segunda-feira, maio 20, 2024

Donald Trump, o Homem mais poderoso do mundo! 

BLOG DO LEODonald Trump, o Homem mais poderoso do mundo! 

Renan Portela

Donald Trump passou como uma avalanche e embasbacou o mundo.Você pode ter centenas de motivos para detestar esse homem se quiser, mas não pode negar que Trump é um vencedor.

Tanto as pessoas que o chamaram de palhaço e não levaram sua candidatura a sério no inicio das prévias republicanas, quanto a mídia que hoje bate cabeça para tentar entender o que aconteceu, a nata das celebridades americanas, o núcleo do próprio partido republicano, os Democratas com a família Obama, os especialistas, as bolsas de apostas, as pesquisas de opinião… Trump venceu todos! Então você pode gritar de raiva no Twitter, mas o fato é que esse sujeito meio caricato passou por cima e superou inimigos extremamente fortes e é hoje o dono da cadeira de chefe de estado da maior potência global. E mais: Trump venceu porque o povo decidiu por sua vitória!

Sim, a eleição do magnata me surpreendeu. Acho que ninguém nunca acreditou tanto em si mesmo quanto Trump. Se eu fosse obrigado a apostar todo o meu dinheiro um dia antes das eleições (algo em torno de 18 reais no momento) eu acabaria apostando em Hillary. Mas me surpreender não significa dizer que me surpreendi muito! Fenômenos como o Brexit, a rejeição ao acordo de paz da Colômbia com as Farc, entre outros, não seguiram uma tendência tão diferente do que vimos nas eleições americanas. Meu ultimo texto aqui para o blog “O que explica a derrota da Esquerda em 2016” e outro um pouco mais antigo “Por que Donald Trump pode vencer as eleições dos EUA?” abordam mais profundamente o penso justificar o que aconteceu ontem.

Repito o que já disse: Donald Trump representa o total oposto de tudo que o povo está de saco cheio! E quanto mais bateram em Trump, mais o fortaleceram!
Podemos citar como motivos o eleitor americano de fora dos grandes centros urbanos que foi esquecido pela globalização, os discursos progressistas que ameaçam mexer no direito do povo americano em relação as armas de fogo, a própria candidata adversária e seus podres, o desgaste com a classe politica tradicional, a falta de pulso no combate ao terrorismo islâmico, o fato de se tratar imigrante ILEGAL como coitadinho de um mundo que deveria ser sem fronteiras ao som de Imagine, etc. Muitos outros motivos convergem aqui. Mas na minha visão o principal derrotado por Donald Trump foi o politicamente correto e seu discurso e patrulha moralista.

O povo prefere uma ofensa dita com sinceridade e que abra brecha para ser criticada do que uma falsidade educada. Demagogia não cola mais!
Eu suspeito por exemplo que toda vez que Hillary fazia campanha dizendo “serei a primeira mulher eleita presidente dos Estados unidos” ela perdia um voto. Porque esse voto perdido vinha de um machista? Não meus caros, porque o americano médio pensava “foda-se isso, de que me importa?”, simples assim!
O povo está cansando das problematizações sem limites, das vitimizações, de intelectuais e suas conspirações de classe, da postura superior de alguns que julgam suas visões de mundo intocáveis. O povo está cansado do que já se configura popularmente como a geração mais mimada e sensível da história, queiram entender isso ou não! Junta a isso uma mídia cada vez mais sem credibilidade fazendo coro e temos Donald Trump presidente dos Estados Unidos!

Pergunta pro cidadão comum se ele prefere a figura do oprimido ou do sujeito bem sucedido como referência de liderança. Vão se limitar a dizer que é simplesmente porque as pessoas querem ter o direito de se portar de maneira racista, machista, homofóbica, e afins? Ficarão no discurso raso de novo e perderão mais apoio!
O discurso “progressista” peca principalmente quando se julga obrigatoriamente um discurso de “progresso” (ironicamente) para todos, quando para muitos se torna sinônimo de retrocesso! Donald Trump é o sujeito que bate o pau na mesa e fala em “voltar aos velhos tempos”!

Por isso eu sempre considerei curioso o clichê de “em pleno 2016”, ou “em pleno séc.XXI”, como se a passagem do tempo e a consolidação de determinadas pautas nesse meio representassem necessariamente um avanço moral da sociedade, de maneira universal e para todos!

Taxar os opostos de ignorantes e não escuta-los também é um tiro no pé, porque a seletividade reina. Quando o candidato ou a pauta que apoio vence “a democracia e vontade do povo é maravilhosa”, mas quando perde “a democracia tem seus problemas, a maioria do povo é ignorante, olha ai”, não é assim que funciona? Eis a politica e o narcisismo! Não é assim no Brasil também? Quem é contra uma PEC assim como você é esclarecido e justo e quem é a favor é ignorante ou malvado porque você faz parte dos que foram iluminados com a verdade inabalável?

Estados que elegeram Trump também aprovaram em plebiscito a legalização da maconha pra uso medicinal (pauta progressista), como funciona no caso afinal? Esses eleitores são completos ignorantes ou só pela metade?

Enfim, o que será do mundo com Trump presidente dos Estados Unidos? Não faço a minima ideia. Acho que nunca na minha vida me senti tão no escuro ao tentar prever o futuro. Será que será um desastre ou essa eleição foi importante para num processo histórico se alterar e equilibrar forças? Não sei, juro que não sei, mas se tem uma coisa que aprendi nessas eleições americanas é que duvidar do que Donald Trump é capaz é um erro!

Donald Trump, a mosca na sopa do mundo!

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles