sábado, maio 18, 2024

Pesquisadores tentam aproximar inteligência artificial e humana

COLUNA RIO +GeralPesquisadores tentam aproximar inteligência artificial e humana

Ao redor do globo, várias pesquisas estão sendo realizadas com a intenção de tornar a inteligência artificial ainda mais próxima da humana. Saiba onde pode encontrar a inteligência artificial e quais as intenções dos estudiosos.

Você pode até pensar que a inteligência artificial é algo futurista e ainda distante mas a verdade é que ela já está sendo usada. Provavelmente seu cassino online já a utiliza para melhorar a sua experiência e o motor de busca que utiliza online já segue sua lógica de pesquisas anteriores para fazer suas propostas.

Esses não são os únicos meios que estão usando a inteligência artificial. Essa tecnologia é utilizada pelos tradutores eletrônicos, pelas plataformas de streaming, pelo seu GPS, pelos alarmes de segurança, pelos corretores ortográficos e até pelos videogames.

Aos poucos, algo que fazia parte da ficção científica vai entrando nos nossos dias e mudando de forma bem visível o funcionamento de todos os setores laborais brasileiros e internacionais.
Venha saber mais sobre a inteligência artificial, seus usos e os avanços que os pesquisadores estão buscando.

 

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) pode ser descrita como a forma de criar, com dados e algoritmos, a capacidade mecânica e digital para instrumentos eletrônicos imitarem o pensamento humano.
Essa forma de tecnologia está sendo estudada há várias décadas e, aos poucos, tem passado a integrar o cotidiano, modificando a interação humana ao nível individual e empresarial.

Setores que integram a inteligência artificial

Vários setores brasileiros e mundiais estão já integrando esse tipo de tecnologia futurista e seus usos podem ser verificados em mundos tão diversos como a agricultura, as empresas, a robótica, os esportes ou o entretenimento.
Ainda que todos esses mundos estejam fazendo uso das tecnologias de inteligência artificial, nem todos o fazem da mesma forma: seus usos podem ser feitos para melhorar a interatividade, a segurança ou simplesmente a experiência dos usuários e os resultados das empresas.

Pode a tecnologia de IA substituir o humano?

Os pesquisadores continuam, sem dúvida, tentando encontrar uma forma de tornar a inteligência artificial tão próxima da humana quanto possível.

Essa tentativa gera várias preocupações em algumas comunidades, que temem que a máquina venha a substituir o humano ou mesmo a superá-lo, criando uma supremacia robótica.
A imitação completa do pensamento humano pela inteligência artificial ainda não é possível mas essa ideia já cria o medo de que possa vir a verificar-se uma maior instabilidade dos mercados de trabalho e consequentes problemas internacionais de economia e pobreza.

Teóricos da IA afirmam que, apesar dos esforços para mecanizar o conhecimento a variados níveis, o pensamento humano dificilmente será superado, visto que não se trata somente de um conjunto de algoritmos mas de um verdadeiro conjunto de conhecimentos, vivências e emoções (sendo que as máquinas são, por agora, desprovidas desse último)

Resta questionar se será possível criar estruturas robóticas que permitam às tecnologias do futuro imitar com perfeição o humano, colocando em risco a posição do humano. Por agora, essa tecnologia tem-se mostrado útil e positiva para todos.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles