domingo, maio 12, 2024

Estudo da UFRJ aponta que água suja da Cedae não era geosmina e sim esgoto

RioGoverno do EstadoEstudo da UFRJ aponta que água suja da Cedae não era geosmina e sim esgoto

Um estudo realizado por pesquisadores da UFRJ na Bacia do Rio Guandu apontou que o gosto ruim e o mau cheiro na água da Cedae não foram provocados pela geosmina. A análise foi realizada durante três meses e apontou forte presença de esgotos doméstico e industrial na água do Guandu, que abastece 70% da Região Metropolitana. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo RJTV.

O laudo técnico do estudo afirma que a “alta abundância de bactérias de origem fecal e bactérias degradadoras de compostos aromáticos sugerem contaminação por esgoto doméstico e industrial”. E essas bactérias estão presentes em número até mil vezes maior que o tolerado.

Também foram identificadas bactérias entéricas de diversos gêneros que seriam indicadores da contaminação por fezes humanas. O documento chama a atenção que a presença de micro-organismos “potencialmente patogênicos e tóxicos na água bruta e no manancial é um alerta para a necessidade de monitoramento dessas águas”.

O laudo técnico foi elaborado pelo professor Fabiano Thompson, que destrinchou o material genético presente na água através do sequenciamento de DNA das amostras.

O documento diz que a qualidade da água do manancial Guandu “é variável, tem alta abundância de bactérias de origem fecal e bactérias degradadoras de compostos aromáticos, que sugerem a contaminação por esgoto”.

O documento também indicou a presença de “bactérias entéricas de diversos gêneros”, o que indica que a água está contaminada com fezes humanas. Os pesquisadores também fazem um alerta sobre a presença de microorganismos “potencialmente patogênicos e tóxicos”, indicando ser necessário o monitoramento das águas.

Thompson explicou que os organismos inicialmente identificados como sendo geosmina, na verdade são uma substância de estrutura parecida, mas que não se trata de geosmina.

A água fornecida pela Cedae abastece mais de 70% da Região Metropolitana do Rio e vem da Bacia do Guandu, que é formada por 123 rios. São dependentes do fornecimento oito municípios, quase nove milhões de pessoas.

LEIA TAMBÉM SOBRE ESSE ASSUNTO:

Vigilância Sanitária inspeciona água suja distribuída pela CEDAE

Moradores continuam reclamando da água. CEDAE vai aplicar carvão para tentar resolver

TVs ganharam 1,9 milhão da CEDAE em publicidade, diz jornalista

Enquanto população sofre, presidente da CEDAE ganha carro blindado

Witzel diz que há “alarmismo” sobre a água e descarta reduzir tarifa para o povo

Indignados, moradores protestam contra Witzel e CEDAE

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles