira da Silva, que cursou o PENSI Tijuca, conquistou o terceiro lugar nacional da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM, competindo entre meninos e meninas. “Tive dificuldades em manter um ritmo bom de estudos com a mudança do ensino presencial para o ensino a distância, mas todos os dias eu estudava muito, me dedicava e assistia às aulas. Minha expectativa é alcançar bons resultados em outros concursos”, explica.

“O interesse das alunas sempre existiu e cresceu a partir da iniciativa das Forças Armadas de abrir mais espaço. Temos notado, inclusive, um aumento na procura das meninas por vagas nas nossas turmas de preparatório”, analisa Scheffer.

A rede teve aprovação de 34% da categoria feminina do processo seletivo da Escola Naval no estado do Rio de Janeiro, alcançando os três primeiros lugares estaduais e o terceiro nacional. Destaque também para o resultado no concurso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM, com uma das alunas classificada no terceiro lugar nacional. No total, dos alunos que cursaram o preparatório na rede, 86 foram aprovados, sendo 17 classificados nos 25 primeiros lugares. Além disso, oito dos classificados no Top 10 Nacional são do PENSI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.