A História do bairro de Cascadura

0

Entre bares,viaduto, avenida e a estação de trem, o charmoso bairro carrega muita história. Confira um pouco mais da história de Cascadura

Foto: o famoso viaduto de Cascadura

Hoje na segunda parte da série História do Rio vamos falar de um bairro que é marcado por ser de transição entre outros bairros, com uma facilidade no transporte que não se vê em outros bairros. A linha de trem e as várias linhas de ônibus que passam ou cortam o bairro ajudam a isso, servindo de passagem para milhares de pessoas diariamente.

Mas não é só isso que marca o bairro.

O comércio, sempre agitado, é uma das marcas de Cascadura. Entrelaçando-se através de muitas ruas com bairros vizinhos, Cascadura tem limites com o bairro de Madureira, e além deste, também faz divisa com Campinho, Quintino Bocaiuva, Praça Seca, Cavalcante e Engenheiro Leal.

Durante algumas décadas, Cascadura perdurou como o principal ponto comercial do subúrbio e segundo mais importante da cidade, depois do Centro.

ORIGEM DO NOME

Maria Graham, em 1824, publicou em Londres um livro com o título “Diário de uma viagem ao Brasil” no qual relata um passeio a fazenda Santa Cruz e faz referência ao local de “Casca d’Ouro”, próximo ao Campinho. Alguns estudiosos dão versão para origem do bairro, dizem que o povo passara a expressão Casca d’Ouro para Cascadura.

Entretanto, o jornalista e historiador Max Vasconcellos, em seu trabalho “Vias Brasileiras de Comunicação”, atribui o nome do bairro ao fato de que por ocasião dos trabalhos de abertura da estrada de ferro os operários tiveram grande dificuldades de remover com picaretas a pedreira (cascadura) próxima da estação de trem. No entanto uma outra versão é dada por antigos moradores, sendo o nome uma referência ao antigo Barão Tereré (Região de Minas Gerais), que fazendo uma visita à Fazenda, por sua natureza arrogante despertou repúdio dos moradores locais, os quais lhe atribuíram a designação de Casca Grossa, mais tarde sendo modificado para Cascadura.

A Avenida Ernâni Cardoso (antiga Rua do Campinho) é a principal rua do bairro, por ela se fazendo a entrada do local. Antigamente, existiam algumas fazendas no atual bairro de Cascadura, como a Fazenda do Campinho e a Fazenda do Ferraz – de maior importância.

Pela Rua Ernâni Cardoso, sem calçamento, passavam carros de bois, levando cargas e lenhas – combustível imprescindível às cozinhas. Comerciantes traziam produtos hortigranjeiros e outras mercadorias em suas carroças ou lombos de burros. A figura dos mascates – vendedores ambulantes – com peças de fazenda, perfumaria e outras novidades era a mais atraente.

Desenvolvendo-se o bairro, chegaram as escolas. Na Rua Ernâni Cardoso é construído o colégio Primeiro de Julho (onde hoje está a Light) e duas escolas públicas: uma feminina (onde atualmente se encontra a Igreja Metodista) e outra masculina na esquina da Rua Ernâni Cardoso com a Rua Mendes Aguiar, rua quase em frente ao atual Clube dos Sargentos e Suboficiais.

A maior atividade para a comunidade da época eram as festas religiosas, quermesses, banda de música e procissões promovidas pelas igrejas Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora da Conceição.

A Avenida Ernani Cardoso é a mais conhecida do bairro. Dentro encontra se muito trânsito, bares e além de um mercadinho, há algumas oficinas mecânicas, bancas de jornal e o Route 77, um bar/clube com garotas de programa, O curioso é que logo na esquina da Ernani Cardoso com o terminal rodoviário funciona uma cinemateca pornô, aberta “diariamente a partir das 14 horas”. Ou seja, a área possui uma certa vocação para a luxúria. Porém, ela se contrasta com as igrejas vizinhas.

O viaduto onde diversos carros passam diariamente, sofre com a ausência de conservação.

O bairro é bem servido de transporte coletivo, sendo considerado um de seu pontos fortes. Diversas linhas de ônibus passam ou fazem ponto final no bairro.

A ESTAÇÃO DE TREM

Em 29/03/1858. a Estrada de Ferro Central do Brasil inaugurou o primeiro trecho da Linha Férrea Suburbana até Cascadura, pouco mais de 15 km da estação Dom Pedro II (Central do Brasil) e era em Cascadura que funcionava o entreposto de cargas dos trens vindos de São Paulo.

A chegada do trem deu grande impulso a Cascadura e a linha de bondes, inicialmente puxados por burros, e posteriormente – em 1928 – substituída pela energia elétrica da Light. Os bondes que partiam de Cascadura também chegavam até Cascadura, ou seja, eram pontos de saída e pontos de chegada dos bondes.

A estação de trem da localidade atraía o contingente de moradores das fazendas da região, o que incluía não apenas aquelas que deram origem aos bairros limítrofes de Madureira, Campinho, Engenheiro Leal, Cavalcante, Praça Seca e Quintino Bocaiúva. A população que morava em Jacarepaguá também se servia da estação, perto da qual foram construídas cocheiras – onde se podia deixar os cavalos e os burros que serviam de meio de transporte até o local – e abertos pontos comerciais que, com o tempo transformaram Cascadura no maior entreposto do subúrbio, durante a segunda metade do século XIX.

Em 1875, quando a E. F. Dom Pedro II já havia inaugurado novas estações e chegado a Minas Gerais e ao Vale do Paraíba paulista, a implantação de linhas de bonde de tração animal, ligando Jacarepaguá a Cascadura, fez aumentar ainda mais o fluxo de pessoas que se dirigiam para lá, a fim de atingir outras localidades. Nessa mesma época, graças à Lei da Terra de 1850, várias fazendas vinham sendo fracionadas em chácaras e lotes menores, expandindo o povoamento da cidade para a direção dos subúrbios. A estação de trem foi, assim, uma espécie de marco inicial para o adensamento populacional e o estabelecimento do comércio na região

 

Em 1914

HOSPITAL

O primeiro Hospital de Tísicos do Brasil é o Hospital Nossa Senhora das Dores, que foi construído em 1914, em estilo suíço, com seis pavilhões que até 1965, permaneceu voltado somente para os doentes de tuberculose. Como foi dito anteriormente, este hospital foi o primeiro do Brasil no atendimento aos tuberculosos e inclusive na medicina preventiva da doença.

A Foto de capa mostra próximo a inauguração A fachada principal do Hospital Nossa Senhora das Dores, na semana da sua inauguração em 1914. A inauguração ocorreu no ano de 1914 e contou com a presença de figuras ilustres como o presidente Marechal Hermes da Fonseca, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz e o digníssimo Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o Cardeal Arcoverde.

Ainda funciona neste local o primeiro elevador de carga do Estado do Rio de Janeiro,e hoje permanece além do marco histórico, como reserva ecológica de Cascadura, com muitas árvores frutíferas.

O Primeiro supermercado do Brasil foi inaugurado no bairro, prédio este que hoje funciona o Supermercados Vianense na Praça Nossa Senhora do Amparo.

A Associação Comercial de Cascadura (ACEIC-NORTE) foi inaugurada em 08 de março de 1958, 100 anos depois da inauguração da sua estação de trens e 150 anos depois da chegada da família Real ao Brasil, em prédio próprio na cobertura do edifício situado na Rua Iguapé n.10. Curiosamente no local deste prédio, no passado, mais precisamente na época do Império, ali funcionava a hospedagem dos viajantes no Caminho Imperial.

ESCOLA DE SAMBA

O destaque mesmo fica por conta da G.R.E.S.Arrastão de Cascadura. As opções de lazer do bairro são o Parque Orlando Leite, com duas quadras (1 de futsal e 1 multiuso), campo de futebol de sete, brinquedos para crianças e uma ampla área verde, e a Praça Nossa Senhora do Amparo, local para bater um papo e jogar cartas.

O bairro contava ainda com a presença de um tradicional terreiro de candomblé nação jêje, chamado Kwe Cejá Demi. Fundado na década de 70 por Maria de Iansã, o terreiro funcionava à rua Bauru 215, mas teve suas atividades encerradas com o falecimento da iyálorixá, em Agosto de 2015.

Na Rua Barbosa, 164, funciona o Cascadura Tênis Cube

o bairro é cheio de bares também como:

JB TIMER – R Padre Telêmaco, 12 – Lj D
MIAMI BAR – Av Ernani Cardoso, 89
ROUTE 77 – Av Ernani Cardoso, 77- lj a, Cascadura – Rio de Janeiro, RJ Como Chegar
BAR E LANCHONETE GALO DO NORTE – Av Ernani Cardoso, 52 – lj H1
BAR DO SOUTO – R do Souto, 618
ROBNANDS BAR E DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS – Av Ernani Cardoso, 306
NAND’S BAR – Av Ernani Cardoso, 306
BAR E LANCHONETE 24 HORAS – Av Dom Hélder Câmara, 10255
MAYRA – R Silvério, 37
BAR E RESTAURANTE PUMAVI – R Cerqueira Daltro, 157

ROYAL THEATRO DE CASCADURA

Para quem não sabe, o bairro também já teve um teatro como mostra esses registros de 1913

Um bairro residencial, mas com muita história. Comércio, viadutos, locais onde a população circula, bares, casas noturnas, igrejas, escolas. Cascadura é uma variedade de opções com uma história charmosa e sendo um dos queridos bairros do Rio de Janeiro

Ah, aliás. Vem aí o novo Subúrbio RJ. Respeitando o subúrbio, respeitando o Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.