sábado, maio 18, 2024

Opinião: Intolerância e autoritarismo

BLOG DO LEOOpinião: Intolerância e autoritarismo

A partir do momento em que um candidato faz discurso em que age com repulsa a todos que discordam dele age com intolerância

No domingo, manifestações pelo Brasil inteiro a favor de Jair Bolsonaro dominaram o cenário e o noticiário do país.

Em São Paulo, o capitão não esteve presente pessoalmente mas via telefone, enviou uma mensagem para os participantes. Disse ele:

“Não tem preço as imagens que vejo agora da Paulista e de todo o meu querido Brasil. Perderam ontem, perderam em 2016 e vão perder a semana que vem de novo. Só que a faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão pra fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria”, disse o candidato, em referência aos que apoiam seu adversário, Fernando Haddad (PT).

“Essa pátria é nossa. Não é dessa gangue que tem uma bandeira vermelha e tem a cabeça lavada”, afirmou.

“Aqui não terá mais lugar para a corrupção. E seu Lula da Silva, se você estava esperando o Haddad ser presidente para soltar o decreto de indulto, eu vou te dizer uma coisa: você vai apodrecer na cadeia. E brevemente você terá Lindbergh Farias (senador do PT) para jogar dominó no xadrez. Aguarde, o Haddad vai chegar aí também. Mas não será para visitá-lo, não, será para ficar alguns anos ao teu lado”, afirmou.

“Já que vocês se amam tanto, vocês vão apodrecer na cadeia. Porque lugar de bandido que rouba o povo é atrás das grades.”

“Petralhada, vai tudo vocês para a ponta da praia. Vocês não terão mais vez em nossa pátria”, avisou.

“Vocês não terão mais ONGs para saciar a fome de mortadela de vocês. Será uma limpeza nunca vista na história do Brasil.”

“Vocês verão umas Forças Armadas altivas. Que estará colaborando com o futuro do Brasil. Vocês, petralhada, verão uma Polícia Civil e Militar com retaguarda jurídica para fazer valer a lei no lombo de vocês”, ameaçou.

“Bandidos do MST, bandidos do MTST, as ações de ações serão tipificadas como terrorismo. Vocês não levarão mais o terror ao campo ou às cidades. Ou vocês se enquadram e se submetem às leis ou vão fazer companhia ao cachaceiro lá em Curitiba”

Essas foram as falas de Jair Bolsonaro. Seu extremismo e de seus militantes chega a ser preocupante.

Qualquer governante que não entende que não existe só um lado na política e que seu lado não necessariamente está certo, não consegue ter a dimensão do que é a diversidade e a democracia.

É preocupante os ataques de Eduardo Bolsonaro e do próprio candidato ao STF e ao que existe de minorias. Seus constantes ataques as pessoas parece que se originam de alguém que vá administrar um país de primeiro mundo onde as oportunidades são iguais e não o Brasil, onde vivemos uma gigante desigualdade social.

Não é com extremismos e ataques insanos a imprensa e a liberdade dela, que o candidato se tornará mais palatável.

Sua aproximação ao centro é forçada mediante tornar uma imagem menos extremista, mas parece que o candidato tem algo nele que involuntariamente faz com que ele seja ele mesmo, como proferiu nas palavras acima.

Tire as suas próprias conclusões.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles