terça-feira, maio 7, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Temporal provoca transtornos no Rio

RioCidadeTemporal provoca transtornos no Rio

O Rio segue em estágio de atenção, na manhã desta segunda-feira, devido à chuva que cai na cidade desde a noite de domingo. Segundo o Centro de Operações do Rio, a previsão para as próximas horas continua sendo de chuva moderada. Diversos bairros e lojas das Zonas Sul, Oeste e Centro ficaram completamente alagados. Carros enguiçaram e pedestres precisaram buscar abrigos para escapar da força da água.

Neste momento, a Avenida Borges de Medeiros está fechada no sentido Jardim de Alah por conta dos alagamentos. O Centro de Operações Rio informou que a opção é a Avenida Epitácio Pessoa.

Segundo a Defesa Civil do Rio, sirenes foram acionadas na manhã desta segunda no Morro dos Cabritos e Chapéu-Mangueira/Babilônia, ambas na Zona Sul do Rio de Janeiro, uma das regiões mais afetadas pela chuva.

Diversos pontos da cidade enfrentam congestionamento. Entre eles, o Elevado Paulo de Frontin e Túnel Rebouças, da Praça da Bandeira até a chegada aa Lagoa. O Elevado 31 de Março e Túnel Santa Barbara, sentido Zona Sul, também estão com trânsito complicado. Em Laranjeiras, o congestionamento ocorre ao longo da Rua Pinheiro Machado no sentido Botafogo.

No Bom dia Rio da Globo, O secretário da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, Paulo Messina, alertou a população que dois novos núcleos de chuva estão chegando ao Rio de Janeiro: um na região da Tijuca e outro na Zona Oeste. Ele passou a noite no Centro de Operações (COR), na Cidade Nova.

Em entrevista ao Bom Dia Rio, ele afirmou que os primeiros núcleos começaram por volta das 23h40 de domingo (25), quando a cidade entrou em estado de atenção. Estes núcleos estavam mais voltados para a Zona Oeste da cidade.

“Às 5h, surgiu um novo núcleo na Zona Sul. Principalmente na Urca, Botafogo, Lagoa, Humaitá, Laranjeiras e Jardim Botânico. Que o reflexo são esses bolsões d’água. O núcleo permanece na Zona Sul, mas está dissipando. Agora, o núcleo da Zona Sul está perdendo intensidade mas estão surgindo dois novos núcleos: um na região da Tijuca e outro na região da Zona Oeste”, destacou o secretário.

Messina pediu que a população se cadastre para receber mensagens informações da Defesa Civil por SMS, pelo número 40119 e fornecendo o CEP.

“Durante a noite, tivemos três sirenes na região de Jacarepaguá e, agora de manhã, no Chapéu Mangueira, Babilônia e Morro dos Cabritos. Todo o protocolo de atenção a população está sendo avisada por SMS”, ressaltou ele.

Em Niterói, os bairros de Charitas e Jurubas estão ilhados. Veículos estão precisando desviar o caminho e pedestres não estão conseguindo passar devido ao grande volume de água. O túnel Charistas-Cafubá está com complicações no trânsito.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, a cidade entrou em estágio de atenção às 23h40 da noite deste domingo. Nesta manhã, entre 7h15 e 7h30, os maiores volumes de chuva foram registrados na estação Piedade (6,6mm), Jardim Botãnico (5,2mm), Vidigal (5mm), Rocinha (3,6mm), Tijuca (3,2mm), Grande Méier (2,8mm) e Tijuca/Muda (1,8mm).

Bolsões de água impedem a circulação de veículos em diversos pontos da cidade, principalmente na Zona Sul. No Catete, Botafogo, Lagoa e Humaitá varias ruas ficaram encharcadas pela enxurrada. Nas ruas Pedro Américo e Silveira Martins — perto do Palácio do Catete —, pedestres, carros e ônibus não conseguiram passar. Varias lojas da região foram atingidas pela chuva.

Metrô, barcas, VLT e trens estão operando normalmente. O Aeroporto Tom Jobim está aberto e opera com decolagens feitas normalmente. Já o Aeroporto Santos Dumont está operando com o auxílio de instrumentos.

Durante a noite, algumas vias ficaram tão alagadas que nem o BRT conseguiu atravessar. Carros ficaram quase totalmente submersos e a força da água obrigou pedestres a buscar abrigos.

Bombeiros foram acionadas após o registro de pelo menos dois deslizamentos de terra nas ruas Jordão e Luís Souto, no Tanque. O muro de uma casa desabou e há registro de quedas de fios e de árvores no bairro. Ninguém se feriu.

Na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, um jacaré foi flagrado andando pelos bolsões de água da pista. O animal foi resgatado sem ferimentos.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, diversas casas e ruas ficaram alagadas. Em Caxias e São João de Meriti, motoristas enfrentaram uma correnteza por conta do alto volume de água. Não há registro de vítimas.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles