quinta-feira, maio 9, 2024

Witzel e o “cidadão de fuzil na mão”

Blogs e ColunasColuna do Renan PortelaWitzel e o "cidadão de fuzil na mão"

WILSON WITZEL E O “CIDADÃO” DE FUZIL NA MÃO

Pelo menos três fatores foram determinantes para eleger Wilson Witzel o novo governador do Rio de Janeiro: ter conseguido colar sua imagem com a de Jair Bolsonaro, o desgaste da velha politica, e a fala dura do ex juiz federal em relação ao crime, principalmente a declaração de que bandidos que estivessem portando fuzil seriam abatidos pela policia, algo que popularizou o candidato em correntes nas redes sociais nas prévias do primeiro turno.

É certo que, essa ultima, será alvo de criticas de muitos “especialistas”, “intelectuais”, membros do judiciário e jornalistas, e de muita gente que não arruma o próprio quarto, porém, até aqui, Witzel tem se mostrado firme nessa questão e alavancado com isso a simpatia do cidadão comum que o elegeu, que é de fato a classe mais importante nesse cenário.

Em entrevista recente na Globo News, o governador eleito foi sabatinado sobre a questão e defendeu o uso de snipers para abater bandidos, numa postura agradável de dar pouca margem para conversa. Além disso, garantiu que fará o possível para dar retaguarda jurídica para os policiais. Um dos pontos que fizeram com que a entrevista ganhasse muito destaque nas redes sociais, foi a postura dos jornalistas, que representaram exatamente a postura que a população não aguenta mais, algo que mistura um ar de hipócrita de superioridade moral, aquilo que o povo chama de passar a mão na cabeça de bandido, com um politicamente correto extremamente brega e com os dias contados.

Em um momento digno das piadas que gerou, a jornalista questiona se um “cidadão de costas com um fuzil na mão, que não represente uma ameça”, também seria abatido. De maneira dura e assertiva, o governador responde que se está com o fuzil, representa uma ameaça e será abatido. Outra jornalista faz referencia a episódios recentes em que moradores de comunidade tiveram objetos, como uma furadeira e um guarda-chuvas, confundidos com armas pela policia. Witzel responde que Snipers treinados não vão confundir.

Outra noticia que circula é que o governador eleito planeja ir à Israel conhecer a tecnologia de drones que efetuam disparos, para usa-los em operações no estado.

Ainda é cedo para avaliar o novo governador como um todo, mas é fácil dizer que, pelo menos na sintonia do discurso com os anseios da população, no que tange uma mudança de postura politica e cultural em relação ao crime, ele está no caminho certo. Teremos que assistir o desenrolar dessa história, mas posso adiantar que, se mantiver a postura, Witzel terá contra o establishment, o apoio da população.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles