segunda-feira, maio 6, 2024

Tarô e Saúde Mental: Entendendo a Conexão

 Por Kelida Marques Em um mundo cada vez...

Mimoso do Sul: A Força do voluntariado

Por Vera Moll CIDADE DEVASTADA. 90% DAS CASAS DESTRUIDAS 90%...

Fake News e Grande Mídia

BLOG DO LEOFake News e Grande Mídia

 

As Fake news da “grande mídia”

 

É impressionante como nos dias de hoje existe por parte da grande mídia uma preocupação com as chamadas Fake News, que nada mais são que notícias mentirosas que se espalham pela internet.

 

Mais ainda, essa preocupação da grande mídia é também pretexto para que se faça propaganda do “jornalismo profissional”. Ou seja, a notícia só tem valor de for noticiada nos veículos como G1, Folha de São Paulo, Estadão, Veja e afins.

 

Ainda mais que aqui no Brasil a concentração do meio jornalístico pertence a poucos grupos, para poucos abastados da mídia brasileira.

 

A mídia alternativa é uma ameaça e a internet é um ponto em questão

 

De fato, existem muitos sites de Fake News quase profissional, como o Pensa Brasil, Diário do Brasil, posso passar uma lista aqui… inclusive com jornalistas que tem uma certa visibilidade com Fake News como um tal de Fernando Borges.

Mas o objeto da matéria é outro.

 

Com que moral determinados veículos de comunicação podem dizer o que são ou não Fake News e o por que se sentem tão ameaçados, fazendo ultimamente diversas matérias a respeito?

 

Mais ainda, o novo ministro do TSE, Luiz Fux promete ser rigoroso com as chamadas Fake News através de medidas preventivas. Oi? Isso me parece muito mais censura prévia.

 

A verdade é que hoje, não existe mais fonte única de informação como existia nos anos 80 e 90.

Hoje uma informação dita pelo O GLOBO por exemplo pode ser facilmente desmentida, se for falsa.

Vemos que no Facebook, a mídia alternativa cada vez mais ganha em seguidores, engajamento e mostra na internet que existem visões que não a somente dadas pela Folha de São Paulo, Veja e afins.

 

O fato de uma notícia estar na grande mídia é um fator que leva credibilidade mas não significa que sempre seja verdade.

Há uma enorme gama de sites, de veículos, de blogs, de vlogs, de newsletter que apresentam ao seu público uma visão tão clara quanto a da grande mídia.

 

Mais, são sinceros. Muitos dos veículos não passam a imagem de imparcialidade para difundir uma notícia.

Ao contrário de veículos que dão uma capa de imparcialidade mas que ao ler, você sabe que de imparcial não tem absolutamente nada.

Tem veículos de comunicação que se associam a agências de checagem de notícias, mas elas não checam o que o jornal publica, não checam se tal declaração é verdadeira. Checam as pessoas, se elas errar em tais dados ou não mas os veículos de imprensa jamais são checados.

A VEJA já inventou uma fuga de Lula para Itália

Outros veículos já compraram a ideia de que Patrícia Lélis, a moça que sofre de mitomania namorou por três anos Eduardo Bolsonaro, sendo que no período namorou Rodrigo Simonsen e Victor Rossetti.

O Globo inventou que Brizola era amigo de traficante e que Crivella ironizou as chuvas falando “balsa família”, que a Prefeitura iria patrocinar filme do Bispo Macedo, que a Prefeitura teria acabado com a Pedra do Sal…

Isso só pra começar…

LUIS NASSIF FALA SOBRE ESTE ASSUNTO

https://youtu.be/hdeDbYDzfRo

 

Foto: AFP

Sério, as vezes me revolta esse tipo de matéria, reportagem da grande mídia falando de Fake News, sabe porque?

Porque se sabe quais os interesses. Cada vez menos ver o público saindo do campo de visão ou de alienação desses veículos.

Cada vez menos um pensamento que se coloque fora da caixa.

Exemplos disso não faltam, como o tempo todo associar a vitória de Donald Trump aos fakes, quando que na semana passada a justiça norte americana já negou que isso possa ter acontecido.

 

E sinceramente acredito que isso vá influenciar muito pouco no Brasil. Sabe porque?

Porque no país os pólos de votação dos candidatos são em eleitores que já tem sua opinião consolidada. Acredito que existem poucos “indecisos” e pessoas que se deixam levar por informações falsas.

 

Tem, óbvio. Mas a ponto de mudar o seu voto, acho difícil.

 

Exemplo, quem vota Bolsonaro vota nele independente de tudo, assim como em Lula, os dois principais candidatos.

 

Ninguém vai mudar o seu voto para um desses dois candidatos por causa de Fake News, acho pouco provável.

Hoje em dia uma boa parte de grande mídia anda em descrédito.

 

Hoje muita gente sabe pra que ela serve e pra quem ela serve e quem ela apoia nas eleições.

Cada vez mais mídia alternativa, seja ela de esquerda ou direita melhor.

 

O que deve ser combatido são as notícias falsas sim, mas a grande mídia, que não tem moral alguma para falar de Fake News age dessa maneira para deslegitimar os blogs e sites alternativos.

 

A matéria do Fantástico da semana passada, o absurdo que fizeram com o cantor Gusttavo Lima são um exemplo disso.

Mais ainda… exemplos não faltam de que a grande mídia já propagou diversos Fake News, inclusive a Globo e a Veja.

É preciso que as pessoas cada vez mais se informem melhor, que se informem por mais de um veículo e que não caiam nessa conversa de que só pode ter relevância se for pela mídia profissional.

Todos devem ter espaço. É amplo.

Ah, ninguém sentiu falta da Folha de São Paulo no Facebook.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles