segunda-feira, maio 13, 2024

Como um anjo

Você foi como um anjo! Nas redondezas do...

Grupo Mexicano Presidente reúne imprensa em São Paulo 

Álvaro Rey, Diretor Regional do Grupo Presidente,...

Mãe Stella de Oxóssi é o enredo da Porto da Pedra para o próximo Carnaval

CarnavalCarnaval 2022Mãe Stella de Oxóssi é o enredo da Porto da Pedra para o próximo Carnaval

A Unidos do Porto da Pedra anunciou nesta sexta-feira (26) seu enredo para o próximo Carnaval. A escola fará uma homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais conhecidas iálorixás do Brasil. O título do tema é ‘O caçador que traz alegrias’. O desfile será desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon, que vai para seu segundo ano na vermelha e branca de São Gonçalo.

 

“Eu tive a ideia de escrever um enredo sobre ela no Carnaval passado. No meio das pesquisas sobre baianas de acarajé, conheci a história de Mãe Stella de Oxóssi, que é baiana nascida em Salvador, uma grande líder religiosa, defensora da cultura negra, que lutou contra discriminação de negros, pobres, mulheres e sempre valorizou o ser humano. Me apaixonei pela história, e baseada numa frase dela – “o que não se escreve o tempo apaga” -, não podia deixar de escrever esse enredo”, contou a carnavalesca.

Quem é Mãe Stella de Oxóssi

Nascida em 2 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayode, era a quinta ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais da Bahia. Foi levada a um terreiro e conheceu o candomblé por meio de uma tia quando era adolescente. Trabalhou como enfermeira ajudando principalmente os mais pobres. Escreveu vários livros, entre eles Meu tempo é agora, Òsósi – O Caçador de Alegrias, Epé Laiyé- terra viva e Ófun, sendo uma das primeiras mulheres a escrever sobre candomblé no país.

Defensora da cultura negra, foi agraciada com diversos títulos, como o de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (2005) e da Universidade do Estado da Bahia (2009). Em 2013, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia, onde tomou posse da cadeira número 33 – já havia sido ocupada pelos escritores Castro Alves e Ubiratan Castro de Araújo.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles