terça-feira, maio 21, 2024

Notas do ENEM serão divulgadas hoje

COLUNA RIO +GeralNotas do ENEM serão divulgadas hoje

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas hoje (18) na internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Mais de 4,1 milhões de estudantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará no dia 18 de março o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

Recuperação de senha

Para acessar os resultados individuais, é preciso usar a senha criada na hora da inscrição. Caso o participante não se lembre da senha, basta clicar no campo Esqueci minha senha. O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

O que muda com o SISU?

São 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou. Um dos coordenadores do Pré-vestibular do Colégio Pensi, Pedro Rocha, explica que haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

“A mudança na lista de espera objetiva permitir maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu”, explica. Segundo Rocha, isso não vai interferir em questão de pesos – já que é determinação de cada instituição – ou TRI – medidor da nota por área. Ou seja, “as notas de corte não sofrerão interferências diretas e o critério de correção das provas não mudará”.

“A alteração vai reduzir o tempo de divulgação final dos resultados e diminuir o número de vagas em espera. Isso fará com que muitos alunos que passarem para as faculdades em alguma lista de espera tardia não ingresse na instituição após o início do semestre universitário”, diz Pedro. Ele lembra que é importante ter cuidado na hora de realizar a inscrição da lista de espera, pois o resultado das próximas chamadas são divulgados pelas instituições pelas quais o vestibulando está concorrendo. Ou seja, não é mais divulgado pelo SISU, mas sim pela universidade pela qual o candidato se inscreveu.

Professor Robson Vieira, coordenador do ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio, acrescenta que é recomendável ao estudante entrar no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso. No mais, o momento é de relaxar “o estudante não deve se preocupar com as mudanças no processo seletivo. A prova já passou e agora é preciso aproveitar as férias. O importante é ficar atento ao prazo de matrícula na universidade, que é entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro”, diz.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

Com informações da Agência Brasil

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles