sexta-feira, maio 10, 2024

Acabem com a Coréia do Norte!

BLOG DO LEOAcabem com a Coréia do Norte!

Nesse exato momento uma guerra está em curso. Sim, não estou falando apenas de uma guerra de palavras e efeitos psicológicos, estou falando de uma guerra de fato e que apenas aguarda para ser declarada. Não estou falando da guerra entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, essa que nunca se encerrou oficialmente, mas uma guerra entre a Coreia comunista liderada por um Rei/Deus gordinho lunático e o resto do mundo civilizado.

Nesse texto não vou explicar a cronologia da crise, as ameaças, as armas, os testes nucleares, a relação com a China e a pressão econômica, onde entra a Russia nessa história e todo o resto que constrói o contexto que nos leva ao teste nuclear dessa ultima semana onde um míssil norte coreano sobrevoou o Japão explodindo no mar e deixando o mundo em alerta. Não vou falar da tensão na ONU, do teste com bomba de hidrogênio que fez a terra tremer até nos países vizinhos, e sequer vou perder meu tempo explicando como funciona o regime, a escravidão e lavagem cerebral que é feita em seu pobre povo, porque tudo isso já foi muito falado e é fácil para qualquer um se informar com minimo de interesse e falta de preguiça.

Nesse texto irei dizer que a vontade de evitar uma guerra é muitas vezes capaz apenas de adia-la e criar um monstro muito maior. Como afinal praticamos o clichê de conhecer a história para não repeti-la? Entendo que vivemos num estado de trauma depois da segunda guerra mundial em que falar sobre a necessidade de uma guerra soa como uma afronta ao politicamente correto e as noções de humanismo, mesmo depois da tensão da Guerra Fria e de outras guerras de fato que se seguiram sem grandes proporções (!), mas o emocional as vezes abstrai tanto a razão que as consequências se tornam incontroláveis.

As lideranças mundiais estão no momento, e era pior quando os Estados Unidos era governado por Obama, cometendo um erro muito similar ao que fizeram para evitar a segunda guerra mundial, depois do trauma da primeira guerra, demorar para conter o incêndio eminente. Quando Hitler e os Nazistas tomaram a Alemanha, quebrando tratados e fazendo ameaças, a postura de “esperar para ver o que acontece” das outras potências foi fundamental para que a Alemanha dirigida por Hitler ganhasse força. Sabe aquela de que é melhor pecar pela ação do que pela omissão? Mesmo com o avanço de Hitler os Estados Unidos só entraram na guerra após o ataque de Pearl Harbor em 1941 pelos japoneses, momento esse em que a guerra já havia tomado uma proporção que poderia ser evitada muito antes.

Todas as sansões e tentativas de diálogo com o regime norte-coreano demonstram covardia e fracasso da comunidade internacional até aqui, proporcionando mais tempo de desenvolvimento militar e fazendo aumentar a tensão global. Quanto mais se tenta agir com diplomacia mais o regime coreano aumenta sua força e as suas ameaças. Até que ponto é sensato esperar para ver até onde isso irá chegar? Quando a coragem dos lunáticos é maior do que a coragem dos de mente sã, temos muito com o que nos preocupar.

Não ignoro os inocentes da Coreia, sinto muito por aquele povo aprisionado, todos que tiveram o azar de nascer no lugar errado, porém a história da humanidade sempre foi construída de guerras e as custas de muito inocentes, resta nos perguntarmos não quantos inocentes podemos perder, mas quantos podemos salvar. Poucos teriam a coragem de Truman para detonar as bombas nucleares que deram fim a Segunda Guerra Mundial, poucos se colocarão em seu lugar quando falarem sobre o horror daquele momento, e poucos também pensarão no quanto essa atitude provavelmente salvou mais vidas do que destruiu e que se a bomba não viesse de um lado viria do outro.

Até a China, maior aliada do regime, tem dado demonstrações claras de descontentamento com as ações de Kim Jong-Un, embora pouco tenha feito mesmo sendo quem mais poderia fazer. Vocês realmente acham que a China está feliz com a concentração militar americana em suas proximidades por causa da Coréia?
Acha mesmo que a China arriscaria seus acordos comerciais e colocaria seu negócios com os Estados Unidos em cheque para defender todas as irresponsabilidades e loucuras de Kim Jong-Un? Está na hora de alguém também bater o pau na mesa e cobrar um posicionamento definitivo da China, pra ontem!

A cada hora que passa um engenheiro militar norte-coreano agradece, e chegou (já passou) a hora da comunidade internacional dar um ultimato curto, grosso e definitivo pela queda do regime ou por sua destruição. A tragédia já está anunciada e qualquer otimismo que se possa ter por uma solução pacifica e definitiva me soa fantasiosa. Resta ao resto do mundo decidir sobre a proporção dessa tragédia e não sobre como evitá-la. Kim Jong-Un deve se render, libertar seu povo e abrir seu país de maneira pacifica para a comunidade internacional ou sofrer as consequências, porque sua postura já ultrapassou as possibilidades de se manter diplomacia mesmo que com governos autoritários, como com outros países. Temos o país mais fechado do mundo, governado por um louco e lançando bombas de destruição em massa por cima de países livres.

Talvez num lapso de esperança tenhamos uma ultima solução, que é o Guga Chacra, correspondente internacional da Globo News que usou suas redes sociais para dizer que os Estados Unidos deveriam dialogar com a Coreia do Norte para saber o que o regime quer (tipo como tratar uma criança mimada e engomada) e conhecer o regime. Ai sim Guga, como você é um gênio. Os Estados Unidos poderiam aproveitar que o Guga Chacra está lá e enviá-lo em missão de paz para resolver a situação.

Deem poder diplomático ao Guga e taquem ele lá na Coreia pra conversar com Kim Jong-Un e solucionar o problema, tipo uma ultima cartada da humanidade, e ai quem sabe talvez o mundo poderá viver em paz e depois de seu Nobel enviamos o Mr. Chacra para dialogar com o Estado Islâmico pelo bem do mundo encantado de luz.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles