quarta-feira, maio 8, 2024

Dia do Morcego: Mas por que um dia especial para eles?

Blogs e ColunasCiência em Foco, por Priscila MonteiroDia do Morcego: Mas por que um dia especial para eles?

No dia 01 de outubro é comemorado nacionalmente o Dia do Morcego. Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voo, possuem mais de 1400 espécies espalhadas por quase todos os continentes (só não estão presentes nos mais frios) e devido seu hábito noturno, é figura frequente no imaginário das pessoas. O problema é quando esse mistério e a falta de informação (ou informações erradas) levam a represálias e episódios de matança desses animais com pauladas, chineladas, vassouradas, queimados, além de outras técnicas de maldade.

O mais recente foi a sua possível relação com a COVID-19, doença que ocasionou a atual pandemia que vivemos. Entenda porque esses animais são tão importantes para o equilíbrio do nosso ecossistema a ponto de ter um dia especial só para eles.

Foto: Myotis sp. Acervo LEMA (Laboratório de Ecologia de Mamíferos, UERJ-Maracanã)

No Brasil, temos mais de 180 espécies de morcegos, sendo a Amazônia o bioma com a maior quantidade, inclusive a maior espécie das Américas, o Vampyrum spectrum (foto).

Apesar no nome, ele não se alimenta de sangue. Na realidade, das mais de 1400 espécies de morcegos, apenas três se alimentam de sangue e duas preferem sangue de aves. Então essa fama de vampiro não condiz muito com esse grupo, não é mesmo?!

Foto: Vampyrum spectrum. Luciana M. Costa

Na verdade, os morcegos possuem diversos hábitos alimentares e esse é o seu grande poder, a capacidade de deixar o meio ambiente em equilíbrio, sabe como? A maioria dos morcegos se alimentam de frutas e insetos, sim, existem espécies de morcegos que podem comer de 500 a 1000 insetos por hora, numa noite. Já imaginou a redução de casos de Dengue, Chikungunya e Zica na sua cidade?!

Já os morcegos que se alimentam de frutas são responsáveis pela dispersão das sementes e atuam efetivamente do reflorestamento das matas.

Foto: Artibeus sp. Luciana M. Costa

E sabe aquela tequila, típica do México? Os morcegos são os responsáveis pela sua polinização ao se alimentarem do néctar das suas flores (semelhantes aos beija-flores). Inclusive, no México, teve uma grande comoção para a conservação da espécie.

Foto: Anoura sp. Luciana M. Costa

E assim eles atuam controlando pragas, reflorestando e polinizando plantas e controlando populações de outros animais, deixando tudo bonitinho e equilibrado, todas as noites, enquanto você está dormindo.

Mas, infelizmente, eles sofrem diversas ameaças, a maioria delas devido a alterações que nós humanos estamos fazendo no meio ambiente. A construção de usinas eólicas, estradas, desmatamento, caça, turismo em cavernas, atropelamento e envenenamento com agrotóxicos são algumas delas.

Logo, devido a sua importância biológica, ecológica, potencial tecnológico e medicinal, além de suas ameaças, eles ganharam um dia só para eles, justamente para reforçar, lembrar e informar as pessoas do seu grande trabalho realizado no meio ambiente, e consequentemente, para nós que fazemos parte dele.

Muitos outros mistérios circundam os morcegos, como por exemplo, a ecolocalização (que inclusive possibilitou a criação do sonar, radar e da ultrassonografia), a capacidade de não adoecer com alguns vírus, a relação com diferentes zoonoses, a habilidade de ser encontrado na cidade, na floresta e na agricultura, serem tão pequenos e viverem por mais de 30 anos… poderíamos ficar aqui conversando por horas… por isso sugiro seguir as páginas @morcegando.na.rede, @projetomorcegosnapraca e @profissao_biologa no Instagram.

Lá você encontra muitas outras curiosidades desses mamíferos incríveis! 😉

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles