sábado, maio 18, 2024

Renan Portela: Vai Malandra, mas volta!

BLOG DO LEORenan Portela: Vai Malandra, mas volta!

VAI MALANDRA, MAS VOLTA!

Me senti obrigado a escrever sobre isso porque tenho elogiado a Anitta com sinceridade nos ultimos tempos, mas dessa vez será um pouco diferente!

O som da Anitta não é nem de longe meu estilo de música favorito, jamais estaria na playlist do meu celular, porém Anitta tem talento e principalmente profissionalismo. Isso me faz de certa forma torcer pelo sucesso de sua carreira. Me aventuro a dizer que a cantora já pode ser considera a maior artista pop da história do Brasil, doa a quem doer. A parada é tão profissional e tão bem estudada para que seja assunto constante, que envolve polêmicas, vazamentos de imagens e fofocas que intencionalmente chegam na mídia, parcerias com produtores gringos gigantes e astros emergentes da música global, coisas que rendem números absolutamente gigantes para uma artista latina em ascensão. Isso com letras que basicamente se resumem a “sou poderosa e sei que você me quer”, com todas as variações possíveis para isso, salve-se raras exceções.

Bom, essa semana Anitta lançou sua nova música “Vai malandra”, com a participação de MC Zaac, DJ Yuri Martins, Tropkillaz e o rapper Maejor, ultima música de seu projeto Check Mate. O clipe, muito antes de ser lançado, já virava debate em redes sociais por “imagens vazadas” de sua produção. O clipe já era assunto por ser gravado na favela, pelo “biquine” minusculo de fita isolante, e também por acusações de que Anitta estaria fazendo Apropriação Cultural porque estava de Dread e tem gente que acha que pode dizer como alguém deve usar o próprio cabelo por conta da cor da pele. Aliás, se alguém não conhece, a tal da “Apropriação Cultural” é tipo a “Teoria da terra plana”, só que do movimento negro e dos justiceiros sociais, sacou?




Pois bem, com o clipe lançado veio a questão da bunda com celulite que a cantora faz questão de mostrar no inicio do clipe para “emponderar” mulheres que vão jurar que não se importam com isso. O que acho disso? Legal! Nada de espetacular, mas legal. Me incomoda mais o fato de ter que mostrar a bunda como se fosse necessário prostituir essa parte do corpo na cara do público para se fazer sucesso do que mostrar celulite, realmente não consigo entender se alguém considerar um absurdo ostentar celulite. Aliás rabo é o que não falta! Rabos, “an, an an” e quicar até o chão, certeza de sucesso tupiniquim!

O clipe recebeu inúmeros elogios, embora me chame a atenção que 1/4 das cerca de 1 milhão das avaliações no Youtube são negativas, num universo que já alcançou 50 milhões de visualizações. Os elogios falam do quanto é belo o retorno as raízes, a valorização que Anitta está dando para o Funk e a “cultura nacional”, que teria sido tudo planejado pra esfregar o funk na cara dos gringos, funk esse que Anitta faz questão de defender por onde passa, e por ai vai.

Minha defesa não é do retorno de Anitta ao funk, mas que Anitta retorne imediatamente para o caminho de evolução musical que estava percorrendo, se realmente quiser alavancar sua carreira internacional. Quanto parecia que estava para subir de patamar, desceu degraus como se estivesse com medo de chegar onde queria. O risco é de que Anitta se assemelhe muito ao próprio Brasil, que é sempre o país de um futuro que nunca chega!

Se Anitta quiser se tornar uma artista internacional de fato relevante, pode ser que não queira (?), não será com “Vai malandra”, que além de ser a maior porcaria musical do projeto da cantora, também trás em si todas as caricaturas de um Brasil que continuará sendo tratado pelo primeiro mundo como um Zoológico. Sim, um zoológico! Vão achar interessante, exótico, “olha como Brasil é sexual e quente”, olha essa batida ai (risos), mas vão enjoar rapidinho! Vai malandra” poderá até fazer algum barulho lá fora, certamente estará em inúmeras boates, mas se a carreira internacional dela se voltar pra isso, nunca será levada a sério, nem pelo público, nem pela industria, e seu patamar nunca será de uma grande estrela internacional como ensaiava tentar ser. No máximo poderá ser levada a sério em algum outro país que seja como o Brasil, o pentelho sujo do cu do mundo! Mas sei lá, vai que aparece uma parceria com o Bieber pra salvar a banca?

Anitta conseguiu chegar num patamar raro no escasso universo pop brasileiro, fazendo diferente. Tendo e carregando consigo suas raízes e influencias, mas fazendo diferente! Agora resolveu dar um tiro no pé fazendo a mesma coisa que qualquer um com pouco talento faz nesse país, na tentativa de glamorizar o que é ruim, característica clássica do brasileiro que ao invés de melhorar, por incapacidade e preguiça, trata o ruim como bom! Se der errado a gente fala que é humilde, se faz de vitima ou diz que foi zoeira, não é?

Espero que “Vai malandra” tenha sido simplesmente mais uma jogada muito bem pensada para manter fiel um público de camadas populares que geram muitos números. Se foi isso, foi algo que não precisava sequer ser feito, porque esse público poderia elevar-se de patamar com ela. Espero, por torcida, que rapidamente percebam que para ser malandra é preciso voltar a trilhar um caminho que a possa exibir lá fora como a profissional de talento e respeito, não como mais um mero artigo “ousado” e engraçadinho vindo do Brasil pra gringo tirar foto!




Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles