terça-feira, maio 21, 2024

Crivella diz que apesar de decreto de Witzel, o decreto de abertura gradual prevalece de abertura gradual

CoronavírusCrivella diz que apesar de decreto de Witzel, o decreto de abertura gradual prevalece de abertura gradual

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse neste sábado, 06/06, que estão mantidas todas as medidas anunciadas em decreto municipal para uma reabertura gradual e monitorada de atividades durante a pandemia, apesar de o governo do estado ter publicado decreto próprio, ampliando possibilidades de flexibilização da quarentena.

AQUIWitzel autoriza reabertura de shoppings, bares, restaurantes e a volta do futebol

Crivella afirmou que as decisões da Prefeitura tiveram por base análises científicas que, então, levaram ao início de uma retomada cautelosa, em seis fases, que podem inclusive ser modificadas e até interrompidas, se as curvas de contágio da Covid-19 aumentarem.

Crédito: Jorge Pex / Prefeitura do Rio

 

O procurador geral do município, Marcelo Marques, contatou o estado e pediu o conteúdo científico que serviu para a sustentação do decreto do governador — mais permissivo e contemplando até abertura de shoppings. Com base nesses dados estaduais, a Prefeitura vai neste domingo, 07/06, analisar se será prudente alterar alguma medida anunciada no município.

– Há uma insegurança jurídica causada junto a empresários e nas pessoas em geral, que, diante de decretos diferentes da Prefeitura e do estado, se perguntam ‘afinal o que vale e o que pode abrir?’. Nós vamos, então, nos reunir com o comitê científico neste domingo, 07/06, para esclarecer uma a uma as recomendações do estado, seu embasamento científico e avaliar as nossas medidas – disse Crivella.

O prefeito afirmou, por exemplo, que bares, shoppings, restaurantes que abrirem neste domingo serão notificados pela Prefeitura, porque vale o decreto municipal, já que o estadual é somente uma recomendação.

– No momento, as curvas de contágio estão favoráveis, devido ao afastamento social e aos cuidados estabelecidos, mas, caso, isso seja suspenso de uma hora para a outra, podemos retroceder no processo – disse Crivella, que anunciará em entrevista coletiva à imprensa na tarde de domingo, 07/06, o resultado da análise da reunião do comitê científico agendada para mais cedo amanhã.

O governador Wilson Witzel autorizou, em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (05/06), a reabertura gradual da economia fluminense a partir deste sábado (06/06). A medida determina o funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria em horários específicos para evitar aglomerações. O decreto 47.112 também prorroga, até o dia 21 de junho, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no Estado do Rio. Para a elaboração do decreto, o Governo do Estado levou em consideração os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde, incluindo a redução do número diário de óbitos e das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade, garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação também podem reabrir, obedecendo ao limite de 50% da capacidade. Áreas de recreação, cinemas e afins, no entanto, permanecerão fechados.

Bares e restaurantes também podem voltar a funcionar a partir deste sábado (6/6), respeitando o limite de 50% de sua capacidade.

Equipamentos e pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, também estão autorizados a abrir para o público, respeitando o limite de 50% de sua capacidade de lotação. As organizações religiosas podem funcionar, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas.

O funcionamento dos parques, para a prática de esportes, também está permitido, desde que não haja aglomeração. Ficam autorizadas as atividades esportivas individuais ao ar livre, inclusive em praias e lagoas, preferencialmente próximo à residência. Atividades esportivas de alto rendimento passam a ser autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização.

Todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como assegurar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70%. Deve também ser observada a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários.

Em decreto publicado em edição extra também nesta sexta-feira (05/06), o Governo do Estado determinou ainda o retorno gradual do transporte intermunicipal de passageiros a partir deste sábado (06/06).

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles