sexta-feira, maio 10, 2024

Governo Dilma foi muito ruim mas isso não justifica Impeachment

BLOG DO LEOGoverno Dilma foi muito ruim mas isso não justifica Impeachment

Por Leonardo Oliveira

Quem me conhece sabe. Não sou de esquerda. Já fui. Por anos. De certa forma a militância política e a vivência no colégio e em grêmio estudantil também me ensinou a ser. além da minha própria vontade de querer mudar o mundo e achar que o socialismo é a solução para todos os nossos problemas.
Mas hoje não nutro qualquer simpatia a regimes(falo de regimes, e não de países e seu povo) ditatoriais de esquerda como Cuba e Coréia do Norte, além da esquerda que governou a Argentina e hoje ainda governa Venezuela, Bolívia, Nicarágua entre outros. Governos que levaram a economia a níveis de recessão históricos. Quem não lembra que uma parte da população venezuelana, a mais pobre ficou sem comer e foi buscar comida e produtos de higiene na Colômbia?

Por que falo disso? Porque baseada em políticas parecidas com a dos últimos países que citei, Dilma Rousseff arrastou a economia do país ao caos. Porém vejamos, mesmo por incompetência ainda assim não se justifica o pedido de Impeachment, processo totalmente político. Eduardo Cunha rejeitara pedidos de Impeachment anteriores, e só aceitou após a falta de apoio de Dilma a ele nos seus escândalos de corrupção.

Dilma admitiu que pedalou, Lula admitiu que Dilma pedalou mas disse que era pra ajudar o povo em projetos sociais. Fato que houve uma relação estranha entre o governo e a Caixa que mesmo repassando os valores para os programas sociais, o governo a maquiava seus números diante da intensa campanha eleitoral de 2014. Talvez Dilma tivesse perdido em 2014 essa situação não estivesse sendo tão explorada.

Mas existe a dúvida. Pedalar é crime?

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal é, mas segundo Dilma os índices de contingenciamento e a Lei Orçamentária Anual a permitiriam proceder assim, sem falar que outros governantes já pedalaram. Lula, Fernando Henrique, outros governadores. Ainda assim não configura crime de dolo. Dilma não pedalou para benefício próprio e também não usou a pedalada pra aumentar o seu patrimônio em contas em paraísos fiscais. O Impeachment é totalmente político, não se justifica um pedido de Impeachment pela competência de quem exerce o cargo e sim se houve crime ou não. Nesse caso.

wp-image-949292810jpg.jpg

É preciso separar o PT de Dilma mesmo eles que estejam intrinsecamente ligados. Os escândalos de corrupção do PT, nada tem a ver com Dilma diretamente mas fazem parte de uma conjuntura de poder de um partido que visou o poder acima de tudo. Um partido que aparelhou a maior empresa do Brasil, a Petrobras e deu prejuízo recorde que demorará muito para ser pago. O PT se perdeu politicamente em caminhos que o afastaram do símbolo de honestidade que ele tinha antigamente. Hoje pensar em PT é pensar em corrupção.

Falando de Dilma é preciso lembrar da crise econômica, que em 2008/2009 ainda na Era Lula onde ele disse que era só uma marolinha, mas a partir de outubro de 2014 veio com força total e muito por causa da queda dos commodities. O desemprego cresceu, chegando a nível recorde em vinte anos, ou seja desde FHC. A inflação subiu e SIM, as conquistas sociais que o PT tanto se orgulha, a maioria se perdeu. Ou quem não se lembra que o FIES teve uma queda absurda em 2015 justamente após toda a maquiagem de 2014? sem falar no PAC, que foi um fracasso com obras paradas em várias regiões, em muitas favelas do Rio você encontra uma obra do PAC parada.

Falando das conquistas sociais é preciso justiça. O discurso inflamado de uma boa parte da militância e do próprio Lula de que 36 milhões de pessoas teriam saído da pobreza extrema do Brasil ( ou seja 1 entre 4 pessoas de toda a população brasileira) não se sustenta.

Leia aqui: Segundo IPEA, Dilma inflou dado sobre pobreza extrema

De acordo com o SAE e um estudo do IPEA, órgão do governo federal a classe média brasileira possui renda entre 291 a 1019 reais. 291, ou seja um terço do salário mínimo.

O número de 36 milhões de pessoas se deve ao fato de ser o número de beneficiários do Bolsa família, sem necessariamente essas pessoas serem miseráveis ou muito pobres, vide vários casos de uso ilícito do dinheiro. Porém para o mesmo IPEA, em 2002 havia 14,9 milhões de miseráveis e em 2012 o número já era de 6,5 milhões ou seja: 8,4 milhões de pessoas deixaram a pobreza extrema. Bom número, mas sem o excesso de 36 milhões.

Também é preciso lembrar que as ditas conquistas sociais do PT não foram milagre de Lula, e sim um fator circunstancial após o Plano Real, onde o próprio governo FHC começou os programas sociais hoje tão clamados ao PT.

A ideologia acima da prática afetou a militância que consegue ser fanática colocando Lula como um Deus e Dilma como guerreira.

Ok

Voltemos a falar do Impeachment.

Dilma mentiu na propaganda eleitoral, nos debates. Ela se cercou de corruptos, isso é fato. Políticos, empreiteiros, empresários. Apoios construídos em cima de conchavos por causa da governabilidade ( TEMER SABIA DISSO E TAMBÉM ESTAVA ENVOLVIDO).

Mas… Segundo o Ministério Público, ela não participou diretamente da Pedalada, já que a aprovação do Plano Safra não dependeria de uma assinatura sua sendo plenamente do Ministério da Fazenda.

Somado a isso, se abrir o precedente vários governantes também vão sofrer Impeachment, afinal o que serve pra um, deveria servir pra todos. O Impeachment sendo baseado em pedalada fiscal, exatamente por isso apresenta argumento frágil. Por isso o Impeachment nesse momento é errado para o país. Atinge a democracia. Por esse caso.

O discurso de que Dilma é honesta também é controverso, o audio com Lula, a propina a João Santana, a delação do Delcídio confundem um pouco a lógica de que ela é uma senhora honesta vítima de uma conspiração.

Não sendo provado seu envolvimento direto se buscou outro fato, a pedalada.

Fato que Dilma mostrou na presidência despreparo, incompetência, ingerência, pouco diálogo, coisa que Lula era de fato, um mestre. Mas como eu disse, isso não se configura motivo de Impeachment.

wp-1470468278395.jpg

Dilma deveria ser inocentada e aí sim CASO PROVEM ALGO DE FATO contra ela, que se abra um novo processo.

A gente tem que parar de pensar na ideologia na hora de pensar na justiça, na hora de fazer justiça. A ideologia não pode mover ações, atos quando eles não estão envoltos de senso justo. A política muda o discurso de acordo com a situação. Vamos deixar de lado a esquerda e a direita.  Vamos olhar com olhos isentos a situação.

Independente se ela é boa ou ruim. O processo é justo, é legal? É legal pela legitimidade do processo, mas ilegal quando não há base fundamentada de crime de responsabilidade fiscal com dolo a nação. Nesse caso.

Deixando claro, Eu Leonardo Oliveira, dono e editor chefe do Blog do Léo não gosto da Presidente Dilma, nem nunca votei nela. Não a vejo com simpatia pelo seu passado de guerrilheira que queria implantar o socialismo na marra e na bala no Brasil, nem pelo seu presente como Presidente incompetente até mesmo para escolher vice e ministros, e impopular. Mas não podemos achar que Dilma é um câncer e precisa ser extirpado. Muito pelo contrário, é preciso analisar com justiça e sem ideologia de que ela precisa sair a todo custo. sem discursos de ódio, como vimos por muitas pessoas que são anti-Dilma mas lembrando que o ódio veio de todas as partes.

Alguma dúvida que seu governo é ruim? Não, mas isso não pode ser levado em conta quando se trata de um processo de Impeachment totalmente político, injusto e ilegal.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles