sábado, maio 18, 2024

Método BELA: Como o procedimento ajuda na relação entre tutor e o filho de quatro patas?

Blogs e ColunasArtigosMétodo BELA: Como o procedimento ajuda na relação entre tutor e o filho de quatro patas?

Por que algumas famílias tinham uma vida plena com seus filhos de quatro patas e outras sofriam tanto e perdiam seus pets tão cedo? Foi com esse questionamento e uma missão pessoal de cuidar e trazer bem estar para os pets e tutores, que eu começo a minha jornada de estudo e pesquisas com muitas famílias e descubro que aquelas que tinham uma vida longa e plena com seus pets, seguiam naturalmente alguns passos. Então decidi ir a fundo aos pontos incomuns destas famílias, em um período de mais de 15 anos, e eu pude perceber que poderíamos replicar esses passos e que teríamos bons resultados em um período que a estimativa de vida do ser humano aumentou. E por que não a vida dos nossos pets? Que se colocou intacta para muita gente sendo de 13 a 14 anos. Quando eu vejo as pessoas falando isso eu me pergunto: será que estou compartilhando bem o meu método? Observando as famílias, foi criado o método B.E.L.A (Bem-Estar e Longevidade Animal) com 08 passos. Com a utilização dele, temos o aumento da possibilidade de tornar essa faixa etária mais longa.

 

Hoje e sempre o segredo está nas mãos do pai ou tutor. Enquanto nós, médicos veterinários, vemos os seus filhos em 6\6 meses ou mais. Vocês vêem todos os dias, por isso que o nosso primeiro passo é a verificação de doenças que consiste em ensinar os tutores a fugir de uma estatística que comprova que 80% dos cães e gatos que chegam em uma clínica já estão a seis meses doentes e os tutores não notaram ou não sabiam identificar, algo por exemplo que poderia começar com uma dor de barriga, chega no hospital ou clínica tempos depois com demonstrações bem mais graves. “Mas doutor como que vou saber se os pets não falam”? Aí é que tá! Não falam ou você não sabe entender? Por isso que eu criei o termo “Olhos de quem quer ver”, tem que começar a prestar atenção e saber que vivemos com espécies diferentes e decidimos ser responsáveis por eles por vontade própria. Porque não estudar como eles se comunicam, dá nisso! Pois eles se comunicam o tempo todo, lidamos com seres extremamente racionais, sencientes que têm sensações e sentimentos.

 

No passo número 1 do método BELA, ensino ao tutor os 25 meios de identificar pequenas modificações que demonstram o início de algumas doenças. Por exemplo, falo de um trabalho científico em cães, para saber se seu filho está feliz ou está triste. Você sabe me dizer ? “Eu chego em casa e meu filho de quatro patas está balançando o rabo para mim, aí quer dizer que ele está feliz! Quem disse? Os cães são seres sociais, vão balançar o rabo mesmo quando estão tristes.

 

Vem o primeiro ensinamento: se o seu filho de quatro patas está balançando o rabo para direita ou para esquerda, pois se estiver todos os dias balançando para esquerda é um grande sinal que ele está em um estado depressivo e dentro de uma outra estatística que demonstram que cerca de 75 % dos cães e gatos do mundo estão entediados e o tédio aumenta o hormônio de estresse nos pets, assim aumentando o risco de doenças.

 

Segundo passo: Vacinação, não tem como falar de longevidade e bem estar com as vacinas atrasadas ou sem tomar. Hoje, as pessoas vêm me perguntar do método e falam quanto os seus filhos são importantes para elas, mas esquecem das vacinas. Não tem como falarmos de prevenção sem vacinação, então você que está lendo vou pedir para parar e ver a carteirinha de vacinação do seu pet.

 

Terceiro passo: Nutrição, vou usar uma frase conhecida para falar sobre este passo: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” Hipócrates.

 

Aqui que vamos identificar o peso e a alimentação ideal. Sou adepto a alimentação natural, pois já temos muitos trabalhos científicos comprovando sua eficácia por não ter corante e nem conservante, fora que comer a mesma comida todos os dias não é nada bom, mas esta opção requer muito cuidado e de um especialista para preparar o cardápio ideal, pois não podemos dar a comida sem ser balanceada ou mesmo a que a gente come diariamente. Por isso, que costumo falar se você não tem tempo para preparar os cardápios ou não tem como passar por uma consulta com nutricionista veterinário o melhor à fazer é dar uma boa ração para o seu filho de quatro patas. Por isso que temos as rações que são mais práticas e veem com a indicação de quantidades diárias no rótulo. Neste passo, nós podemos ganhar de 3 a 4 anos de vida para nossos pets.

 

Quarto passo: Higiene oral, “Olhos de quem quer ver” novamente, pois problemas na boca podem causar lesão nos rins, coração, pulmões e a maioria dos pais ainda não sabem, acreditam que é normal cães e gatos terem mau hálito ou mesmo placas pretas nos dente. Por isso a importância desse passo onde vamos falar sobre métodos de limpeza dos dentes e a importância da escovação diária.

 

Quinto passo: Reprodução, E aí! Você sabia que já tem trabalhos científicos que falam que animais castrados diminuem os riscos de terem câncer ou mesmo que temos meios de prevenção tanto para machos quanto para fêmeas? Castrado ou não o que podemos fazer em casa? Vou dar um exemplo para os tutores de fêmeas, marcar um dia de 2 \2 meses para palpar as mamas delas. É muito importante porque o índice de tumor de mamas nas cadelas e gatinhas é muito maior do que nas mulheres.

 

 

Sexto passo: Prevenção Antiparasitária, temos que ter rotina de prevenção contra pulgas, carrapatos e vermes intestinais que podem passar uma série de doenças para nossos pets, aqui vamos falar em medicamentos específicos que podem ser mensal, trimestral ou em 6\6 meses.

 

Sétimo Passo: Comportamento, como vivemos com animais racionais e para termos bem estar e longevidade animal temos que ter um conjunto que é a saúde física e mental. Muitos pais pensam muito na saúde física, muito bem! Mas não podemos esquecer da saúde mental. Este é um grande passo e nos ajudam a melhorar a resposta imunológica e diminuir doenças

 

Oitavo passo: Enriquecimento Ambiental, esse passo nos garante alegria e muita conexão entre pai e filho. É a forma de demonstrarmos que entendemos e vivemos com seres diferentes e tiramos tempo para caminhar, brincar e deixar nossos filhos de quatro patas demonstrar suas características naturais, assim tendo uma vida plena, pois estão expressando seus comportamentos típicos de cada espécie.

 

Esses são os pontos que vivenciei nas famílias que têm uma vida plena com seus pets e se confirmam com trabalhos científicos, foi uma breve explicação sobre o método, espero que tenha gostado e o segredo do método é você ser um pai bem orientado e dedicado.

Dr. Bruno Chipitelli – Médico Veterinário CRMV: 7758

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles