domingo, maio 5, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Deus ofendidinho e o Porta dos Fundos

Blogs e ColunasColuna do Renan PortelaDeus ofendidinho e o Porta dos Fundos

Renan Portela

Talvez você se ofenda com esse texto. Se for o caso, terá que lidar com ele, porque eu não estou me importando nem um pouco, e gostaria de deixar isso claro. Aliás, seria bom pra você entender que a maioria das pessoas que te ofendem de alguma maneira, não estão nem um pouco se importando com a sua reação emocional e afetadinha. Isso já resolveria muita coisa! Muita coisa!

A polêmica (e sua persistência) com relação ao especial de natal do Porta dos Fundos só me demonstra o quanto vivemos em uma cultura pouco civilizada. Eu até definiria como uma cultura “decadente”, mas para algo decair, creio que é preciso supor primeiro que já esteve por cima, o que não é o nosso caso. Talvez uma cultura “descendente” seria mais adequado, tendo o ponto de partida bem abaixo do que poderia se imaginar.

Antes de entrar no cerne da questão, assisti ao especial Porta dos Fundos e devo dizer que é especialmente ruim. Tão ruim quanto as piadas do Gregório em seu programa na HBO. O grupo tem méritos pelo sucesso que alcançou, tem no Porchat um ótimo roteirista, e tem esquetes e especiais anteriores extremamentes criativos, engraçados e inteligêntes, porém, o especial desse ano parece que foi feito correndo (o final tosco reflete isso), com pouca criatividade nas piadas e possivelmente com o engano de supor que a provocação seria por si só engraçada, o que demonstra uma imensa imaturidade. O próprio tema de um Jesus homossexual me parece pouco criativo, mas se fosse pra usar isso, até isso poderia ser usado de maneira mais trabalhada e cômica, com mais bom gosto. É triste ver um programa de humor em que você passa longos minutos sem querer esboçar uma ínfima risada. Ainda mais considerando artistas que são capazes de fazer muito melhor.

Agora falando diretamente da polêmica e de toda a repercussão. Primeiro aos religiosos que se ofenderam ao ponto de atacar e requerer medidas legais contra o Porta dos Fundos: Parem de tratar seu Deus como se ele fosse um idiota! Vocês desrespeitam seu Deus muito mais do que qualquer humorista é capaz de fazer quando se comportam dessa maneira infantilóide.

Pior ainda é a arrogância de considerar que Deus precisa de vocês como advogados. Acha mesmo que Deus não seria capaz de lidar com o assunto sozinho, se realmente quisesse isso? Vocês são o quê? São os detentores morais das chaves do paraíso? Os encarregados juízes do sagrado e do profano? Vocês realmente acham que Jesus está super orgulhoso vendo vocês revoltados e raivosos contra um grupo de artistas que o retratou como gay? Sério que vocês acham isso? Tenho pra mim que Jesus não volta porque deve considerar que seria um tempo perdido, afinal, vocês não entendem nada!

Chamam isso de intolerância religiosa e usam como argumento coisas como perguntar onde estão as piadas com Maomé? Eu até também acho tosca a seletividade dos humoristas quando o assunto é religião, mas se assim não fosse, teriam carta branca para zoar o cristianismo, ou só as outras religiões? Eu até espero que vocês sejam tão contra seus lideres religiosos quando o assunto for intolerância religiosa como parecem agora!

O fato é que vocês não estão incomodados porque ofenderam Jesus ou a religião que pra vocês é tão sagrada. O fato é que essa ofensa é pessoal, porque atinge algo que vocês acreditam, e como é de costume, vocês só usam seus deuses para meramente legitimar seus atos terrenos como inquestionáveis.

Já pararam pra pensar o quão imaturo e mimado seria um Deus sem senso de humor e que se ofende com piadas? Até reis perversos tiveram bobos da corte com permissão para zombar deles e sabiam entender isso como piadas, e como trabalho do bobo da corte. Vocês realmente querem que eu acredite que existe um Deus Todo Poderoso, criador de tudo, sábio e maravilhoso, mas que se ofenfe com piadas sobre ele mesmo e fica bravinho com isso? O quão arrogante e bobo seria um Deus ofendidinho? Acham mesmo que Deus agiria nesse caso da mesma forma que vocês estão agindo? Eu jamais conseguiria respeitar um Deus tão autoritário e que não soubesse rir de si mesmo. Querem respeitar Deus? Parem de rebaixa-lo ao nível de vocês!

O outro ponto também vai especificamente (nesse caso) para os religiosos, mas também vale pro “outro lado”: parem de ser burros e fazer propaganda para as coisas que vocês não gostam! O melhor veneno para as coisas que você considera que não deveriam prosperar, é na maioria das vezes a indiferença, não o ódio.

Vocês pegam, por exemplo, uma exposição de obras que consideram imorais e quase ninguém vai ver e fazem dela o assunto do país, com as obras divulgadas em milhares de lugares para todo mundo poder ver. Qual a inteligência disso? Não fosse pela polêmica que vocês mesmo alimentaram, certamente a audiência do Especial do Porta dos Fundos seria muito menor do que foi. Mas o que vocês fazem com toda a sabedoria que possuem? Vocês divulgam! Vocês realmente acham que alguém troca de canal quando a emissora exibe a mensagem “recomendamos cautela, cenas fortes a seguir”? Vocês nada mais fazem do que alimentar o interesse das pessoas.

Além disso, vocês realmente acham que vão fazer o Porta dos Fundos entender que cometeu um erro e rever seus alvos para piadas? Acho que é meio contraditório achar que se conquista o afeto do outro na base do soco. O mesmo vale para as outras pessoas que não enxergam o mundo como você e não colocam a religiosidade como o centro do mundo. Acham que vão fazer algo de bom para essas pessoas querendo determinar o que elas podem se interessar e do que devem achar graça? Vocês não vão conquistar a simpatia dessas pessoas, muito pelo contrário, só se provarão um bando tão tóxico quanto elas já os consideram. Ou seja: toda a revolta de vocês é absolutamente inútil, a não ser para reforçar o próprio ego soberbo de vocês!

Para finalizar, me dirijo tanto aos religiosos revoltados, quanto ao próprio Porta dos Fundos, e também a maioria dos progressistas mimizentos e demais figuras que nesse caso defendem o Porta dos Fundos contra os “religiosos malvadinhos”, mas que são os primeiros a determinar assuntos tabus para o humor: Todos vocês são um bando de hipócritas! Todos vocês são defensores da liberdade de expressão somente quando lhes convém, todos vocês são politicamente corretos só quando lhes convém, todos vocês são contra a censura só quando lhes convém, todos vocês são autoritários, moralistas e cagadores de regras quando lhes convém! Vocês são todos hipócritas, moralmente seletivos e mimados, considerando que o mundo inteiro deve se moldar para algo que não afete seus frágeis e instáveis sentimentos!

A verdade é que não amadurecemos nada como sociedade. Como sociedade não passamos de uma criança birrenta e catarrenta, chorando e gritando com os pais na fila de um supermercado. De todo esse episódio só me resta um pouco de frustração pelo cansaço, e uma imensidão de inesgotável sentimento de vergonha alheia!

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles